MATRIZ CURRICULAR

Criada por Documentação SWA, Modificado em Qua, 21 Mai na (o) 8:29 AM por Andréia Klehm

Olá, cliente JACAD, tudo bem? Este guia fornece todas as instruções necessárias para o cadastro de uma matriz curricular.  Boa Leitura!



ÍNDICE






1. INTRODUÇÃO


Este documento tem como finalidade orientar, de forma clara e objetiva, o processo de cadastro de matrizes curriculares no sistema JACAD.

A matriz curricular é um dos pilares da organização acadêmica, pois define a estrutura dos cursos oferecidos pela instituição. Nela são especificadas as disciplinas que compõem o curso, suas respectivas cargas horárias,  e a distribuição ao longo dos períodos.

O correto cadastramento da matriz curricular no JACAD é fundamental, uma vez que ela se vincula diretamente a diversas funcionalidades do sistema, como a oferta de turmas, as matrículas dos alunos, a emissão de históricos acadêmicos, entre outros processos institucionais.

Ao longo desta documentação, serão apresentados, de forma detalhada, os passos necessários para o registro de uma nova matriz curricular, garantindo o pleno funcionamento das operações relacionadas.



2. PERMISSÃO


Para habilitar o acesso a tela de matriz curricular aos usuários do sistema SWA.JACAD, é necessário liberar a permissão de acesso.

                                        

Dessa forma, siga o passo a passo abaixo para mais informações sobre como realizar esse processo.


PASSO 1: Acesse o Menu 'Preferências', navegue até 'Usuários e Permissões' e clique no submenu 'Permissões'.


Figura 1


PASSO 2: Na tela 'Controle de Permissões de Acesso', selecione um grupo de usuário.


Figura 2


PASSO 3: Navegue até a tabela 'Grupo de permissões' e selecione o grupo de permissões clicando em 'Acadêmico'.

Selecione as permissões necessárias para ativar as suas respectivas funcionalidades.


Figura 3


Segue abaixo algumas das permissões:


  • Matriz Curricular - Tela de Cadastro;
  • Matriz Curricular - Inserir nova Matriz;
  • Matriz Curricular - Consulta;
  • Matriz Curricular - Editar;
  • Matriz Curricular - Apagar;
  • Período - Adicionar;
  • Período - Consulta;
  • Período - Editar;
  • Período - Remover;
  • Disciplina - Adicionar;
  • Disciplina - Cadastro;
  • Disciplina - Editar;
  • Disciplina - Remover;
  • Disciplina - Grupo de Disciplina - Associar;
  • Disciplina - Grupo de Disciplina - Remover;
  • Plano de Ensino - Disciplina - Cadastro/Visualizar;
  • Matriz Curricular - Categoria de Atividade Complementares - Aba;
  • Matriz Curricular - Editar centro de custo;
  • Matriz Curricular - Opções - Replicar Matriz curricular;
  • Matriz Curricular - Planos de Pagamento - Aba;
  • Curso Matriz - Relatórios - Relatório de Grade;
  • Relatório - Ementas Curso Matriz;



OBSERVAÇÃO: O procedimento de liberação deve ser realizado para todos os grupos de usuários que deverão ter o acesso a tela de cadastro de matriz curricular.




3. ACESSANDO A TELA DE MATRIZ



A tela cadastro de matriz curricular, é possível ser acessada de duas formas: 



ACESSO A: Clique no Menu de acesso rápido 'Matriz'.


Figura 4


ACESSO B: Clique no Menu 'Acadêmico', navegue até 'Estrutura Curricular' e clique em 'Matriz Curricular'.


Figura 5



4. CADASTRANDO UMA MATRIZ CURRICULAR



Para iniciar o cadastro de uma matriz curricular clique no Botão 'Inserir'.


Figura 6


4.1. Aba Curso



CADASTROS INICIAIS


Nome: O nome deve ser único e conter informações para a identificação da matriz pelos outros usuários do sistema. Ex: Letras M24 e Letras M25 para as matrizes do curso de letras dos anos 2024 e 2025 respectivamente;

Nome Reduzido: Uma abreviação do nome do curso. Ex: ADM, para o curso de Administração.

