PERÍODOS LETIVOS

Criada por Documentação SWA, Modificado em Sex, 13 Jun na (o) 5:22 PM por Andréia Klehm

Olá, cliente JACAD! Tudo bem? Este guia reúne todas as instruções necessárias para o cadastro do Período Letivo e do Período Letivo (Nova Versão). Ao longo da documentação, você encontrará orientações para as duas versões atualmente disponíveis no sistema. Boa leitura!


ÍNDICE 




1. INTRODUÇÃO


O cadastro de período letivo desempenha um papel central, pois estabelece os marcos temporais que orientam todas as atividades pedagógicas e administrativas ao longo do ano. Por meio desse recurso, a instituição realiza a oferta das turmas, define datas de início e término das aulas, períodos de matrícula, prazos para lançamentos de notas, entre outros eventos importantes. Além de garantir a conformidade com o calendário institucional, o cadastro de períodos letivos também contribui para uma gestão mais eficiente.


Para entender como cadastrar, editar e utilizar os períodos letivos no sistema JACAD, recomendamos a leitura completa desta documentação. Nos próximos tópicos, você encontrará instruções detalhadas sobre sub períodos, configurações do período letivo, vínculos com turmas e muito mais. 




2. PERMISSÕES



Para habilitar o acesso a Tela de Cadastro de Período Letivo aos usuários do sistema SWA.JACAD, é necessário liberar a permissão de acesso.

                                        

Dessa forma, siga o passo a passo abaixo para mais informações sobre como realizar esse processo.



PASSO 1: Acesse o Menu Preferências, navegue até Usuários e Permissões e clique no submenu Permissões.


  

Figura 1 


PASSO 2:  Na tela Controle de Permissões de Acesso, selecione um grupo de usuário. Na sequência na tabela Grupo de Permissões, selecione o item Acadêmico. A partir daí, será possível definir, de forma personalizada, quais funcionalidades estarão disponíveis para esse grupo de usuário.


Figura 2


3. TELA DE PERÍODO LETIVO E PERÍODO LETIVO(NOVA)


O cadastro de período letivo no sistema JACAD pode ser feito por meio de duas interfaces disponíveis, conforme a preferência do usuário. Ambas oferecem os recursos necessários para configurar corretamente os períodos utilizados pela instituição. 

Recomendamos que a instituição escolha uma das interfaces para centralizar sua utilização. Portanto, neste documento serão apresentadas as Telas de Período Letivo e Período Letivo (nova).



3.1. Período Letivo


A Tela de Cadastro de Período, é possível ser acessada de duas formas:


ACESSO A: Clique no Menu de acesso rápido Período Letivo.


Figura 3


ACESSO B: Clique no Menu Acadêmico, navegue até Oferta e clique em Período Letivo.


Figura 4



3.1.1. Como cadastrar o período letivo?


O Período Letivo é a divisão temporal utilizada pela instituição para ofertar seus cursos. Por exemplo, um colégio utiliza os períodos anuais, enquanto uma faculdade geralmente utiliza períodos semestrais, já os cursos de Pós graduação, extensão e cursos técnicos geralmente criam períodos anuais para organizar as turmas que se iniciaram no ano. Tudo depende do modelo de negócio da instituição.



PASSO 1: Na Tela de Cadastro de Período Letivo, clique no botão Inserir.


Figura 5



PASSO 2: Na Aba de Dados Período Letivo, devem ser preenchidas as seguintes informações:


Descrição: Informe o nome do período letivo que está sendo cadastrado;

Nome de Impressão: Informe o nome de impressão do período letivo; 

Data de Início e Data Término: Informe a data de início e término do período letivo;

Ano: Informe o ano que se refere o período letivo;

Dias Letivos: Informe o número de dias letivos do período que está sendo cadastrado;

Semestre: Informe o semestre de referência do período letivo, sendo: Anual, 1º Semestre ou 2º Semestre.

Período Atual: Essa opção deve ser marcada para o período letivo em vigência.


Clique no Botão Salvar.


Figura 6


3.1.2. Aba Subperíodo



O Subperíodo é uma subdivisão do Período Letivo. Por exemplo, em colégios são utilizados subperíodos bimestrais (1º Bimestre, 2º Bimestre, 3º Bimestre, 4º Bimestre), em  faculdades costumam adotar subperíodo bimestral (1º Bimestre, 2º Bimestre). Já instituições que oferecem cursos de pós-graduação, extensão ou técnicos, geralmente não utilizam essa divisão, nesses casos, é criado um subperíodo único.

Vale destacar que a criação de ao menos um subperíodo é obrigatória.



PASSO 1: Na Tela de Cadastro de Período Letivo, clique na Aba Subperíodos e no Botão Adicionar.



Figura 7



PASSO 2: Na tela de Cadastro de Subperíodo letivo, devem ser preenchidas as seguintes informações:


Descrição: Informe o nome do subperíodo letivo que está sendo cadastrado;

Data de Início e Data Término: Informe a data de início e término do subperíodo letivo;

Período Ano: Informe o período ano, sendo: único, 1º semestre, 2º semestre, 1 bimestre, 2º bimestre, 3º bimestre, 4º bimestre, 1º trimestre, 2º trimestre, 3º trimestre, 4º trimestre, 1º quadrimestre, 2º quadrimestre, 3º quadrimestre    

Dias Letivos: Informe o número de dias letivos do subperíodo que está sendo cadastrado;

Período de Exame: Marcar caso a instituição possua um subperíodo para o período de exame.

Permitir Lançar Faltas (Frequência Resumida): Marcar para permitir o lançamento de faltas no portal do professor;

Permitir Lançar Conteúdo Programático: Marcar para permitir o lançamento de conteúdo programático no portal do professor;

Permitir Lançar Conteúdo Ministrado: Marcar para permitir o lançamento de conteúdo ministrado no portal do professor.


Clique no botão Salvar.


Figura 8


PASSO 3: Continue até preencher todo o Período Letivo. Crie quantos subperíodos forem necessários.


Figura 9



3.1.3. Como realizar o cadastro das turmas?


Após concluir o cadastro inicial do período letivo, o próximo passo é realizar a oferta das turmas.

