ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Criada por Documentação SWA, Modificado em Ter, 27 Mai na (o) 8:59 AM por Leonardo Borges

Olá, cliente JACAD, tudo bem? Este guia traz todas as instruções necessárias para o uso do recurso de atividades de extensão. Boa leitura!



ÍNDICE



1. INTRODUÇÃO



Este documento tem como objetivo apresentar as diretrizes para a utilização do sistema de cadastro, consulta e registro das informações relacionadas às atividades de extensão universitária.


As atividades de extensão são componentes curriculares fundamentais que articulam o ensino e a pesquisa com as demandas da sociedade, promovendo a formação cidadã e o compromisso social dos estudantes, em consonância com a Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira.


O sistema visa facilitar o gerenciamento e a rastreabilidade dos registros acadêmicos dos alunos, oferecendo uma ferramenta prática e eficaz para o cadastro, a análise e o monitoramento das atividades de extensão vinculadas aos cursos de graduação. Além disso, contribui para garantir o cumprimento da exigência de que, no mínimo, 10% da carga horária total dos cursos seja destinada às ações de extensão, conforme previsto na legislação.


No sistema JACAD, há duas opções para realizar o lançamento das atividades de extensão, sendo por 'Disciplina' ou 'Unidade Curricular', neste documento serão apresentadas as funcionalidades contidas nesse recurso.


DICA: Recomendamos a avaliação prévia da instituição quanto ao formato/configuração da atividade de extensão que será adotada para evitar retrabalho.




2. PERMISSÃO



Para habilitar o acesso  ao recurso de atividade de extensão aos usuários do sistema SWA.JACAD, é necessário liberar a permissão de acesso.

                                        

Dessa forma, siga o passo a passo abaixo para mais informações sobre como realizar esse processo.


PASSO 1: Acesse o Menu 'Preferências', navegue até 'Usuários e Permissões' e clique no submenu 'Permissões'.


Figura 1


PASSO 2: Na tela 'Controle de Permissões de Acesso', selecione um grupo de usuário.


Figura 2


PASSO 3: Navegue até a tabela 'Grupo de permissões' e selecione o grupo de permissões clicando em 'Mód. Atividades de Extensão'.


Figura 3


PASSO 4: Selecione as permissões necessárias para ativar as suas respectivas funcionalidades.


Figura 4



PASSO 5: Navegue até a tabela 'Grupo de permissões' e selecione o grupo de permissões clicando em 'Aluno', e selecione as permissões necessárias para ativar as suas respectivas funcionalidades.


Figura 5


OBSERVAÇÃO: O procedimento de liberação deve ser realizado para todos os grupos de usuários que deverão ter o acesso ao recurso de atividade de extensão.




3.  ATIVIDADE DE EXTENSÃO - POR DISCIPLINA


Neste capítulo, vamos apresentar o passo a passo para realizar o cadastro de uma atividade de extensão utilizando a opção 'disciplina'. 



Acesse o menu 'Acadêmico', navegue até 'Estrutura Curricular' e clique em 'Matriz Curricular'.

É necessário informar a carga horária exigida, correspondente a atividade de extensão, e ser inserida a disciplina, em que, podemos dividir a carga horária em mais de um período perfazendo a carga horária exigida.

Neste exemplo a carga horária exigida é 238 horas, e foram adicionadas duas disciplinas de Projeto Integrador de Extensão I (100 h) e Projeto Integrador de Extensão
 II (138 h), contemplando as horas exigidas.


Figura 6


Após, é necessário acessar o Menu 'Acadêmico', navegar até 'Oferta' e clicar em 'Turma', e realizar a oferta da disciplina.


Figura 7


Realizada a matrícula do aluno.


Figura 8


3.1.  Portal do professor


Neste capítulo, veremos sobre o lançamento das atividades de extensão pelo portal do professor.



3.1.1.  Configuração portal do professor


Acesse o Menu 'Preferências' navegue até 'Configurações', clique em 'Portais' e em 'Portal do Professor', na aba 'Configs. Gerais' marque a opção 'Atividades de Extensão'.


Figura 9



3.1.2.  Fluxo portal do professor



No Portal do Professor, acesse o Menu 'Registro Acadêmico' e clique em 'Atividades de Extensão'.


Figura 10


Selecionada a disciplina e clicado no Botão 'Atividades'.


Figura 11


Em seguida, vamos cadastrar a atividade. Para isso, clique no botão 'Cadastrar Nova Atividade'.


Figura 12



Na Tela do formulário de cadastro, seguem campos para realizar o preenchimento:


  • Período: Informe o período da atividade de extensão, este é um campo aberto para o professor preencher conforme desejado. Ex: Abril/2025 a Maio/2025, 02/04/2025 a 16/05/2025;
  • Aulas: Informe o número de aulas correspondentes a atividade;
  • Descrição da Atividade: Informe uma descrição da atividade a ser desenvolvida;
  • Descrição Geral (opcional): Informe uma breve descrição da atividade, esse campo não é obrigatório o preenchimento;
  • Contabilizar horas no diário: Se marcar essa opção, as horas da atividade serão contabilizadas no diário de frequência;
  • Permite o envio de arquivos: Ao marcar habilita o envio de arquivo pelo aluno para essa atividade;
  • Anexar arquivo: O professor pode anexar um arquivo com os detalhes da atividade a ser desenvolvida pelo aluno;
  • Aceitar arquivos até: Data limite que o aluno tem para enviar o arquivo da atividade.


Figura 13



Após realizado este fluxo a atividade já estará disponível para o aluno acessar a mesma. 


Figura 14


Após cadastrada a atividade, o professor ainda tem acesso para para 'Editar', 'Remover', realizar o 'download' do arquivo e aos 'Alunos'.

Se o professor não marcou a opção de 'Contabilizar horas no diário de frequência', ele apenas poderá visualizar os alunos, e a aprovação na atividade deverá ser realizada via desktop pelo responsável.


Figura 15


Se o professor marcou a opção de 'Contabilizar horas no diário de frequência', ele poderá realizar a avaliação da atividade, conforme imagem abaixo:


O professor ainda tem disponível essas opções em lote:

  • Marcar Falta para alunos que não enviaram as atividades;
  • Aprovar alunos que enviaram as atividades;
  • Reprovar alunos que não enviaram as atividades.


Figura 16



3.2.  Portal do aluno


Neste capítulo, veremos sobre a entrega das atividades de extensão pelo portal do aluno.



3.2.1.  Configuração portal do aluno


Acesse o Menu 'Preferências' navegue até 'Configurações', clique em 'Portais' e em 'Portal do Aluno', na aba 'Config. Menu' marque a opção 'Atividades de Extensão'.


Figura 17



3.2.2.  Fluxo portal do aluno



No Portal do Aluno, acesse o Menu 'Acadêmico' e clique em 'Atividades de Extensão'.



Figura 18


Na página de atividades de extensão são listadas todas as atividades de extensão disponíveis para o aluno acessar e realizar, sendo possível realizar o download do arquivo que o professor enviou com as instruções, e no upload o aluno realiza o envio do arquivo da atividade.


Figura 19


Ao clicar no Botão 'Upload', será aberta a página para o envio do arquivo, dessa forma, o aluno deve informar a 'descrição do arquivo' e realizar o anexo da atividade a ser entregue, após clicar no Botão 'Enviar Arquivo'.


Figura 20


Na página de atividades de extensão o status da atividade é atualizado para 'Arquivo Entregue'. 


Figura 21


3.3.  Controle de atividade de extensão



No sistema JACAD, é possível realizar o controle das atividades de extensão que foram cadastradas pelos professores, e controlar as atividades enviadas pelos alunos.



Acesse o Menu 'Acadêmico', navegue até 'Diário de Classe' e clique em 'Atividade de extensão'.



Figura 22



Na tela inicial são listadas todas as atividades de extensão de acordo com o filtro de pesquisa. As opções dessa tela são realizar o Download do documento que o professor enviou no portal, assim como detalhar a atividade de extensão.

Para detalhar a atividade clique no Botão 'Detalhar'.


Figura 23


Na tela são apresentados todos os detalhes da atividade de extensão, assim como todos os alunos relacionados a essa atividade.
É apresentado se o aluno realizou o envio do arquivo, se estava presente e a situação do mesmo.


Figura 24


Nessa tela, além da listagem de alunos, é possível realizar as seguintes operações:


  • Marcar presença para os alunos selecionados;
  • Marcar falta para os alunos selecionados;
  • Aprovar os alunos selecionados;
  • Reprovar os alunos selecionados;
  • Marcar falta p/ alunos que não enviaram as atividades;
  • Aprovar alunos que enviaram as atividades;
  • Reprovar alunos que não enviaram as atividades.


Figura 25




3.4.  Atividade de extensão - por disciplina (desktop)


O cadastro de uma atividade de extensão na Tela de Cadastro do Aluno é feito de forma coletiva, ou seja, para todos os alunos matriculados na disciplina. Isso significa que, ao cadastrar a atividade para o aluno 'A', ela também ficará visível para os alunos 'B', 'C' e demais colegas da turma. Segue a mesma lógica como se atividade fosse cadastrada pelo professor no portal.

Cada aluno deverá enviar o arquivo da atividade pelo portal ou, alternativamente, a secretaria poderá fazer o envio via desktop. Após o envio, é necessário que o professor realize a avaliação da atividade pelo portal, ou a secretaria (ou responsável pela avaliação) no desktop.



A Tela de Cadastro de Aluno, é possível ser acessada de duas formas:


ACESSO A: Clique no menu de acesso rápido 'Aluno'.


Figura 26


ACESSO B: Clique no Menu 'Cadastro' e vá em 'Aluno'.


Figura 27


Consulte o aluno desejado, na sequência selecione o curso ingresso e clique no Botão 'Atividades de Extensão'.


Figura 28



Ao clicar no Botão 'Nova Atividade' será aberta a Tela de 'Cadastro de Atividade de Extensão', em que, devem ser preenchidos os dados abaixo para cadastrar a atividade aos alunos, que neste exemplo vamos utilizar o tipo 'disciplina'.


Figura 29


Na sequência é apresentada a seção 'Dados do Aluno', que você deve informar a data de entrega e o arquivo entregue pelo aluno.



Figura 30


A atividade será listada para o aluno.


Figura 31



Lembrando que a atividade irá para avaliação via desktop, ou para o professor via portal, e a mesma será apresentada para todos os alunos matriculados na disciplina.


Figura 32




4.  UNIDADE CURRICULAR


A opção de unidade curricular para atividade de extensão deve ser utilizada quando a instituição optar por não cadastrá-la como disciplina na matriz curricular. 


ATENÇÃO: Para maiores informações sobre o cadastro de unidade curricular clique aqui.



Acesse o Menu 'Acadêmico', navegue até 'Estrutura Curricular' e clique em 'Matriz Curricular', realize a consulta da matriz desejada e clique na Aba 'Unidade Curricular', em que, realizamos o cadastro da unidade curricular da atividade de extensão.


Figura 33


4.1.  Atividade de extensão - unidade curricular (desktop)



A Tela de Cadastro de Aluno, é possível ser acessada de duas formas:


ACESSO A: Clique no menu de acesso rápido 'Aluno'.


Figura 34



ACESSO B: Clique no Menu 'Cadastro' e vá em 'Aluno'.


Figura 35



Consulte o aluno desejado, na sequência selecione o curso ingresso e clique no Botão 'Atividades de Extensão'.


Figura 36



Ao clicar no Botão 'Nova Atividade' será aberta a Tela de 'Cadastro de Atividade de Extensão', em que, devem ser preenchidos os dados abaixo para cadastrar a atividade aos alunos, que neste exemplo vamos utilizar o tipo 'Unidade Curricular'.



Figura 37



Na sequência é apresentada a seção 'Dados do Aluno', que você deve informar a data de entrega e o arquivo entregue pelo aluno.



Figura 38



Ao finalizar o cadastro, a atividade já constará como aprovada para o aluno.



Figura 39



5. API - ATIVIDADE DE EXTENSÃO



Para integrar ou consultar dados relacionados às atividades de extensão, você pode acessar a documentação da API de Atividade de Extensão. Nela, você encontrará todas as informações técnicas necessárias, como endpoints disponíveis, parâmetros, formatos de envio e exemplos de uso, segue documentação:


API - ATIVIDADE DE EXTENSÃO


6. CONCLUSÃO


Chegamos ao final deste guia sobre o recurso de atividade de extensão. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.


Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.


Até breve!  





















Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo