PERÍODO LETIVO - COLÉGIO WEB

Criada por Andréia Klehm, Modificado em Seg, 13 Out na (o) 8:38 AM por Leonardo Borges

Olá, cliente JACAD! Tudo bem? Este guia reúne todas as instruções necessárias para o cadastro do Período Letivo. Boa leitura!



ÍNDICE 




1. INTRODUÇÃO


Este documento tem como objetivo orientar usuários do sistema JACAD no processo de cadastro, configuração e gerenciamento do Período Letivo. Aqui, você encontrará instruções detalhadas sobre como criar novos períodos, definir subperíodos, configurar datas de matrícula e rematrícula, além de gerenciar sistemas de avaliação. O conteúdo foi elaborado para garantir clareza e praticidade, auxiliando  os usuários na utilização correta dos recursos disponibilizados pelo sistema. 



2. PERÍODO LETIVO


Para acessar o período letivo, utilize o menu lateral do sistema e selecione a opção Período Letivo.


Figura 1


Assim, será aberta a tela de Período Letivo, em que, na parte superior da tela estão disponíveis as seguintes opções:


  • Cadastrar: Permite incluir um novo período letivo (detalhes serão apresentados nos próximos tópicos). 
  • Editar: Selecione o período letivo desejado e clique em Editar para alterar seus dados ou para visualiza-los.

  • Apagar: Exclui o período letivo do sistema. Caso o período letivo já possua vínculos, recomenda-se utilizar a opção de cancelar ou encerrar, em vez de apagar o cadastro.


Figura 2


2.1. Cadastrar período letivo


Para iniciar o cadastro de um novo período letivo clique no botão Cadastrar.


Figura 3


Na tela de cadastro de Período Letivo, temos disponíveis os campos abaixo para preenchimento:


Descrição: Informe o nome do período letivo que está sendo cadastrado;

Nome de Impressão: Informe o nome de impressão do período letivo;

Tipo: Informe o tipo para o período letivo;

Data de Início / Data Término: Informe a data de início e término do período letivo;

Ano: Informe o ano a que se refere o período letivo;

SemestreInforme o semestre de referência do período letivo;

Dias Letivos: Informe a quantidade de dias letivos;

Período Atual: Essa opção deve ser marcada para o período letivo em vigência.


Para dar continuidade ao cadastro clique no botão Próximo.


Figura 4


Na próxima etapa devemos cadastrar o subperíodo letivo. Essa opção não é obrigatória, podendo ser cadastrada posteriormente.

O Subperíodo é uma subdivisão do Período Letivo. Por exemplo, em colégios são utilizados subperíodos bimestrais (1º Bimestre, 2º Bimestre, 3º Bimestre, 4º Bimestre), ou trimestrais (1º Trimestre, 2º Trimestre e 3º Trimestre).

Assim, clique no botão Adicionar, em que, teremos disponíveis os seguintes campos para preenchimento:


Descrição: Informe o nome do subperíodo letivo que está sendo cadastrado;

Data de Início e Data Término: Informe a data de início e término do subperíodo letivo;

Período Ano: Informe o período ano, sendo: único, 1º semestre, 2º semestre, 1 bimestre, 2º bimestre, 3º bimestre, 4º bimestre, 1º trimestre, 2º trimestre, 3º trimestre, 4º trimestre, 1º quadrimestre, 2º quadrimestre, 3º quadrimestre    

Dias Letivos: Informe o número de dias letivos do subperíodo que está sendo cadastrado;

Período de Exame: Marcar caso a instituição possua um subperíodo para o período de exame.

Permitir Lançar Faltas (Frequência Resumida): Marcar para permitir o lançamento de faltas no portal do professor;

Permitir Lançar Conteúdo Programático: Marcar para permitir o lançamento de conteúdo programático no portal do professor;

Permitir Lançar Conteúdo Ministrado: Marcar para permitir o lançamento de conteúdo ministrado no portal do professor.


Clique no botão Salvar.


Figura 5


Continue até preencher todo o Período Letivo. Crie quantos subperíodos forem necessários. 

Para finalizar clique no botão salvar.


Figura 6


Assim, o período letivo será inserido no sistema.


Figura 7


2.1.1. Subperíodos


Com o período letivo selecionado é possível adicionar os subperíodos caso não tenha realizado no passo anterior. Assim, é possível clicar no botão Adicionar.


Figura 8


2.1.2. Configurações


Na aba de Configurações, clique no botão Editar Configurações.


Figura 9


Serão apresentadas as seguintes opções para preenchimento:


Período para Rematrícula Web: Informe e data de início e término para a rematrícula;

Período para Matrícula: Informe a data de início e término para a matrícula;

Atualização de Contrato: Informe a data limite para atualização do contrato;

Período do Ano: Informe o período do ano com as opções: Anual, 1º Semestre, 2º Semestre, 1º trimestre, 2º Trimestre, 3º Trimestre, 4º Trimestre;

Não Apresentar nos Portais: Habilite o campo caso seja desejado que as informações referentes ao período letivo não apresente nos portais;

Período Atual: Essa opção deve ser marcada para o período letivo em vigência. 


Para finalizar as alterações clique em Salvar.


Figura 10


2.1.3. Sistema de avaliação


Na Tela de Período Letivo, realize a consulta do Período Letivo desejado e clique na Aba Sistema de Avaliação e no Botão Adicionar.


Figura 11


Na Tela de Adicionar Sistema de Avaliação, devem ser selecionados os sistemas de avaliação que serão utilizados para o lançamento de notas, e para confirmar clique no Botão Selecionar.


Figura 12


Os sistemas de avaliações selecionados serão listados conforme exemplo abaixo:


Figura 13


2.1.3.1. Configurar datas da avaliação


Esta opção permite ao usuário configurar as datas das avaliações, limite de lançamento das notas pelo professor e visualização das notas pelo aluno, presentes no sistema de avaliação. A data definida será aplicada a todas as turmas vinculadas ao respectivo período letivo. 


PASSO 1: Na tela de Período letivo, na aba Sistemas de Avaliação, selecione o sistema de avaliação a ser configurado e clique em Configurar Datas.


Figura 14


PASSO 2: Na aba de Configuração de Datas, selecione a avaliação e clique no botão Editar Datas da Avaliação.


Figura 15


PASSO 3: Na tela de Editar Configurações, deve ser realizada a configuração conforme datas definidas pela instituição para: 


  • Data Limite de Lançamento: Prazo limite para o professor lançar as notas no portal;
  • Data de Avaliação: Data que inicia a semana das provas;
  • Data de Visualização: Data quer o aluno começa a visualizar as notas no portal.


Ao finalizar clique em Salvar.


Figura 16


ATENÇÃO: A configuração dos itens pontuados acima deve ser realizada para todas as avaliações constantes no sistema de avaliação.


2.1.3.2. Visualização situação


Na tela de Configuração de Datas, a instituição pode definir a partir de qual data os alunos poderão visualizar a situação da disciplina nos seguintes ambientes: aplicativo Edu+ (aluno), portal do aluno e portal do responsável para os menus de Notas e Disciplinas Cursadas.

Caso essa opção de configuração não seja utilizada, a visualização seguirá a data definida na opção Data de Visualização das avaliações.


Realizamos a configuração da Visualização da Situação para 10/12/2026.


Figura 17


Ao visualizar no portal do aluno, a situação das disciplinas será apresentada somente a partir dessa data.


Figura 18



2.1.3.3. Configurar Datas Disciplinas


Esta funcionalidade permite configurar as datas de avaliação por disciplina de forma individual ou em lote. Essa opção é útil quando há necessidade de aplicar datas diferentes por disciplina, mesmo dentro do mesmo período letivo, oferecendo maior flexibilidade para a gestão acadêmica. 


Na aba Sistema de Avaliação, selecione o sistema de avaliação e clique em Configuração de Datas Disciplina.


Figura 19


Para realizar uma consulta mais rápida, você pode contar com os filtros: Avaliação, turma, e professor.

Selecione uma ou mais disciplinas para configurar as datas, na sequência clique no botão Configurar datas e arquivos.


Figura 20


Na tela que será aberta de Editar Configurações, estão disponíveis as seguintes opções:


Data de Visualização de Notas: Informe a data de visualização das notas. A apresentação ao aluno será a partir da data configurada;

Data de Avaliação: Informe a data de avaliação da disciplina;

Habilitar o Recebimento de Arquivos: Habilita o recebimento de arquivos para a avaliação;

Data Limite para Recebimento dos Arquivos: Informe a data limite para recebimento do arquivo.


Figura 21


3. SITUAÇÃO DO PERÍODO LETIVO


Para alterar a situação do Período Letivo, realize a consulta do período letivo desejado e clique no ícone de 'lápis', informe a situação(Aberto, Cancelado ou Encerrado) e o motivo, para finalizar clique em Salvar.


Figura 22


4. CONCLUSÃO


Seguindo as instruções apresentadas neste guia, é possível realizar de forma segura e eficiente o cadastro e a configuração do Período Letivo, garantindo uma gestão acadêmica organizada e alinhada às necessidades da instituição. Recomendamos que cada etapa seja realizada com atenção, evitando inconsistências que possam impactar nos processos de matrícula, avaliação e acompanhamento acadêmico. Com o correto uso dessas funcionalidades, sua instituição terá maior controle e praticidade na administração dos períodos letivos.


Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.


Até breve!  

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