ATIVIDADE EXTRA CLASSE

Criada por Documentação SWA, Modificado em Seg, 18 Ago na (o) 8:38 AM por Andréia Klehm

Olá, cliente JACAD, tudo bem? Este guia traz todas as instruções necessárias para o cadastro de atividade extra classe. Boa leitura! 



ÍNDICE




1. INTRODUÇÃO


Durante o processo de aprendizagem das disciplinas, algumas atividades são propostas com o objetivo de estimular a criatividade dos alunos e proporcionar experiências fora do ambiente tradicional da sala de aula. Essas propostas, denominadas Atividades de Extra Classe, são elaboradas pelos professores para que os alunos possam vivenciar na prática os conceitos teóricos apresentados em aula.

O recurso de Atividades de Extra Classe foi desenvolvido para permitir que o professor crie e registre essas atividades diretamente em seu portal.


Além da criação e registro, o recurso oferece as seguintes funcionalidades:

  • Permitir que os alunos realizem a entrega de arquivos relacionados à atividade;

  • Habilitar a contabilização da atividade no diário de frequência, possibilitando ao professor atribuir presença ou falta com base no desempenho do aluno ou na ausência de entrega.



2. PERMISSÕES



Para habilitar o acesso a tela de atividade extra classe aos usuários do sistema SWA.JACAD, é necessário liberar a permissão de acesso.

                                        

Dessa forma, siga o passo a passo abaixo para mais informações sobre como realizar esse processo.



PASSO 1: Acesse o Menu Preferências, navegue até Usuários e Permissões e clique no submenu Permissões.


Figura 1 


PASSO 2:  Na tela Controle de Permissões de Acesso, selecione um grupo de usuário. Na sequência na tabela Grupo de Permissões, selecione o item Acadêmico. A partir daí, será possível definir, de forma personalizada, quais funcionalidades estarão disponíveis para esse grupo de usuário.


Figura 2



3. CONFIGURAÇÃO



A primeira configuração que precisa ser realizada no sistema a respeito das Atividades de Extra Classe, é inserir a quantidade de horas(Aulas).

Isso é indispensável, pois quando um professor for cadastrar uma Atividade, o mesmo irá registrar em quantidade de aulas (Para atribuir falta aos alunos) e esse horário será contabilizado para outros recursos do sistema, como relatórios, Diário  de Frequência e Conteúdo Programático.

Ex: Na imagem abaixo configuramos que 50 minutos de duração como Horas Aulas para Atividades Extra Classe. Então, se o professor cadastrar que sua atividade tem o peso semelhante de 2 aulas, será calculado total de 1 hora e 40 minutos, conforme será apresentado no próximo tópico.

Acesse o menu Preferências, navegue até Configurações, vá até Acadêmicas, clique em Acadêmico, na aba Acadêmico, componente Duração Hora/Aula.


Figura 3


Também é aconselhado sempre que possível, a configuração de Duração da Hora Aula para Atividade Extra Classe ser igual ou parecido as Horas Aulas dos horários cadastros na disciplina (Aqueles que são ministrados em sala de aula).


Figura 4


Na seção Diário de Frequência, há a configuração Não Considerar Atividades Extraclasse no Cálculo. Ao habilitar essa opção, mesmo que o professor defina que a atividade deve contabilizar horas no diário, essas horas não serão consideradas no cálculo de frequência.


Figura 5



4. PORTAL DO PROFESSOR


Neste capítulo, abordaremos a configuração e o cadastro das Atividades Extra Classe no Portal do Professor. 



4.1. Configuração


Acesse o menu Preferências, selecione Configurações, vá até a seção Portais e clique em Portal do Professor.


Figura 6


Na Tela de Configurações do Portal do Professor na aba Configs. Gerais marque a opção Atividade Extra Classe.


Figura 7




4.2. Atividade extra classe portal do professor



As Atividades Extra Classe são propostas pelos docentes para que os alunos realizem atividades fora da sala de aula. As atividades permitem ao aluno assimilar melhor os conceitos apresentados em sala de aula.


Clique no menu Registro Acadêmico e em Atividade extra Classe.



Figura 8


Ao realizar o acesso a esse recurso, será direcionado para página de consulta da disciplina que o professor ministra as aulas na instituição.

No campo Filtro, para otimizar a consulta podemos realizar a consulta através do nome da disciplina ou pela descrição da turma, curso, etc.

O próximo componente, serão apresentas as disciplinas do professor e suas informações gerais.

No Botão Atividades, será direcionado para criar ou editar atividades extras da disciplina.


Figura 9


Caso ainda não contenha nenhuma atividade criada, será apresentada uma mensagem de que não existe atividades cadastradas.

Para cadastrar uma Atividade Extra Classe, clique no botão Cadastrar Nova Atividade.



Figura 10


Ao clicar no botão, será direcionado para fazer o cadastro da atividade, que contempla os seguintes registros a serem feitos:



Período (Campo Obrigatório): Campo aberto para registro de quando foi realizado à atividade. Ex: Podemos fazer o registro de um dia em especifico, em um intervalo de tempo, entre outros;

Aulas (Campo Obrigatório): Nesse campo, deverá ser informando quantas aulas irá representar essa atividade. Ex: Cada aula em sala de aula tem a duração de 50 minutos. Então, se for realizado o registro de que a atividade tem o mesmo peso que uma aula, essa atividade será registrada com duração de 50 minutos, se for registrado 2 aulas, a atividade irá ser registrada com uma duração de 1 hora e 40 minutos e assim será apresentando de acordo com a valor informado para a duração de cada aula.

Descrição da Atividade (Campo Obrigatório): Campo referente a descrição da atividade;

Descrição Geral (Campo Opcional): Local para expor comentários ou observações a respeito da atividade.

Contabilizar Horas no Diário (Campo Opcional): Caso marcada, irá impactar no diário de frequência da disciplina, no qual poderá atribuir presença ou falta para o aluno. A quantidade de faltas que o aluno irá receber será de acordo com o dado informado no campo “Aula”. Se registrado uma aula, o aluno recebe uma falta, se registrado duas aulas, duas faltas e assim por diante;

Permite envio de arquivos (Campo Opcional): Caso marcada, irá habilitar a opção para o aluno fazer o envio dos arquivos para essa atividade;

Aceitar Arquivos Até: Quando o envio de arquivos estiver habilitado, este campo permite definir a data limite para que os alunos realizem o envio. 

Anexar Arquivo: Permite que o professor envie arquivos aos alunos, seja com orientações sobre como realizar a atividade ou com o próprio conteúdo da tarefa. 


Para finalizar o cadastro clique no botão Salvar.


Figura 11


Após, será direcionado para a página com a lista de atividades extra classe da disciplina.


Caso queira cadastrar uma nova atividade, podemos clicar no botão “Nova Atividade”;

Nessa tela, o componente apresentado na sequência lista os dados gerais da atividade;

Na últimas colunas da atividade são apresentadas algumas opções para Edição, Remoção e Controle de presença dos alunos (Essa última opção só é apresentada se marcado a opção “Contabilizar Horas no Diário” e/ou “Permite o Envio de Arquivos”).


Figura 12



Clicando no botão Alunos, será direcionado para a tela de controle do envio de arquivos e atribuição de faltas aos alunos.

Botão Opções, pode ser utilizado para marcar em lote todos os alunos que não enviaram os arquivos da atividade;

Abaixo é apresentando a lista com o nome dos alunos matriculados e dados de envio dos arquivos;

A última coluna da lista é realizado o registro da falta do aluno, o seu funcionamento é semelhante a do diário de frequência.

No fim da operação, é necessário confirmar no botão Salvar Alterações para gravar as alterações feitas.


Figura 13



5. PORTAL DO ALUNO


Neste capítulo, abordaremos a configuração e as Atividades Extra Classe no Portal do Aluno. 



5.1. Configuração



Acesse o menu Preferências, selecione Configurações, vá até a seção Portais e clique em Portal do Aluno.


Figura 14


Na Tela de Configurações do Portal do Aluno na aba Config. Menu marque a opção Atividade Extra Classe.


Figura 15




5.2. Atividade extra classe portal do aluno



Acesse o menu Acadêmico e clique em Atividades Extra Classe.


Figura 16


Na tabela de Atividades Extraclasse, o aluno poderá visualizar o campo de matrícula e disciplina para a consulta.

Na sequência será apresentada as principais informações relacionadas a cada atividade, como: descrição, período, data limite para entrega, presença de arquivos anexados pelo professor como apoio, além do status da atividade (entregue ou não).


Figura 17


Toda Atividade Extraclasse que exige o envio de um arquivo será exibida no Portal do Aluno com o status Não Entregue. Isso significa que o aluno deverá realizar o envio do arquivo solicitado para que o professor possa avaliá-lo. Para isso, basta clicar no botão Upload, localizado na coluna Opções.


Ao acessar a página Enviar Arquivo, serão exibidos campos obrigatórios que precisam ser preenchidos:

  • Descrição da atividade

  • Arquivo a ser anexado


ATENÇÃO: Antes de concluir o envio, verifique as observações sobre o tipo de arquivo aceito, tamanho máximo e outros detalhes relevantes. Isso garantirá que o envio seja feito corretamente. 


DICA: Se o professor tiver disponibilizado um anexo de apoio, uma mensagem será exibida no topo da página, orientando o aluno a fazer o download do material.


Figura 18



Após o envio, o aluno será direcionado para página inicial das Atividades Extraclasse e então o botão de Upload apresentando inicialmente na coluna Opções, será alterada sua descrição para Opções.

Figura 19


No botão Opções, as funcionalidades serão adaptadas para permitir o controle do arquivo já enviado. Nele, será possível, por exemplo:

  • Fazer o download do arquivo enviado;

  • Inativar o envio anterior;

  • Enviar o arquivo, enviando uma nova versão.

Figura 20


DICA: O aluno pode enviar novos arquivos até antes da data limite da atividade se desejar, ou se for necessário caso solicitado pelo professor para enviar um novo arquivo. Todos os arquivos ativos enviados pelo aluno serão listados.


Figura 21



6. DIÁRIO DE FREQUÊNCIA



Se a configuração da instituição estiver habilitada para considerar as atividades extraclasse no cálculo da frequência, as faltas lançadas pelo professor também serão computadas e exibidas na coluna 'Total' da tela do Diário de Frequência. 


ATENÇÃO:  é necessário salvar a tela de diário de frequência para calcular o percentual de frequência do aluno.


Figura 22



Ao gerar o relatório do diário de frequência, será apresentadas as horas/aulas, e as faltas para os alunos na coluna Total Faltas.


Figura 23



OBSERVAÇÃO: No diário de frequência do portal do professor também seguirá a mesma regra relatada acima.




7. TELA DE CONSULTA ATIVIDADE EXTRA CLASSE - DESKTOP



A tela de Arquivos de Atividade Extra classe é utilizada para consultar os arquivos que os alunos enviaram referente a atividade extra classe solicitado pelo professor. 


Acesse o menu Acadêmico, navegue até Diário de Classe e clique em Atividades Extra Classe.



Figura 24



 Na tela, temos os seguintes filtros que podem ser utilizados para otimizar a consulta, sendo eles:

  • Período Letivo;
  • Curso;
  • Matriz;
  • Professor;
  • Módulo;
  • Data Limite de Envio.

Os filtros podem ser combinados de acordo com o nosso interesse, com o objetivo de otimizar a consulta a ser realizada, apresentando como resultados dados específicos de um curso, turma ou professor por exemplo.


Na parte inferior da tela temos:

Detalhar: Dados da atividade enviada pelos alunos.

Download: Faz a baixa do arquivo, sendo possível visualizar o arquivo que o professor anexou na atividade.

Figura 25



Ao clicar no botão Detalhar, é possível visualizar os alunos, data de entrega, arquivo, a presença e realizar o download do arquivo enviado pelo aluno.


Figura 26



8. RELATÓRIO ATIVIDADE EXTRA CLASSE- DESKTOP



O Relatório de Atividades Extra Classe (A108), foi construído com objetivo de atender demandas para consulta e/ou conferências envolvendo todos os registros de Atividades Extra Classes no sistema.


Acesse o menu Relatórios, navegue até Controle de Relatórios.


Figura 27


Na tela de Controle de Relatórios, pesquise pelo código 'A108' e dê um duplo clique sobre o relatório para acessá-lo.


Figura 28


Esse relatório possui opções de consulta para auxiliar no momento da emissão, podendo filtrar por: 

  • Período letivo;
  • Curso;
  • Turma;
  • Somente que contabilizam no diário;
  • Somente que habilitam o envio de arquivos.

Figura 29




8.1. Tipo de relatórios


Neste passo, serão apresentados os dois modelos de relatórios disponíveis para emissão.


8.1.1. Disciplinas com atividades extra classe


Selecionando esse modelo de relatório, podemos visualizar todas as disciplinas e suas atividades extra classes cadastradas pelo professor em seu portal, com base nos campos de preenchimento na tela emissão do relatório (A108).

É estruturado em um formato de tabela sendo apresentadas as seguintes informações da atividade:

  • Descrição da atividade;
  • Período de Vigência ou data especifica que será realizado;
  • Quantidade de Horas Aulas que serão contabilizadas ou gastas para sua execução;
  • Se Contabiliza horas no Diário de Frequência (Únicas Opções nessa coluna são Sim ou Não);
  • Habilitado para os alunos fazerem o envio de arquivos (Únicas Opções nessa coluna são Sim ou Não).


Figura 30


8.1.2. Disciplinas sem atividades extra classe 


Ao selecionar esse tipo de relatório em comparação ao primeiro modelo apresentando, esse tem o objetivo de apresentar todas as disciplinas sem atividades extra classe cadastradas.


OBSERVAÇÃO: Os Campos 'Somente que contabilizam no diário' e 'Somente que habilitam o envio de arquivos' não possuem influencia para emissão desse tipo de relatório.


A estrutura do relatório, é apresentada em um formato de lista sendo ordenada pelo nome das disciplinas e mostra as suas seguintes informações: Nome da Disciplina, Professor Responsável e Turma.


Figura 31


9. CONCLUSÃO


Chegamos ao final deste guia sobre atividade extra classe. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.


Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.


Até breve!  

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