Se tiver dúvidas ou precisar de suporte durante o processo de cadastro de turmas, consulte nossa base de conhecimento em ajuda.jacad.com.br ou entre em contato com nossa equipe de atendimento.



3.1.4. Aba configurações



Próximo Período Letivo: Selecione o próximo período letivo para rematricula. Por exemplo: se seu período atual é 2025/2, seu próximo período letivo será 2026/1. 

Período para Rematrícula WEB: Informe o intervalo de datas para rematrícula (No período letivo novo no caso de 2026/1, deve ser informada as datas).


ATENÇÃO: Para maiores informações sobre a configuração da rematrícula clique aqui.


Figura 10


Período para Matricula: Informe o intervalo de datas para o período de matricula, caso a data tenha expirado será bloqueada a matricula de novos alunos.


Figura 11


Na Tela de Cadastro de Matrícula ao clicar no botão Nova Matricula, caso tenha passado o período de matriculas será apresentada uma mensagem informativa.


Figura 12


Não Apresentar nos Portais: Habilite o campo caso seja desejado que as informações referentes ao período letivo não apresente nos portais.


Figura 13


3.1.5. Aba sistema de avaliação



Neste passo, veremos como associar o sistema de avaliação ao nosso período letivo, e um sistema avaliativo cadastrado pode ser reutilizado sempre que necessário em vários períodos letivos, e um período Letivo pode possuir vários sistemas avaliativos.



ATENÇÃO: Para maiores informações sobre o cadastro do sistema de avaliação clique aqui.




PASSO 1: Na Tela de Cadastro de Período Letivo, realize a consulta do Período Letivo desejado e clique na Aba Sistema de Avaliação e no Botão Adicionar.


Figura 14


PASSO 2: Na Tela de Consulta de Sistema de Avaliação, devem ser selecionados os sistemas de avaliação que serão utilizados para o lançamento de notas, e para confirmar clique no Botão Selecionar.


Figura 15


PASSO 3: Os sistemas de avaliações selecionados serão listados conforme exemplo abaixo:


Figura 16


3.1.5.1. Configurar datas da avaliação


Esta opção permite ao usuário configurar as datas das avaliações, limite de lançamento das notas pelo professor e visualização das notas pelo aluno, presentes no sistema de avaliação. A data definida será aplicada a todas as turmas vinculadas ao respectivo período letivo. 


PASSO 1: Na tela de Cadastro de Período letivo, na aba Sistemas de Avaliação, selecione o sistema de avaliação a ser configurado e clique no botão Configurar Datas.


Figura 17


PASSO 2: Na tela de Configuração das Datas de Avaliação, selecione a avaliação e clique no botão Editar Datas da Avaliação.


Figura 18


PASSO 3: Na tela de Cadastro de Avaliação Disciplina, deve ser realizada a configuração conforme datas definidas pela instituição para: 
  • Bimestre: Sub-período do período letivo que vai ocorrer a avaliação. Ex: se a avaliação vai acontecer no 1° Bimestre, 2° Bimestre;
  • Limite Lançamento: Prazo limite para o professor lançar as notas no portal;
  • Realização da Avaliação: Data que inicia a semana das provas;
  • Visualização Nota: Data que o aluno começa a visualizar as notas no portal.


Ao finalizar clique em Salvar.


Figura 19


ATENÇÃO: A configuração dos itens pontuados acima deve ser realizada para todas as avaliações constantes no sistema de avaliação.


Figura 20


Visualização Situação:


Na tela de Configuração das Datas da Avaliação, a instituição pode definir a partir de qual data os alunos poderão visualizar a situação da disciplina nos seguintes ambientes: aplicativo Edu+ (aluno), portal do aluno e portal do responsável, para os menus de Notas e Disciplinas Cursadas.

Caso essa opção de configuração não seja utilizada, a visualização seguirá a data definida na opção Data de Visualização das avaliações.


Realizamos a configuração da Visualização da Situação para 10/12/2025.


Figura 21


Ao visualizar no portal do aluno, a situação das disciplinas serão apresentadas somente a partir dessa data.

Figura 22


Caso a instituição não utilize a configuração de Visualização da Situação será utilizada a Data Visualização da avaliação, que neste caso é 07/07/2025.


Figura 23


Dessa forma, no portal do aluno será apresentado somente a partir dessa data a situação da disciplina.


Figura 24



3.1.5.2. Configurar datas disciplinas



Esta funcionalidade permite configurar as datas de avaliação por disciplina de forma individual ou em lote. Essa opção é útil quando há necessidade de aplicar datas diferentes por disciplina, mesmo dentro do mesmo período letivo, oferecendo maior flexibilidade para a gestão acadêmica. 



PASSO 1: Na aba Sistema de Avaliação, selecione o sistema de avaliação e clique no botão Configurar Datas Disciplinas.


Figura 25


PASSO 2: Consulte a avaliação.


Figura 26


DICA: Para realizar uma consulta mais rápida, você pode contar com os filtros: Avaliação, turma, curso e professor.


PASSO 3: Selecione uma ou mais disciplinas para configurar as datas, na sequência clique no botão Configurar Datas e clique no submenu Alterar a data de realização das avaliações.



Figura 27


PASSO 4: Informe a nova data da avaliação e clique em Confirmar.


Figura 28


PASSO 5: Após isso, a nova data será exibida automaticamente no sistema após a confirmação.


Figura 29



PASSO 6: É possível realizar a alteração da data de visualização das notas. Dessa forma, selecione uma ou mais disciplinas, e clique no botão Configurar Datas e em Alterar a Data de Visualização das Notas.


Figura 30



PASSO 7: Informe a data e clique em Confirmar.


Figura 31


PASSO 8: Após isso, a nova data será exibida automaticamente no sistema após a confirmação.


Figura 32


HABILITAR/DESABILITAR O RECEBIMENTO DE ARQUIVOS


Na mesma tela de Configurações das datas de avaliação por disciplina, é possível também, habilitar ou desabilitar o recebimento de arquivos. 


Essa funcionalidade é útil para definir, por avaliação, se os alunos de determinada turma poderão anexar arquivos como parte da entrega avaliativa. Ao habilitar o recebimento, o sistema permitirá que os estudantes façam o envio de documentos diretamente pelo portal do aluno. Já ao desabilitar, essa opção ficará indisponível para a turma configurada.


Essa configuração pode ser aplicada de forma individual, por avaliação, ou em lote, facilitando o gerenciamento. Para isso, siga o passo a passo abaixo.


PASSO 1: Selecione uma ou mais disciplinas e clique no botão Configurar Arquivos e em Habilitar o Recebimento de Arquivos.


Figura 33


PASSO 2: Informe a data limite para recebimento dos arquivos e clique em Confirmar.


Figura 34


PASSO 3: Dessa forma, as disciplinas ficarão habilitadas para o recebimento de arquivo.


Figura 35


PASSO 4: Caso seja necessário desabilitar o envio de arquivo, selecione uma ou mais disciplinas e clique no botão Configurar Arquivos e em Desabilitar o Recebimento de Arquivos.


Figura 36



3.1.6. Importação sistema de avaliação e importação de turmas



No recurso de importação é possível importar o sistema de avaliação para turmas selecionadas ou para o período letivo, e importar turmas de outro período letivo.


PASSO 1: Na Tela de Cadastro de Período Letivo clique no Menu Importação, em que, teremos disponíveis as opções:
  • Importar Sistema de Avaliação para as Turmas Selecionadas;
  • Importar Sistema de Avaliação para o Período Letivo;
  • Importar Turmas de Outro Período Letivo.


Na sequência estaremos detalhando o passo a passo.


Figura 37


ATENÇÃO: A importação do sistema de avaliação, deve ser utilizado apenas quando não houverem notas lançadas nas disciplinas.



3.1.6.1. Importar Sistema de Avaliação para as Turmas Selecionadas



Ao utilizar a opção de importação do sistema de avaliação para as turmas selecionadas, todas elas serão configuradas com o mesmo sistema de avaliação.



PASSO 1: Selecione as turmas que deseja aplicar o sistema de avaliação, clique no Menu Importação e navegue até Importar Sistema de Avaliação para as Turmas selecionadas.


Figura 38



PASSO 2: Será apresentada a mensagem de confirmação para alterar o sistema de avaliação nas turmas, clique no Botão Confirmar.


Figura 39


PASSO 3: Na tela de Consulta Sistema de Avaliação – Período Letivo, é necessário selecionar o sistema de avaliação que será aplicado para as disciplinas das turmas.


Figura 40


PASSO 4: Será apresentada a mensagem de confirmação, para continuar clique no Botão Confirmar.


Figura 41


PASSO 5: O sistema de avaliação será aplicado para as disciplinas da turma, para conferir selecione a turma desejada e clique no Botão Editar.


Figura 42


PASSO 6: Podemos observar que o sistema de avaliação foi aplicado para as disciplinas da turma.


Figura 43



3.1.6.2. Importar Sistema de Avaliação para o período letivo



Ao utilizar a opção de importação do sistema de avaliação para o Período Letivo, todas as turmas e disciplinas receberão o mesmo sistema de avaliação. Caso a instituição adote um sistema de avaliação padronizado para todas as disciplinas e turmas, será possível realizar a adição em lote, aplicando o sistema de avaliação a todas as disciplinas do período letivo selecionado.


PASSO 1: Na tela de Cadastro de Período Letivo clique no Menu Importação e navegue até Importar Sistema de Avaliação para o Período Letivo.


Figura 44



PASSO 2: Será apresentada a mensagem de confirmação para alterar o sistema de avaliação nas turmas, clique no Botão Confirmar.


Figura 45



PASSO 3: Na tela de Consulta Sistema de Avaliação – Período Letivo, é necessário selecionar o sistema de avaliação que será aplicado a todas as turmas e disciplinas do período letivo.


Figura 46


PASSO 4: O sistema de avaliação será aplicado para todas as turmas e disciplinas do período letivo, para conferir selecione a turma desejada e clique no Botão Editar.


Figura 47


PASSO 5: O sistema de avaliação selecionado será aplicado para todas as turmas e disciplinas do Período Letivo, este é o exemplo de uma das turmas.


Figura 48



3.1.6.3. Importar turmas de outro período letivo



PASSO 1: Na tela de Cadastro de Período Letivo clique no Menu Importação e navegue até Importar Turmas de Outro Período Letivo.


Figura 49


PASSO 2: Na tela de Consulta de Turmas, informe os parâmetros para consulta, selecione uma ou mais turmas que deseja importar e clique no botão Selecionar.


Figura 50


PASSO 3: Será apresentada uma mensagem solicitando se deseja copiar as turmas selecionadas para este período letivo, clique em Sim para confirmar.


Figura 51


PASSO 4: Será apresentada uma mensagem solicitando se deseja importar os professores auxiliares, clique em Sim para confirmar.


Figura 52


PASSO 5: A turma será importada para o período letivo.


Figura 53


Para conferir os dados e realizar os ajustes necessários na turma importada, selecione-a e clique no botão Editar.


Figura 54



 3.1.7. Como encerrar turmas e o período letivo?



O encerramento de um período letivo envolve a finalização das atividades acadêmicas vinculadas às turmas, alunos e registros institucionais. Este processo é fundamental para garantir o encerramento correto das matrículas, o bloqueio de alterações indevidas e a preparação para o próximo período.

Para orientações detalhadas sobre esse processo, recomendamos a leitura da documentação específica sobre o encerramento de matrículas, disponível abaixo:


Encerramento de turmas e período letivo


Nela, você encontrará instruções completas sobre como encerrar turmas e o período letivo adequadamente, assegurando a integridade dos dados e o correto andamento dos processos acadêmicos.




3.2. Período Letivo (nova)


Neste capítulo, vamos explorar a nova tela de cadastro de período letivo, apresentando suas funcionalidades e orientações práticas para utilizá-la de forma eficiente.


3.2.1. Configuração nova tela de período letivo


PASSO 1: Para habilitar o acesso a nova Tela de Cadastro de período letivo, acesse o menu Preferências, navegue até Configurações, clique em Acadêmicas e em Acadêmico.


Figura 55



PASSO 2: Na Tela de Configurações Acadêmicas, clique na Aba Config. Diversas e marque a opção Utilizar Nova Tela de Gestão de Período Letivo, para finalizar clique no botão Salvar.


Figura 56


3.2.2. Como acessar a tela de período letivo (nova)?


A Tela de Cadastro de Período, é possível ser acessada de duas formas:


ACESSO A: Clique no Menu de acesso rápido Período Letivo.


Figura 57


ACESSO B: Clique no Menu Acadêmico, navegue até Oferta e clique em Período Letivo (nova).


Figura 58



OBSERVAÇÃO: O acesso à tela de Período Letivo continuará disponível pelo caminho Menu Acadêmico > Oferta > Período Letivo, mesmo após a nova versão da tela ser habilitada.



3.2.3. Como cadastrar o período letivo?


O Período Letivo é a divisão temporal utilizada pela instituição para ofertar seus cursos. Por exemplo, um colégio utiliza os períodos anuais, enquanto uma faculdade geralmente utiliza períodos semestrais, já os cursos de Pós graduação, extensão e cursos técnicos geralmente criam períodos anuais para organizar as turmas que se iniciaram no ano. Tudo depende do modelo de negócio da instituição.



PASSO 1: Na tela de Controle de Períodos Letivos e Turmas, clique no botão Novo.


Figura 59



PASSO 2: Na tela de Cadastro de Período Letivo, clique na aba de Dados Período Letivo, em que, devem ser preenchidas as seguintes informações:


Descrição: Informe o nome do período letivo que está sendo cadastrado;

Nome de Impressão: Informe o nome de impressão do período letivo; 

Data de Início e Data Término: Informe a data de início e término do período letivo;

Ano: Informe o ano que se refere o período letivo;

Dias Letivos: Informe o número de dias letivos do período que está sendo cadastrado;

Semestre: Informe o semestre de referência do período letivo, sendo: Anual, 1º Semestre ou 2º Semestre.

Período Atual: Essa opção deve ser marcada para o período letivo em vigência.


Clique no Botão Salvar.


Figura 60


3.2.4. Aba Subperíodo



O Subperíodo é uma subdivisão do Período Letivo. Por exemplo, em colégios são utilizados subperíodos bimestrais (1º Bimestre, 2º Bimestre, 3º Bimestre, 4º Bimestre), em  faculdades costumam adotar subperíodo bimestral (1º Bimestre, 2º Bimestre). Já instituições que oferecem cursos de pós-graduação, extensão ou técnicos, geralmente não utilizam essa divisão, nesses casos, é criado um subperíodo único.

Vale destacar que a criação de ao menos um subperíodo é obrigatória.



PASSO 1: Na Tela de Cadastro de Período Letivo, clique na Aba Subperíodos e no Botão Adicionar.


Figura 61


PASSO 2: Na tela de Cadastro de Subperíodo Letivo, devem ser preenchidas as seguintes informações:


Descrição: Informe o nome do subperíodo letivo que está sendo cadastrado;

Data de Início e Data Término: Informe a data de início e término do subperíodo letivo;

Período Ano: Informe o período ano, sendo: único, 1º semestre, 2º semestre, 1 bimestre, 2º bimestre, 3º bimestre, 4º bimestre, 1º trimestre, 2º trimestre, 3º trimestre, 4º trimestre, 1º quadrimestre, 2º quadrimestre, 3º quadrimestre    

Dias Letivos: Informe o número de dias letivos do subperíodo que está sendo cadastrado;

Período de Exame: Marcar caso a instituição possua um subperíodo para o período de exame.

Permitir Lançar Faltas (Frequência Resumida): Marcar para permitir o lançamento de faltas pelo professor no portal;

Permitir Lançar Conteúdo Programático: Marcar para permitir o lançamento de conteúdo programático pelo professor no portal;

Permitir Lançar Conteúdo Ministrado: Marcar para permitir o lançamento de conteúdo ministrado pelo professor no portal.


Clique no botão Salvar.



Figura 62


PASSO 3: Continue até preencher todo o Período Letivo. Crie quantos subperíodos forem necessários.


Figura 63



3.2.5. Como realizar o cadastro das turmas?


Após concluir o cadastro inicial do período letivo, o próximo passo é realizar a oferta das turmas.

Se tiver dúvidas ou precisar de suporte durante o processo de cadastro de turmas, consulte nossa base de conhecimento em ajuda.jacad.com.br ou entre em contato com nossa equipe de atendimento.



3.2.6. Aba Configurações



Na tela de Controle de Períodos Letivos e Turmas, selecione o período letivo desejado, clique no botão Editar e na aba de Configurações.


Próximo Período Letivo:
 
Selecione o próximo período letivo para rematricula. Por exemplo: se seu período atual é 2025/2, seu próximo período letivo será 2026/1. 

Período para Rematrícula WEB: Informe o intervalo de datas para rematrícula (No período letivo novo no caso de 2026/1, deve ser informada as datas).


ATENÇÃO: Para maiores informações sobre a configuração da rematrícula clique aqui.


Figura 64


Período para Matricula: Informe o intervalo de datas para o período de matricula, caso a data tenha expirado será bloqueada a matricula de novos alunos.


Figura 65


Na Tela de Cadastro de Matrícula ao clicar no botão Nova Matricula, caso tenha passado o período de matriculas será apresentada uma mensagem informativa.


Figura 66


Não Apresentar nos Portais: Habilite o campo caso seja desejado que as informações referentes ao período letivo não apresente nos portais.


Figura 67



3.2.7. Aba sistema de avaliação



Neste passo, veremos como associar o sistema de avaliação ao nosso período letivo, e um sistema avaliativo cadastrado pode ser reutilizado sempre que necessário em vários períodos letivos, e um período Letivo pode possuir vários sistemas avaliativos.



ATENÇÃO: Para maiores informações sobre o cadastro do sistema de avaliação clique aqui.




PASSO 1: Na Tela de Cadastro de Período Letivo, realize a consulta do Período Letivo desejado e clique na Aba Sistema de Avaliação e no Botão Adicionar.


Figura 68


PASSO 2: Na Tela de Consulta de Sistema de Avaliação, devem ser selecionados os sistemas de avaliação que serão utilizados para o lançamento de notas, e para confirmar clique no Botão Selecionar.


Figura 69


PASSO 3: Os sistemas de avaliações selecionados serão listados conforme exemplo abaixo:


Figura 70



3.2.7.1. Configurar datas da avaliação


Esta opção permite ao usuário configurar as datas das avaliações, limite de lançamento das notas pelo professor e visualização das notas pelo aluno, presentes no sistema de avaliação. A data definida será aplicada a todas as turmas vinculadas ao respectivo período letivo. 


PASSO 1: Na tela de Cadastro de Período letivo, na aba Sistemas de Avaliação, selecione o sistema de avaliação a ser configurado e clique no botão Configurar Datas.


Figura 71


PASSO 2: Na tela de Configuração das Datas de Avaliação, selecione a avaliação e clique no botão Editar Datas da Avaliação.


Figura 72


PASSO 3: Na tela de Cadastro de Avaliação Disciplina, em que deve ser realizada a configuração conforme datas definidas pela instituição para: 
  • Bimestre: Sub-período do período letivo que vai ocorrer a avaliação. Ex: se a avaliação vai acontecer no 1° Bimestre, 2° Bimestre; 
  • Limite de Lançamento: Prazo limite para o professor lançar as notas no portal;
  • Realização da Avaliação: Data que inicia a semana das provas;
  • Visualização Nota: Data quer o aluno começa a visualizar as notas no portal.


Ao finalizar clique em Salvar.


Figura 73


ATENÇÃO: A configuração dos itens pontuados acima deve ser realizada para todas as avaliações constantes no sistema de avaliação.


Figura 74


Visualização Situação:


Na tela de Configuração das Datas da Avaliação, a instituição pode definir a partir de qual data os alunos poderão visualizar a situação da disciplina nos seguintes ambientes: aplicativo Edu+ (aluno), portal do aluno e portal do responsável para os menus de Notas e Disciplinas Cursadas.

Caso essa opção de configuração não seja utilizada, a visualização seguirá a data definida na opção Data de Visualização das avaliações.


Realizamos a configuração da Visualização da Situação para 10/12/2025.


Figura 75


Ao visualizar no portal do aluno, a situação das disciplinas será apresentada somente a partir dessa data.

Figura 76



Caso a instituição não utilize a configuração de Visualização da Situação será utilizada a Data Visualização da avaliação, que neste caso é 07/07/2025.


Figura 77


Dessa forma, no portal do aluno será apresentado somente a partir dessa data a situação da disciplina.


Figura 78



3.2.7.2. Configurar datas disciplinas


Esta funcionalidade permite configurar as datas de avaliação por disciplina de forma individual ou em lote. Essa opção é útil quando há necessidade de aplicar datas diferentes por disciplina, mesmo dentro do mesmo período letivo, oferecendo maior flexibilidade para a gestão acadêmica. 



PASSO 1: Na aba Sistema de Avaliação, selecione o sistema de avaliação e clique no botão Configurar Datas Disciplinas.


Figura 79


PASSO 2: Consulte a avaliação.


Figura 80


DICA: Para realizar uma consulta mais rápida, você pode contar com os filtros: Avaliação, turma, curso e professor.


PASSO 3: Selecione uma ou mais disciplinas para configurar as datas, na sequência clique no botão Configurar datas e clique no submenu Alterar a data de realização das avaliações.


Figura 81


PASSO 4: Informe a nova data da avaliação e clique em Confirmar.


Figura 82


PASSO 5: Após isso, a nova data será exibida automaticamente no sistema após a confirmação.


Figura 83



PASSO 6: É possível realizar a alteração da data de visualização das notas. Dessa forma, selecione uma ou mais disciplinas, e clique no botão Configurar Datas e em Alterar a Data de Visualização das Notas.


Figura 84



PASSO 7: Informe a data e clique em Confirmar.


Figura 85


PASSO 8: Após isso, a nova data será exibida automaticamente no sistema após a confirmação.


Figura 86


HABILITAR/DESABILITAR O RECEBIMENTO DE ARQUIVOS


Na mesma tela de Configurações das datas de avaliação por disciplina, é possível também, habilitar ou desabilitar o recebimento de arquivos. 


Essa funcionalidade é útil para definir, por avaliação, se os alunos de determinada turma poderão anexar arquivos como parte da entrega avaliativa. Ao habilitar o recebimento, o sistema permitirá que os estudantes façam o envio de documentos diretamente pelo portal do aluno. Já ao desabilitar, essa opção ficará indisponível para a turma configurada.


Essa configuração pode ser aplicada de forma individual, por avaliação, ou em lote, facilitando o gerenciamento. Para isso, siga o passo a passo abaixo.


PASSO 1: Selecione uma ou mais disciplinas e clique no botão Configurar Arquivos e em Habilitar o Recebimento de Arquivos.


Figura 87


PASSO 2: Informe a data limite para recebimento dos arquivos e clique em Confirmar.


Figura 88


PASSO 3: Dessa forma, as disciplinas ficarão habilitadas para o recebimento de arquivo.


Figura 89


PASSO 4: Caso seja necessário desabilitar o envio de arquivo, selecione uma ou mais disciplinas e clique no botão Configurar Arquivos e em Desabilitar o Recebimento de Arquivos.


Figura 90


3.2.8. Importação sistema de avaliação e importação de turmas


No recurso de importação é possível importar o sistema de avaliação de turmas selecionadas ou por período letivo, e importar turmas de outro período letivo.


PASSO 1: Na Tela de Cadastro de Período Letivo clique no Menu Importação, em que, teremos disponíveis as opções:
  • Importar Sistema de Avaliação para as Turmas Selecionadas;
  • Importar Sistema de Avaliação para o Período Letivo;
  • Importar Turmas de Outro Período Letivo.


Figura 91



ATENÇÃO: A importação do sistema de avaliação, deve ser utilizada apenas quando não houverem notas lançadas nas disciplinas.



3.2.8.1. Importar sistema de avaliação para as turmas selecionadas


Ao utilizar a opção de importação do sistema de avaliação para as turmas selecionadas, todas elas serão configuradas com o mesmo sistema de avaliação.



PASSO 1: Na tela de Controle de Período Letivos e Turmas, selecione o período letivo desejado, neste caso vamos selecionar o 2025/2.


Figura 92



PASSO 2: Selecione as turmas que deseja aplicar o sistema de avaliação, clique no Menu Importação e navegue até Importar Sistema de Avaliação para as Turmas selecionadas.


Figura 93


PASSO 3: Será apresentada a mensagem de confirmação para alterar o sistema de avaliação nas turmas selecionadas, clique no Botão Confirmar.


Figura 94


PASSO 4: Na tela de Consulta Sistema de Avaliação – Período Letivo, é necessário selecionar o sistema de avaliação que será aplicado para as disciplinas das turmas.


Figura 95



PASSO 5: Será apresentada a mensagem de confirmação, para continuar clique no Botão Confirmar.


Figura 96


PASSO 6: O sistema de avaliação será aplicado para as disciplinas da turma, para conferir selecione a turma desejada e clique no Botão Editar.


Figura 97


PASSO 7: Podemos observar que o sistema de avaliação foi aplicado para as disciplinas da turma.


Figura 98


3.2.8.2. Importar sistema de avaliação para o período letivo



Ao utilizar a opção de importação do sistema de avaliação para o Período Letivo, todas as turmas e disciplinas receberão o mesmo sistema de avaliação. Caso a instituição adote um sistema de avaliação padronizado para todas as disciplinas e turmas, será possível realizar a adição em lote, aplicando o sistema de avaliação a todas as disciplinas do período letivo selecionado.




PASSO 1: Na tela de Controle de Período Letivos e Turmas, selecione o período letivo desejado, neste caso vamos selecionar o 2025/2.


Figura 99


PASSO 2: Na tela de Controle de Períodos Letivos e Turmas clique no menu Importação e navegue até Importar Sistema de Avaliação para o Período Letivo.


Figura 100


PASSO 3: Será apresentada a mensagem de confirmação para alterar o sistema de avaliação nas turmas, clique no Botão Confirmar.


Figura 101


PASSO 4: Na tela de Consulta Sistema de Avaliação – Período Letivo, é necessário selecionar o sistema de avaliação que será aplicado a todas as turmas e disciplinas do período letivo.


Figura 102


PASSO 5: O sistema de avaliação será aplicado para todas as turmas e disciplinas do período letivo, para conferir selecione a turma desejada e clique no Botão Editar.


Figura 103


PASSO 6: O sistema de avaliação selecionado será aplicado para todas as turmas e disciplinas do Período Letivo, este é o exemplo de uma das turmas.


Figura 104



3.2.8.3. Importar turmas de outro período letivo



PASSO 1: Na tela de Controle de Período Letivos e Turmas, selecione o período letivo desejado, neste caso vamos selecionar o 2025/2.


Figura 105


PASSO 2: Na tela de Controle de Períodos Letivos e Turmas clique no Menu Importação e navegue até Importar Turmas de Outro Período Letivo.


Figura 106


PASSO 3: Na tela de Consulta de Turmas, informe os parâmetros para consulta, selecione a turma desejada e clique no botão Selecionar.


Figura 107


PASSO 4: Será apresentada uma mensagem solicitando se deseja copiar as turmas selecionadas para este período letivo, clique em Sim para confirmar.


Figura 108


PASSO 5: Será apresentada uma mensagem solicitando se deseja importar os professores auxiliares, clique em Sim para confirmar, ou em Não para que não seja importado.


Figura 109


PASSO 6: Clique no botão Carregar e a turma importada será apresentada no período letivo.


Figura 110


PASSO 7: Para conferir os dados e realizar os ajustes necessários na turma importada, selecione-a e clique no botão Editar, em que, será aberta a tela de Cadastro de Turma.


Figura 111


3.2.9. Wizard novas turmas


Neste capítulo veremos sobre o processo de criação de turmas em lote, sendo mais utilizado para graduação EAD e Pós-graduação.


3.2.9.1. Próximo período


Ao selecionar esta opção, o JACAD irá criar ofertas de turmas com base nas ofertas do período letivo anterior, onde irá ofertar disciplinas do próximo período, ou seja, se no período letivo anterior, eram ofertadas disciplinas do primeiro período, no período letivo atual, serão ofertadas disciplinas do segundo período. Caso no período letivo anterior, havia sido ofertado o último período do curso, no período letivo atual, será ofertado o primeiro período.



PASSO 1: Na tela de Controle de Períodos Letivos e Turmas, selecione o período letivo, em que, neste exemplo estaremos utilizando o 2025/2 e clique no botão Wizard Novas Turmas.


Figura 112


PASSO 2: Na tela de Wizard - Cadastro de Turmas, informe o Período letivo de Destino e a forma de oferta Próximo Período.


Figura 113


PASSO 3: Ao clicar no botão Próximo, será aberta uma tela onde o usuário poderá ver as ofertas sugeridas para o período letivo, baseado nas ofertas do período letivo anterior.


Figura 114


PASSO 4: Nesta tela, será possível adicionar uma oferta manualmente, clicando sobre o botão Adicionar oferta, onde será aberta uma tela para selecionar um curso e um período.


Figura 115


PASSO 5: Ao salvar, será adicionada uma nova oferta no final da tabela.


Figura 116


PASSO 6: Ao clicar sobre o botão remover oferta, serão removidas da tabela as ofertas selecionadas.

Será possível alterar os turnos oferta por oferta, clicando sobre o item na coluna turno. Para alterar em lote, recomenda-se utilizar o botão alterar turnos, que irá aplicar o novo turno selecionado a todas as ofertas selecionadas.

Também será possível alterar o câmpus/polo das turmas em lote, da mesma forma que é feito com o turno.


Figura 117


OBSERVAÇÃO: serão carregadas automaticamente ofertas não existentes, ou seja, se já existir uma oferta de turma para um determinado curso e período, a mesma não será apresentada, e deve ser adicionada manualmente caso necessário.



PASSO 7: Ao clicar no botão Próximo, será aberta uma tela para que sejam definidos alguns padrões, como o professor, sistema de avaliação e nome das turmas segue:


Figura 118



OBSERVAÇÃO: Para composição das turmas, devem ser usadas as tags, onde as apresentadas nos campos serão as tags padrões. 
O nome reduzido não poderá ter mais que 20 caracteres na composição final.



PASSO 8: Ao clicar em próximo, o sistema irá ir para uma tela, que contém o demonstrativo de como ficarão as turmas, segue:


Figura 119


Aqui as turmas já estarão com os nomes processados, de acordo com as tags, podendo ser editados caso necessário.


OBSERVAÇÃO: Os itens em amarelo, são nomes reduzidos com mais de 20 caracteres.
Itens em vermelho, são nomes repetidos, que pelo menos um deles deve ser ajustado.



PASSO 9: Ao clicar em uma turma, poderão ser vistas as disciplinas que serão ofertadas na turma, em que, é possível Adicionar ou Remover disciplinas da turma.

Ao clicar no botão Finalizar, as turmas serão criadas no período letivo.


Figura 120


PASSO 10: Ao verificar no período letivo de 2026/1 as turmas foram criadas.


Figura 121



3.2.9.2. Todas as disciplinas


Ao selecionar esta opção, será criada uma única turma com todas as disciplinas do curso. Essa configuração é mais comum na Pós-graduação, onde o aluno ingressa e conclui seus estudos na mesma turma, contemplando todas as disciplinas do início ao fim. 



PASSO 1: Na tela de Controle de Períodos Letivos e Turmas, selecione o período letivo, em que, neste exemplo estaremos utilizando o 2026/1 e clique no botão Wizard Novas Turmas.


Figura 122


PASSO 2: Na tela de Wizard - Cadastro de Turmas, informe o Período letivo de Destino e a forma de oferta Todas as Disciplinas e clique no Botão Próximo.


Figura 123


PASSO 3: Neste caso, serão criadas turmas ofertando todas as disciplinas de um determinado curso.

Clique no botão Adicionar Oferta.


Figura 124


PASSO 4: Será aberta a tela Nova Oferta de Turma. Aqui é necessário selecionar ao menos um curso e o turno, ao clicar em criar turmas, serão adicionadas novas ofertas na tabela da tela anterior. Nesta tela, não será necessário selecionar um período, pois o período aplicado a turma será sempre o de menor ordem dentro da matriz.



Figura 125


PASSO 5: Podemos observar que a matriz selecionada é apresentada para a oferta.


Figura 126


OBSERVAÇÃO: Ao clicar sobre o botão remover oferta, serão removidas da tabela as ofertas selecionadas.

Será possível alterar os turnos oferta por oferta, clicando sobre o item na coluna turno. Para alterar em lote, recomenda-se utilizar o botão alterar turnos, que irá aplicar o novo turno selecionado a todas as ofertas selecionadas.

Também será possível alterar o câmpus/polo das turmas em lote, da mesma forma que é feito com o turno.




PASSO 6: Ao clicar no botão Próximo, será aberta uma tela para que sejam definidos alguns padrões, como o professor, sistema de avaliação e nome das turmas segue:


Figura 127



OBSERVAÇÃO: Para composição das turmas, devem ser usadas as tags, onde as apresentadas nos campos serão as tags padrões. 
O nome reduzido não poderá ter mais que 20 caracteres na composição final.




PASSO 7: Ao clicar em próximo, o sistema irá ir para uma tela, que contém o demonstrativo de como ficarão as turmas.

Ao clicar em uma turma, poderão ser vistas as disciplinas que serão ofertadas na turma, em que, é possível Adicionar ou Remover disciplinas da turma.

Ao clicar no botão Finalizar, as turmas serão criadas no período letivo.

Figura 128


Aqui as turmas já estarão com os nomes processados, de acordo com as tags, podendo ser editados caso necessário.


OBSERVAÇÃO: Os itens em amarelo, são nomes reduzidos com mais de 20 caracteres.
Itens em vermelho, são nomes repetidos, que pelo menos um deles deve ser ajustado.




PASSO 8: Ao verificar no período letivo de 2026/2 a turma será apresentada.


Figura 129



3.2.9.3. Por módulo da disciplina



PASSO 1: Na tela de Controle de Períodos Letivos e Turmas, selecione o período letivo, em que, neste exemplo estaremos utilizando o 2025/1 e clique no botão Wizard Novas Turmas.

Na tela de Wizard - Cadastro de Turmas, informe o Período letivo de Destino e a forma de oferta Todas as Disciplinas e clique no Botão Próximo.



Figura 130


PASSO 2: Neste caso, serão criadas as turmas por módulo do curso, dessa forma, clique no botão Adicionar Oferta.



Figura 131


PASSO 3: Aqui será necessário selecionar um módulo, e ao menos um curso que será ofertado. Ao clicar em criar turmas, as mesmas serão criadas na tabela da tela anterior.


Figura 132


PASSO 4: Podemos observar que a matriz selecionada é apresentada para a oferta, com o respectivo módulo.


Figura 133



OBSERVAÇÃO: Ao clicar sobre o botão remover oferta, serão removidas da tabela as ofertas selecionadas.

Será possível alterar os turnos oferta por oferta, clicando sobre o item na coluna turno. Para alterar em lote, recomenda-se utilizar o botão alterar turnos, que irá aplicar o novo turno selecionado a todas as ofertas selecionadas.

Também será possível alterar o câmpus/polo das turmas em lote, da mesma forma que é feito com o turno.




PASSO 5: Ao clicar no botão Próximo, será aberta uma tela para que sejam definidos alguns padrões, como o professor, sistema de avaliação e nome das turmas segue:


Figura 134



OBSERVAÇÃO: Para composição das turmas, devem ser usadas as tags, onde as apresentadas nos campos serão as tags padrões. 
O nome reduzido não poderá ter mais que 20 caracteres na composição final.




PASSO 6: Ao clicar em próximo, o sistema irá ir para uma tela que contém o demonstrativo de como ficarão as turmas.

Ao clicar em uma turma, poderão ser vistas as disciplinas que serão ofertadas na turma, em que, é possível Adicionar ou Remover disciplinas da turma.

Ao clicar no botão Finalizar, as turmas serão criadas no período letivo.


Figura 135


Aqui as turmas já estarão com os nomes processados, de acordo com as tags, podendo ser editados caso necessário.


OBSERVAÇÃO: Os itens em amarelo, são nomes reduzidos com mais de 20 caracteres, que deve ajustado.
Itens em vermelho, são nomes repetidos, que pelo menos um deles deve ser ajustado.




PASSO 7: Ao verificar no período letivo de 2025/2 as turmas criadas serão apresentadas.


Figura 136




3.2.9.4. Por formato de venda



PASSO 1: Na tela de Controle de Períodos Letivos e Turmas, selecione o período letivo, em que, neste exemplo estaremos utilizando o período anual de 2025 e clique no botão Wizard Novas Turmas.

Na tela de Wizard - Cadastro de Turmas, informe o Período letivo de Destino e a forma de oferta Por Formato de Venda e clique no Botão Próximo.


Figura 137


PASSO 2: Neste caso, serão criadas as turmas por formato de venda, dessa forma, clique no botão Adicionar Oferta.


Figura 138



PASSO 3: Aqui será necessário selecionar o formato de venda, o módulo, e ao menos um curso que será ofertado. Ao clicar em criar turmas, as mesmas serão criadas na tabela da tela anterior.


Figura 139



PASSO 4: Podemos observar que a matriz selecionada é apresentada para a oferta, com o respectivo módulo e formato de venda.


Figura 140


OBSERVAÇÃO: Ao clicar sobre o botão remover oferta, serão removidas da tabela as ofertas selecionadas.

Será possível alterar os turnos oferta por oferta, clicando sobre o item na coluna turno. Para alterar em lote, recomenda-se utilizar o botão alterar turnos, que irá aplicar o novo turno selecionado a todas as ofertas selecionadas.

Também será possível alterar o câmpus/polo das turmas em lote, da mesma forma que é feito com o turno.




PASSO 5: Ao clicar no botão Próximo, será aberta uma tela para que sejam definidos alguns padrões, como o professor, sistema de avaliação e nome das turmas, segue:



Figura 141



OBSERVAÇÃO: Para composição das turmas, devem ser usadas as tags, onde as apresentadas nos campos serão as tags padrões. 
O nome reduzido não poderá ter mais que 20 caracteres na composição final.




PASSO 6: Ao clicar em próximo, o sistema irá ir para uma tela que contém o demonstrativo de como ficarão as turmas.

Ao clicar em uma turma, poderão ser vistas as disciplinas que serão ofertadas na turma, em que, é possível Adicionar ou Remover disciplinas da turma.

Ao clicar no botão Finalizar, as turmas serão criadas no período letivo.


Figura 142


Aqui as turmas já estarão com os nomes processados, de acordo com as tags, podendo ser editados caso necessário.


OBSERVAÇÃO: Os itens em amarelo, são nomes reduzidos com mais de 20 caracteres, que deve ser ajustado.
Itens em vermelho, são nomes repetidos, que pelo menos um deles deve ser ajustado.




PASSO 7: Ao verificar no período letivo de 2026 as turmas criadas serão apresentadas.


Figura 143



3.2.10. Encerramento de turmas e período letivo



O encerramento de um período letivo envolve a finalização das atividades acadêmicas vinculadas às turmas, alunos e registros institucionais. Este processo é fundamental para garantir o encerramento correto das matrículas, o bloqueio de alterações indevidas e a preparação para o próximo período.


ATENÇÃO: Para maiores informações sobre a configuração do grau de graduação para o encerramento das turmas/matriculas clique aqui.


Para maiores informações sobre o encerramento de turmas e período letivo, pela tela de Encerramento de Matriculas clique aqui.



3.2.10.1. Encerramento pela tela de controle de períodos letivos e turmas


PASSO 1: Na Tela de Controle de Período Letivo e Turmas consulte o período letivo desejado, neste exemplo vamos selecionar 2025/2.


Figura 144


PASSO 2: Selecionamos as turmas e clicamos no botão Opções e em Consolidação -Encerrar/Concluir Turmas.


Figura 145


PASSO 3: Caso tenha algum aluno com pendências será apresentada a mensagem abaixo:


Figura 146 - Neste exemplo temos alunos que faltam lançar notas.


PASSO 4: Após realizar o lançamento das notas que faltavam nos alunos, realizamos o processo de encerramento da turma, e as mesmas serão apresentadas com o status Encerrada.


Figura 147



PASSO 5: Ao encerrar a turma, as matrículas dos alunos serão alteradas para Aprovado, Aprovado Parcialmente ou Reprovado.


Figura 148



OBSERVAÇÃO: Caso tenha a necessidade de reativar a turma para algum ajuste, selecione a turma, clique no Botão Opções e em Consolidação - Ativar/Reabrir Turmas.


Figura 149


Dessa forma, o status da turma será alterada para Ativa.


Figura 150



ATENÇÃO: Ao realizar essa ação, as matrículas dos alunos vinculados na turma também serão reativadas.


Figura 151



Após o encerramento de todas as turmas, você poderá finalizar o período letivo.

Para isso, clique no botão Editar e na sequência no botão Alterar Situação, selecione a situação Encerrado, informe o motivo e, em seguida, clique em Confirmar.


Figura 152


A situação do período letivo será alterado para Encerrado.


Figura 153



4. ALUNOS CONCLUINTES DO PERÍODO LETIVO


Os alunos concluintes são aqueles que, ao final do período letivo, cumpriram todos os requisitos acadêmicos previstos na matriz curricular do curso. Isso inclui a aprovação em todas as disciplinas obrigatórias, a integralização da carga horária exigida, entre outros.

A gestão dos alunos concluintes pode ser realizada diretamente no sistema JACAD, por meio de ferramentas específicas que facilitam a identificação e o acompanhamento desses estudantes. Para orientações detalhadas sobre como utilizar essa funcionalidade, acesse a documentação abaixo:


Gestão de Alunos Concluintes


Nela, você encontrará instruções completas sobre como identificar os alunos concluintes e realizar o procedimento de conclusão dos alunos.



5. CONCLUSÃO


Chegamos ao final deste guia sobre a tela de período letivo e período letivo (nova). Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.


Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.


Até breve!  

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo