CURSOS EXTRAS

Criada por Documentação SWA, Modificado em Qua, 27 Ago na (o) 10:41 AM por Andréia Klehm

Olá, cliente JACAD, tudo bem? Este guia traz todas as instruções necessárias para o cadastro de cursos extras. Boa leitura! 



ÍNDICE





1. INTRODUÇÃO


Esta documentação tem como objetivo orientar a instituição na configuração e utilização do recurso de Cursos Extras no sistema acadêmico e no Portal do Aluno.


Cursos extras são formações de curta ou média duração, com foco específico em um tema ou habilidade, que não exigem vínculo acadêmico formal como cursos regulares. Eles oferecem flexibilidade e agilidade, permitindo que o aluno se capacite em áreas de interesse de forma prática e direcionada.


Ao longo deste documento, você encontrará instruções detalhadas sobre como habilitar a funcionalidade, definir regras de oferta e configurar períodos de matrícula. O conteúdo abrange desde as configurações iniciais no sistema até a experiência do aluno no portal, incluindo regras de validação, etapas da compra e geração do financeiro. Com estas orientações, sua equipe poderá disponibilizar cursos extras de forma organizada, segura e alinhada às necessidades da instituição e de seus alunos.



2. PERMISSÕES



Para habilitar o acesso ao recurso de cursos extras aos usuários do sistema SWA.JACAD, é necessário liberar a permissão de acesso.

                                        

Dessa forma, siga o passo a passo abaixo para mais informações sobre como realizar esse processo.



PASSO 1: Acesse o Menu Preferências, navegue até Usuários e Permissões e clique no submenu Permissões.


  

Figura 1 


PASSO 2:  Na tela Controle de Permissões de Acesso, selecione um grupo de usuário. Na sequência na tabela Grupo de Permissões, selecione o item Opções - Configurações . A partir daí, será possível definir, de forma personalizada, quais funcionalidades estarão disponíveis para esse grupo de usuário.


Figura 2



3. CONFIGURAÇÕES


Neste passo, serão apresentadas as configurações necessárias para disponibilizar os cursos extras. 


3.1. Grau de graduação


Acesse o menu Acadêmico, navegue até Estrutura Curricular e clique em Grau de Graduação.


Figura 3


Realizar o cadastro de grau de graduação que possua o tipo Cursos Livres, como demonstrado abaixo:


Figura 4


3.2. Matriz curricular


Acesse o menu Acadêmico, navegue até Estrutura Curricular e clique em Matriz Curricular.


Figura 5


Na matriz curricular deve ser informado o grau de graduação cadastrado anteriormente.


Figura 6


3.2. Cursos extras


Acesse o menu Preferências, navegue até Configurações, clique em Outras Configurações e em Cursos Extras.


Figura 7


Na tela de Configurações de Ofertas Cursos extras, preencha os campos:


  • Dias p/ 1ª Parcela: O número de dias a ser adicionado à primeira parcela;
  • Forma de Ingresso: Indica o processo ou modalidade pela qual o aluno ingressou na instituição;
  • Pix Gateway: Preencha o campo com o gateway que será utilizado para gerar o Pix; 
  • Validar Pendências do Aluno: Se essa opção estiver selecionada, o sistema irá validar as pendências que o aluno possa ter, sejam elas acadêmicas ou financeiras, e impedir a compra de cursos extras se existir alguma pendência;
  • Editar Datas: A tabela apresentada uma lista de todos os períodos letivos abertos cadastrados na organização. Ao clicar em Editar Datas, será possível adicionar ou editar o período de oferta de cursos extras do período letivo selecionado. Lembrando que a data de início não pode ser maior que a data de término, a data de término não pode ser anterior a data de início e nenhuma das datas pode estar fora das datas de início e fim do período letivo;
  • Remover Datas: Ao clicar em remover datas, o período de oferta de cursos extras será removido do período letivo selecionado.
  • Turmas/Cursos: Exibe as turmas de cursos extras ofertadas no período letivo. Caso não haja valor, o curso pode ser marcado como gratuito. 


Figura 8


3.3. Plano de pagamento


Caso o curso extra possua custos, será necessário realizar o cadastro do respectivo plano de pagamento.

 

ATENÇÃO: Para maiores informações sobre o cadastro de plano de pagamento clique aqui.



Acesse o menu Financeiro, navegue até Contratos e clique em Plano de Pagamento, e realize o preenchimento dos dados.


Figura 9


Acesse o menu Preferências, navegue até Configurações, clique em Acadêmicas e em Acadêmico, vá até a aba Rematrícula Web, e marque as opções para gerar as parcelas e os boletos.


Figura 10



4. PORTAL DO ALUNO


Neste passo, serão apresentadas as configurações do portal do aluno, bem como o processo de aquisição de curso extra. 



4.1. Configuração


Acesse o menu Preferências, navegue até Configurações, clique em Portais e em Portal do Aluno.


Figura 11



Na tela de Configurações do Portal do Aluno, clique na aba Config. Menu e marque a opção Cursos Extras.


Figura 12



4.2. Compra do curso extra



No portal do aluno, clique no menu Acadêmico e em Cursos Extras.


Figura 13


Essa tela inicial lista todos os períodos letivos com cursos extras cadastrados, cuja data de acesso esteja dentro do período de oferta definido no sistema acadêmico, para dar continuidade selecione e curso desejado e clique no botão Comprar.


Figura 14


Na próxima etapa selecione o plano de pagamento e clique no botão Finalizar Compra.


Figura 15


Na sequência será apresentada uma mensagem se deseja realizar a compra do curso extra selecionado, clique em Sim para dar continuidade.


Figura 16





Após, o aluno será encaminhado para a página do aceite do contrato, clique em Aceitar e ir para o Pagamento.


Figura 17


Será apresentada a mensagem de confirmação para o aceite do contrato.


Figura 18



Na sequência será apresentada as opções para pagamento. Caso deseje realizar o pagamento posteriormente você pode clicar no botão Voltar.


Figura 19


Assim, o aluno será direcionado para a página de contratos, a partir da qual poderá navegar em seu portal, e se desejado acessar no menu Financeiro para realizar o pagamento das parcelas.


Figura 20



5. COMPRA CURSO EXTRA DESKTOP


Na Tela de Cadastro do aluno, selecione o aluno desejado e clique no botão Adicionar, e preencha os dados e clique no botão Salvar.


Figura 21



Na sequência acesse a Tela de Cadastro de Matrícula e clique no botão Nova Matricula, e realize o preenchimento dos dados.


Figura 22


Prossiga com as etapas de matrícula até a conclusão do cadastro.


Figura 23


A matrícula será gerada com sucesso!!


Figura 24


6. CONCLUSÃO


Chegamos ao final deste guia sobre os cursos extras. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.


Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.


Até breve!  

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