Curso: Selecione o Curso. Deve estar previamente cadastrado;

Graduação: Por exemplo se o curso é de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado, etc;

Coordenador: Deve estar previamente cadastrado como professor;

Centro de Custo: Informe o centro de custo referente aos valores desta matriz. Deve estar previamente cadastrado.

Eixo Tecnológico: Informe o eixo tecnológico do curso. Deve estar previamente cadastrado. Preenchimento opcional.

Modalidade: Informe a Modalidade do curso, sendo: Presencial, EAD;

ID INEP: Refere-se ao ID INEP da matriz. Utilizado na geração de Arquivo CENSO;

Data Currículo: Data Currículo do curso, em que indica a data que o currículo escolar foi aprovado e passou a ser aplicado ao curso, ou seja, a data de cadastro do curso matriz ou data de inicio do primeiro período letivo associado ao curso. Utilizado para o diploma digital.

Status: Apresenta o status da matriz, em que, temos as opções de ativo e inativo.


Figura 7


CONFIGURAÇÃO DE HORAS


Min.Hr. Aula: Indica quantos Minutos-Relógio tem a Hora Aula. Por exemplo, caso a IES utiliza a Hora Aula com duração de 50 minutos, deve-se indicar o número 50;

Créditos: Refere-se à quantidade de créditos exigidos no curso, utilizado para o nível de ensino do Mestrado. Este campo é opcional;

Carga Horária: refere-se a carga horária total do curso;

Carga Horária atividade Exigidas: Refere-se a quantidade de horas exigidas para atividades complementares que os alunos matriculados neste curso devem apresentar;

Carga Horária Atividade Extensão: Refere-se a quantidade de horas exigidas de atividade de extensão que os alunos matriculados neste curso devem apresentar;

Carga Horária Itinerário: Refere-se à quantidade de horas do itinerário, utilizado para o nível de Ensino Básico (Ensino Médio);

Carga Horária TCC: Refere-se a carga horária do TCC. Este campo é opcional;

Carga Horária de Estágio: Refere-se a carga horária de Estágio;

Carga horária Prática e Teórica: Estes campos referem-se a divisão da carga horária total do curso em horas práticas e horas teóricas. São campos opcionais;

Carga Horária EAD: Refere-se a carga horária EAD. Este campo é opcional;

Carga Horária Presencial: Refere-se a carga horária presencial.


Figura 8




CONFIGURAÇÃO DE NOTAS


 Esta configuração é utilizada de forma geral pelas turmas vinculadas a este curso. Após cadastrada no curso, esta configuração poderá ser personalizada de forma especifica no cadastro de turma.



Configuração para Período Normal: Utilizada para notas que não entraram em exame ainda.

  • Média: A nota mínima que o aluno deve atingir para ser considerado APROVADO nas disciplinas do curso.
  • Média Mínima: A nota mínima que o aluno deve atingir para não ser considerado REPROVADO nas disciplinas do curso.


OBSERVAÇÃO: O sistema considera EM EXAME alunos que obtenham média entre a nota configurada para "Média Mínima" e "Média" do campo 'Período Normal'.

 

Configuração para Recuperação: Utilizada para alunos que entraram em exame.

  • Média: A nota mínima que o aluno deve atingir para ser considerado APROVADO nas disciplinas do curso.
  • Média Mínima: A nota mínima que o aluno deve atingir para não ser considerado REPROVADO nas disciplinas do curso.

 

Frequência: Configurada em Porcentagem. Refere-se a porcentagem mínima de frequência que o aluno precisa atingir para não ser considerado como REPROVADO por Frequência, nas disciplinas do curso.

  • Frequência por 'Por Disciplina': O percentual de frequência é realizado individualmente para cada uma das disciplinas matriculadas do aluno.
  • Frequência por 'Por Módulo': É realizada a soma da quantidade de aulas de todas as disciplinas e somada todas as faltas que o aluno obteve no módulo (disciplinas matriculadas), desta forma, se o aluno obter uma frequência menor que 75% no módulo ele reprova em todas as disciplinas por frequência.


Figura 9


CONFIGURAÇÃO DE PRAZO


Neste painel é configurado Prazo Mínimo e Máximo para conclusão do curso.


Prazo em: Selecione a opção por Anos, Meses ou por Semestres;

Prazo Inicial: Refere-se ao prazo mínimo para conclusão do curso.

Prazo Máximo: Refere-se ao prazo máximo para conclusão do curso, em que, este campo é utilizado para indicar os alunos que jubilam no curso.

Periodicidade: Refere-se a periodicidade do curso, em que, temos as opções de Semestral, Anual ou Modular.

Possível Trancar no 1º Período: Esta opção quando marcada permite que matrículas de alunos deste curso possam ser trancadas no 1º módulo/período do curso. Quando desmarcada, o trancamento da matrícula pode ser realizado apenas a partir do 2º módulo/período.



Figura 10


Após inserir estas informações é possível Salvar o cadastro de Matriz Curricular. 




4.1.1. Períodos para a matriz



No sistema JACAD, Períodos são as divisões do Curso, etapas da formação escolar, normalmente divididas em Anos ou Semestres (Ex: 1° Ano, 2° Ano, 3° Ano...), Períodos (EX: 1º Período, 2° Período, 3º Período), ou ainda módulos (ex: Mod I, Mod II), níveis (Ex: Nível I, Nível II), ou não ter divisão tendo apenas um período único.


OBSERVAÇÃO: Não confundir com Período Letivo!


Para adicionar os Períodos na Matriz Curricular clique no Botão 'Adicionar' e selecione os períodos desejados e clique no Botão 'Selecionar'.


Figura 11


Dessa forma, os períodos serão adicionados a matriz.


Figura 12



4.1.2. Disciplinas da matriz



Para adicionar as disciplinas na matriz, selecione o 'Período' e no painel de disciplinas clique no botão 'Adicionar'.


Figura 13



DADOS DA  DISCIPLINA


Descrição: Preencha com o nome da disciplina;

Nome Reduzido: Informe o nome reduzido da disciplina;

Professor Padrão: Informe o nome do professor. Ao cadastrar a turma o professor já virá preenchido. Este campo é opcional; 

Modalidade: Informe a modalidade da disciplina, sendo: Presencial, Semi Presencial ou EAD.


Figura 14



CONFIGURAÇÃO PARA CARGA HORÁRIA


CH. Padrão: Carga horária da disciplina;

CH. Cobrada: Carga horária cobrada da disciplina.

CH Corrida:  Se refere ao número de horas relógio, ou seja, se a carga horária de uma disciplina é de 40h mas com aulas de 50min temos (40x50)/60 = 33,33 horas;

CH. Teórica: Carga horária teórica da disciplina;

CH. Prática: Carga horária prática da disciplina;

CH. Extensão: refere-se a carga horária de extensão;

Créditos: Refere-se aos créditos da disciplina, não utilizando sistema por créditos informe 0 (zero).

CH: Presencial: Carga horária presencial da disciplina;

CH. EAD: Carga Horária em EAD da disciplina;

Qtde. Aulas e Utiliza Frequência Resumida: Essas opções são utilizadas se a instituição utiliza o diário de frequência resumida.


Figura 15



CONFIGURAÇÕES PARA AVALIAÇÃO



Avaliação: Informe qual será a forma de avaliação da disciplina, sendo:

  • Por Notao professor informa uma nota entre 0 e 10.
  • Conceito Objetivo: o professor escolhe entre os conceitos configurados (Excelente, bom, regular,...)
  • Conceito Suficiênciao professor marca o checkbox quando o aluno foi suficiente na disciplina.
  • Conceito Descritivoo professor descreve como foi o desempenho do aluno na disciplina (utilizado geralmente na educação infantil).

Tipo: Refere-se ao tipo da disciplina, com as opções: Disciplina, Módulo, Atividade, Estágio, Trabalho de Conclusão de Curso, Monografia, Artigo, Projeto, Produto, Atividade Complementar, Atividade de Extensão.

Obrigatoriedade: Informe a obrigatoriedade da disciplina, com as opções: Obrigatória, Optativa ou Eletiva.

Complementariedade: Refere-se a complementariedade da disciplina, com as opções: Base Nacional Comum, Parte Diversificada, Não Informado, Formação Específica, Estágio, Itinerário Formativo Obrigatório(IF), Itinerário Formativo Eletivo (IF), Formação Geral Básica e Parte Flexível Obrigatória. Este campo é opcional; 

Área de Conhecimento: Refere-se a área de conhecimento da disciplina, com as opções: Não Informado, Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Formação Técnica e Profissional. Essa opção é utilizada para colégios.


Figura 16


OPÇÕES


Disciplina TCC: Refere-se a uma disciplina cadastrada como Trabalho de Conclusão de Curso, em que, é utilizada para validar o título e a nota do TCC entregue pelo aluno. Utilizado no recurso de Alunos Concluintes do período Letivo, para mais informações clique aqui.

Não Apresentar Nota no Histórico: Com essa opção marcada não é apresentada a nota no Histórico Escolar do Aluno;

Não Apresentar Frequência no Histórico: Com essa opção marcada não é apresentada a Frequência no Histórico Escolar do Aluno;

Não Contabilizar no Ranking de notas: Se marcar essa opção, a disciplina não fará parte do cálculo da Média para o Relatório de Ranking de notas (A95);

Reprovar apenas por Frequência: O Aluno é reprovado na disciplina apenas por Frequência, caso fique abaixo do percentual de frequência configurado.

No caso da nota, mesmo que o aluno não alcance a média constará como Aprovado na disciplina.

Não Contabilizar para Reprovação no Período Matriculado (Encerramento de Turmas): Se marcar essa opção a disciplina não contabilizará como Reprovada ao realizar o encerramento da turma;

Não Enviar para o Educacenso: Quando a opção de “Não enviar para o Educacenso” estiver marcada, a disciplina não será listada para envio ao Educacenso, caso todas as disciplinas de um determinado professor estiverem marcadas para não serem enviadas para o Educacenso, este professor também não será enviado.


Figura 17



REMATRÍCULA



Não Validar Conflito de Horários na Rematrícula: Se marcada essa opção não fará a validação do conflito de horários na Rematrícula.

Não utilizar na contagem do mínimo de disciplinas para ingressar no módulo: Será utilizada para rematrícula modular, e caso marcada a disciplina não entra na contagem do mínimo de disciplinas para ingressar no módulo. 

Ter Cursado - % do Curso: O aluno precisa ter cursado o percentual informado, para que possa se matricular na disciplina, caso seja menor o aluno não poderá se matricular na disciplina.

 Esse campo, é validado com o Percentual de Disciplinas Cursadas (Tela do Aluno->selecionar o curso->clicar no Botão Histórico de Disciplinas Cursadas->Aba Resumo->campo “% Disc. Cursadas (HR)”.


Figura 18


Dessa forma, a disciplina será inserida na matriz.


Figura 19


Na parte inferior da Tela de Matriz Curricular ainda dispomos das seguintes opções:


Editar: Realiza a edição de dados da disciplina;

Remover: Remove a disciplina da matriz;

Associar Grupo: Associa as disciplinas a um grupo de optativas;

Remover Grupo: Remove o grupo de optativa da disciplina;

Plano de Ensino: É realizado o cadastro do plano de ensino na matriz para a disciplina. Para maiores informações clique aqui;

Grupo Itinerário: Associa um grupo de itinerário nas disciplinas. Essa opção é utiliza para colégios.



4.1.2.1. Aba Equivalências


Nesta opção são realizadas as equivalências de disciplinas entre as matrizes curricular.


Para maiores informações sobre o cadastro de equivalências na matriz clique aqui.



4.1.2.2. Aba pré-requisitos


Os pré-requisitos são disciplinas que devem ser cursadas e aprovadas antes que o estudante possa se matricular em outras disciplinas mais avançadas. Elas garantem que o aluno tenha os conhecimentos e habilidades necessários para acompanhar o conteúdo da disciplina subsequente, contribuindo para uma progressão acadêmica mais estruturada e eficiente. 



Para cadastrar o pré-requisito selecione a disciplina e clique no Botão 'Editar'.


Figura 20


Na sequência clique na Aba 'Pré-requisitos' e clique no Botão 'Adicionar'.


Figura 21


Na Tela de 'Consulta de Disciplina Pré-requisitos' selecione a disciplina desejada e clique no Botão 'Selecionar'.
Dessa forma, o aluno terá que cursar primeiro a disciplina de 'Culturas e Lavouras I (Soja, Algodão e Milho)', para então poder cursar a disciplina de 'Culturas e Lavouras II (Mandioca, Café, Canola, Aveia e Sorgo)'.


Figura 22


A disciplina será adicionada como pré-requisito, para finalizar clique no Botão 'Salvar'.


Figura 23


4.1.2.3. Aba co-requisitos



Co-requisitos é uma disciplina que deve ser cursada simultaneamente a outra, pois seu conteúdo é complementar e necessário para o pleno aproveitamento da disciplina principal.



Para cadastrar o co-requisito selecione a disciplina e clique no Botão 'Editar'.


Figura 24



Na sequência clique na Aba 'Co-requisitos' e clique no Botão 'Adicionar'.


Figura 25



Na Tela de 'Consulta de Disciplina co-requisitos' selecione a disciplina desejada e clique no Botão 'Selecionar'.


Figura 26


A disciplina será adicionada como co-requisito, para finalizar clique no Botão 'Salvar'.


Figura 27



4.1.2.4. Aba grupo de equivalência


Essa funcionalidade é utilizada quando duas ou mais disciplinas ofertadas anteriormente foram unificadas em uma única disciplina na nova grade curricular. 


Para maiores informações sobre o cadastro de grupo de equivalências na matriz clique aqui.




4.1.2.5. Aba configuração currículo


Neste passo, veremos sobre o cadastro de área e etiquetas, em que, essas informações não são obrigatórias para preenchimento.


Para realizar o cadastro de área e etiqueta, é necessário que as mesmas estejam previamente cadastradas na matriz.


Para informações do cadastro de área clique aqui.

Para informações sobre o cadastro de etiqueta clique aqui.


Para adicionar a área e etiqueta selecione a disciplina e clique no Botão 'Editar'.


Figura 28


Na Tela 'Cadastro de Disciplinas' clique na Aba 'Config. Currículo'.


Figura 29


Na seção 'Áreas' clique no Botão 'Adicionar', selecione a área desejada e clique no botão 'Selecionar'.

Figura 30



Na seção 'Etiquetas' clique no Botão 'Adicionar', selecione a etiqueta desejada e clique no botão 'Selecionar'.


Figura 31


Ainda dispomos dos campos abaixo para preenchimento:


Ementa: Um campo aberto onde o usuário poderá preencher a ementa.

Fase: Campo aberto onde o usuário possa adicionar a fase.




4.2. Aba unidade curricular



Em um artigo sobre Unidades Curriculares postado pelo site da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), cita que uma unidade curricular é cada item que compõe uma estrutura curricular e que podem variar de acordo com seu tipo. Os tipos de unidades curriculares citados são: os mesmos tipos encontrados no site do MEC, onde é possível visualizar um XML de exemplo do Currículo Digital que traz todas as informações que podem conter no arquivo e as informações obrigatórias. Disciplina, Curso, Atividade, TCC, Estágio, Atividades complementares e Atividades de Extensão. 

Abaixo será mostrado como devem ser cadastrados esses tipos.






Clique aqui e leia o Artigo da UFSC

















4.2.1. Como adicionar uma unidade curricular a sua matriz?



PASSO 1: Acesse o menu 'Matriz'. Em seguida, insira ou consulte uma matriz. 

Figura 32

 


PASSO 2: Clique na aba 'Unidade Curricular' e na sequência no Botão 'Adicionar'.


Figura 33


PASSO 3: Dessa forma, será aberta a Tela de 'Cadastro de Unidade Curricular' com a aba 'Dados' portando os seguintes campos para cadastro: 


Nome: Um campo aberto onde o usuário poderá colocar uma descrição na unidade curricular; 

Tipo: Um combobox onde será apresentado todos os tipos de unidade curricular;

Ementa: Um campo aberto onde o usuário poderá preencher a ementa associada a essa unidade curricular. Este campo é opcional;

CH Hora Aula: Um campo onde é possível adicionar a carga horária da unidade; 

CH Hora Relógio: Campo que será possível adicionar a carga horária que a aula terá duração; 

Fase: Campo aberto onde o usuário possa adicionar a fase do curso recomendada para cursar a unidade curricular. Este campo é opcional.


Figura 34



PASSO 4: Após preencher a primeira aba 'Dados' e clicar no botão 'Salvar', as demais abas serão desbloqueadas, assim, sendo possível complementar o cadastro caso necessário.


Figura 35


PASSO 5: Clique na aba 'Pré-requisitos' e no botão 'adicionar'
Este campo é opcional e que deve ser usado para declarar um conjunto de Unidades Curriculares que deve ser previamente cursadas pelo aluno. 


Figura 36


Ao clicar em adicionar, o sistema deverá listar uma consulta com as disciplinas da matriz. Esta consulta deve ser apresentado todas as disciplinas da matriz selecionada.


PASSO 6: Selecione a 'Disciplina' e clique em 'Selecionar'.


Figura 37


PASSO 7: Clique na aba 'Equivalência' e no botão 'Adicionar'
Este campo é opcional e deve ser usado para identificar Unidades Curriculares, ou conjuntos de Unidades Curriculares, que quando cursadas pelo aluno implicam na integralização desta Unidade Curricular.


Figura 38


PASSO 8: Consulte por disciplina, curso ou período. Selecione a disciplina e clique em 'Selecionar'.


Figura 39


Esta aba será similar a aba de equivalência do cadastro de disciplinas, onde o usuário  poderá adicionar disciplinas/unidades curriculares de outras matrizes que são equivalente a essas unidades. Esta consulta deve trazer as unidades curriculares e disciplinas, de acordo com os filtros selecionados.

PASSO 9: Clique na aba 'Etiquetas' e, em seguida, no botão 'Adicionar'Este campo é opcional.

Figura 40



Ao clicar em 'Adicionar' serão listadas todas as etiquetas cadastradas no curso matriz.


PASSO 10: Selecione a etiqueta e clique selecionar.


Figura 41



PASSO 11: Na aba Áreas clique no botão 'adicionar'. Adicione as áreas desejadas e clique em 'Salvar'. Este campo é opcional.

Figura 42


Após isso, o cadastro de Unidade Curricular é apresentada na aba 'Unidade Curricular'.


Figura 43


4.3. Aba recursos


4.3.1. Seção áreas


Selecione a matriz desejada, clique na Aba 'Recursos' e na seção 'Áreas' clique no Botão 'Adicionar'.


Figura 44


Na Tela de 'Cadastro de Área', informe o nome da área e clique no Botão 'Salvar'.


Figura 45


Dessa forma, a área será apresentada na matriz.


Figura 46


4.3.1. Seção Habilitação



Selecione a matriz desejada, clique na Aba 'Recursos' e na seção 'Habilitação' clique no Botão 'Adicionar'.


Figura 47


Na Tela 'Cadastro de Habilitação', informe o nome e a data da habilitação e clique no Botão 'Salvar'.


Figura 48



4.4. Aba currículo


4.4.1 Seção etiqueta


Selecione a matriz curricular desejada, clique na Aba 'Currículo' e na seção 'Etiquetas' clique no Botão 'Adicionar'.


Figura 49


Na Tela 'Cadastro de Etiqueta', os campos são abertos para preenchimento possibilitando que cada instituição defina seu próprio conjunto de etiquetas e correspondentes semânticas.

Seguem dados para preenchimento:

Código: Abreviatura do nome da etiqueta;
Nome: Nome da Etiqueta.


Figura 50


Dessa forma, a etiqueta será apresentada na matriz curricular.


Figura 51




4.4.2 Seção rótulos



Selecione a matriz desejada, clique na Aba 'Currículo' e na seção 'Rótulos' clique no Botão 'Adicionar'.


Figura 52



Será aberta a Tela 'Cadastro de Rótulo', em que devem ser informados os seguintes dados:


Unidade Curricular:  Informe o tipo de unidade curricular ao qual este critério se aplica;

Carga Horária Mínima: Define o mínimo de horas que o aluno deve cursar, considerando as Unidades Curriculares que atendam ao Critério;

Carga Horária Máxima: Define o máximo de horas que o aluno deve cursar, considerando as Unidades Curriculares que atendam ao Critério, para fins de integralização curricular. Caso um histórico possua elementos de histórico com mais horas do que associadas ao Critério, será considerada a Carga Horária Máxima;

Para Total: é um elemento opcional, deve ser usado para indicar que quanto de carga horária deste Critério contribui para o Total da Carga Horária do Curso. Caso seja omitida, considera-se que este critério é utilizado exclusivamente para definir critérios de integralização e não contribui com a carga horária total do curso. 


Após preencher clique no botão 'Salvar', para que seja possível adicionar as etiquetas.

Figura 53



Na Seção 'Etiquetas' clique no Botão 'Adicionar'.


Figura 54


Selecione a etiqueta desejada e clique no Botão 'Selecionar'.


Figura 55


Dessa forma, será apresentado na matriz.


Figura 56




4.5. Aba atividades complementares


Neste passo, veremos como cadastrar as categorias de atividades complementares na matriz curricular.


Selecione a matriz desejada e clique na Aba 'Atividades Complementares' e clique no Botão 'Adicionar'.


Figura 57



Será aberta a Tela de 'Cadastro de Categorias de Atividades Complementares'.


Categoria: Para informar a categoria clique no botão reticências (...) para consultar a categoria cadastrada previamente, ou caso ainda não possua cadastrada clique no ícone de lápis;

Horas Mínimas Exigidas: Quantidade mínima de horas que deve ser entregue para essa categoria;

Horas Máximas Aceitas: Quantidade máxima de horas a serem entregues para essa categoria.


Após preencher esses dados e clicar no botão 'Salvar', a seção de 'Atividades Complementares'

será desbloqueada, assim, sendo possível complementar o cadastro.

Figura 58


Clique no Botão 'Adicionar', em que, será aberta a Tela de 'Cadastro de Atividade Complementar', com os seguintes campos:


Atividade: Para informar a atividade desta categoria clique no botão reticências (...) para consultar a atividade, ou caso ainda não possua cadastrada clique no ícone de lápis;

Horas Mínimas Exigidas: Quantidade mínima de horas que deve ser entregue para essa atividade;

Horas Máximas Aceitas: Quantidade máxima de horas a serem entregues para essa atividade.

Descrição: Informe uma descrição para a atividade. Preenchimento opcional.


Figura 59


Como no exemplo abaixo é possível cadastrar várias atividades dentro da mesma categoria, até que seja completada o máximo de horas da categoria.

Figura 60


Dessa forma, a categoria é adicionada a matriz curricular.


Figura 61



4.6. Aba planos de pagamento


Com essa opção, a instituição que utiliza planos de pagamento vinculados às matrizes curriculares poderá visualizá-los ou adicioná-los, como veremos a seguir.


Consulte a matriz desejada e clique na Aba 'Planos de Pgto', na sequência clique no Botão 'Adicionar'.


Figura 62



Será aberta a Tela de 'Consulta Plano de Pagamento', clique no Botão 'Buscar' para listar os planos, selecione os planos que deseja vincular a matriz e clique no botão 'Selecionar'.


Figura 63


Dessa forma, o plano será vinculado a matriz curricular. Também é possível marcar a flag para que não apresente na rematricula web, gestão de polos e processo seletivo, caso seja necessário.


Figura 64



4.7. Aba mais configurações



Não apresentar para os usuários dos polos:  Com essa opção a matriz não será apresentada ao usuário, seja ao cadastrar um novo aluno pelo gestor de polo ou pelo desktop ao adicionar o curso ingresso no aluno.





5. REPLICANDO UMA MATRIZ CURRICULAR


O recurso Replicar Matriz Curricular é utilizado para criar uma nova matriz curricular a partir de uma já existente, especialmente em situações em que apenas algumas alterações são necessárias — como no caso de atualizações exigidas pelo MEC.

Ao utilizar essa funcionalidade, a matriz original é copiada, gerando um novo cadastro independente, que poderá ser editado posteriormente


Acesse a matriz curricular que será copiada, na sequência clique no Menu 'Opções' e em 'Replicar Matriz Curricular'.


Figura 65




Será apresentada uma mensagem de confirmação.


Figura 66



Ao clicar em Sim, a matriz curricular será copiada para um novo cadastro.

Ao término do processo será possível consultar o curso replicado.

Note que a matriz original permanece cadastrada no sistema e que com o processo foi criada uma nova matriz com o mesmo nome da original e com a identificação '...Matriz Curricular Replicada' em seu nome, identificado esta matriz como uma cópia da original.



Figura 67


Após copiada a nova matriz pode ser alterada de acordo com o necessário.

Todos os dados da Matriz original foram copiados para a matriz que foi replicada.




6. CONCLUSÃO


Chegamos ao final deste guia sobre a tela de matriz curricular. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.


Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.


Até breve!  


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