GERAR REMESSA

Criada por Leonardo Borges, Modificado em Qui, 31 Jul na (o) 1:31 PM por Andréia Klehm

Olá, cliente JACAD, tudo bem? Este guia traz todas as instruções necessárias para as Gerar Remessa. Boa leitura!


ÍNDICE




1. INTRODUÇÃO


A funcionalidade Gerar Remessa permite a geração de arquivos para envio aos bancos, contemplando tanto a emissão de boletos quanto a solicitação de baixas ou cancelamentos. Esses arquivos seguem os padrões exigidos pelas instituições financeiras, assegurando que os boletos gerados no sistema JACAD possam ser corretamente processados e liquidados.


2. GERAR REMESSA BANCÁRIA


Para acessar a tela Arquivo de Remessa Bancária, acesse o menu Financeiro, vá até Boletos e clique em Gerar Remessa Bancária.


Figura 1


Na tela Arquivo de Remessa Bancária, estão disponíveis os seguintes filtros e opções:

  • MR/Cedente: Selecione o método de recebimento previamente cadastrado (MÉTODO DE RECEBIMENTO);

  • Somente Boletos sem remessa enviada: Filtra apenas os boletos que ainda não foram incluídos em remessas;

  • Somente com CPF/CNPJ informado: Garante que apenas boletos com dados completos do pagador sejam processados, evitando rejeições bancárias;

  • Remessa para alteração: Permite gerar uma nova remessa para substituir a última enviada;

  • Pagador: Possibilita filtrar boletos por um pagador específico, ideal para processar remessas individualizadas;

  • Somente boletos com Rateio Configurado: Inclui apenas boletos que possuem rateio previamente definido;

  • Somente com endereço informado: Valida a existência de endereço cadastrado, evitando erros na aceitação pelo banco;

  • Vencimento: Define o intervalo de datas de vencimento dos boletos a serem incluídos;

  • Emissão: Filtra os boletos conforme a data de emissão;

  • Limitar: Estabelece o número máximo de boletos a serem exibidos na listagem.


Figura 2


Ao realizar uma consulta, vamos selecionar os que desejamos e vamos clicar no Selecionar/Desselecionar, com isso será marcado e após clicamos no botão Gerar Remessa.


Figura 3

No momento que Gerar Remessa, irá selecionar um local de seu computador para salvar e clique em Salvar.

Figura 4


Com isso ficará marcado o dia que foi gerado a remessa e o nome do arquivo gerado.

Figura 5


2.1. Faq. Gerar Remessa

Ao gerar a remessa, podem surgir inconsistências em algumas informações que não constam no boleto, geralmente devido à ausência de dados do aluno.

 

Conforme ilustrado na Figura 6, a mensagem apresentada está relacionada à falta de endereço do aluno. Para corrigir essa situação, é necessário inserir o endereço no cadastro do aluno e, em seguida, gerar um novo boleto.

 

Figura 6


3. GERAR REMESSA BAIXA/CANCELAMENTO


Para acessar a tela Arquivo de Remessa Baixa/Cancelamento.


Vamos até o menu Financeiro, vá até Boletos e clique em Gerar Remessa Baixa/Cancelamento.


Figura 7


Na tela Arquivo de Remessa Baixa/Cancelamento, estão disponíveis os seguintes campos e filtros:

  • MR/Cedente: Selecione o método de recebimento utilizado para emissão dos boletos (MÉTODO DE RECEBIMENTO);

  • Somente boletos sem remessa de cancelamento enviada: Exibe apenas os boletos cuja baixa ou cancelamento ainda não foi processado;

  • Pagador: Permite filtrar boletos de um pagador específico;

  • Vencimento: Define o intervalo de vencimentos dos boletos a serem cancelados ou baixados;

  • Emissão: Filtra boletos com base na data de emissão.


Figura 8


Ao realizar uma consulta, vamos selecionar os boletos e clicar no botão Selecionar/Desselecionar, com isso será marcado e após clicamos no botão Gerar Remessa.

Figura 9


No momento de gerar a remessa, será necessário selecionar um local em seu computador para salvá-la. Após escolher o local, clique em Salvar


Figura 10


Ao gerar todos, será removido e não estará apresentando na tela de Arquivos de Remessa Baixa/Cancelamento.

Figura 11


4. CONCLUSÃO


Chegamos ao final deste guia sobre o Gerar Remessa no sistema JACAD. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.


Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.


Até breve!

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo