Olá, cliente JACAD, tudo bem? Preparado para conhecer as novidades do nosso portal do professor?! Então vamos lá.
ÍNDICE
4.0. EXPLORANDO O MENU DE REGISTRO ACADÊMICO
- 4.1. Diário de frequência
- 4.2. Plano de ensino
- 4.5. Atividades complementares
- 4.6. Atividades de Extensão
- 4.7. Atividades Extraclasse
- 4.11. Tarefas
- 5.1 Grupo de aulas: diário de frequência
- 5.2 Grupo de aulas: Conteúdos programáticos e Ministrados
- 5.3 Grupo de aulas: Lançamento de Notas
1.0 INTRODUÇÃO
A fim de tornar a jornada dos professores mais intuitiva no portal onde realizam suas atividades cotidianas, como gerenciar turmas, notas, faltas, avaliações, comunicados e documentos. O JACAD, se modernizou, pensando em maior fluidez no trabalho, padronização dos portais, pois recebeu um layout similar ao portal do aluno e maior segurança, ao empregar tecnologias mais seguras na construção do portal.
Para ativar a nova versão do portal do professor, entre em contato com nosso time de suporte, a parti do dia 30 de abril de 2024, quando será lançada a nova versão do JACAD!
2.0. O QUE MUDOU VISUALMENTE?
Ao acessar o portal do professor, já podemos perceber que agora existe certa familiaridade com o portal do aluno, onde os recursos para uso, agora estão centralizados em um moderno menu lateral, facilitando o uso no dia a dia.
Outra grande novidade, é nossa separação de ambientes, onde, agora, os professores escolherão entre visualizar as informações entre as disciplinas que leciona, no momento do login ou no menu superior à direita a qualquer momento, ele também poderá trocar de organização.
Ao clicar nos menus laterais, assim como no menu do portal do aluno, mais opções de recursos são apresentados, e estão divididos nas categorias Registro acadêmico, Grupos de aulas, Secretaria, Utilidades e Arquivos. Abaixo também encontraremos os links de redirecionamento para as integrações ou upsells que sua instituição utiliza.
2.1 E quanto a responsividade?
A responsividade, nada mais é, do que a capacidade do portal de se adaptar a telas mobile, ou seja, tablets ou celulares, basta estar conectado a internet.
E o portal do professor, está adaptado a responsividade, sim!
Além disso, também temos agora a padronização dos filtros, cada relatório com seus filtros específicos claro, mas, visualmente seguindo uma mesma lógica, assim como os botões da parte inferior.
O botão, com a funcionalidade de "Enviar ao Acervo Secretaria Digital", interage com a Secretaria Digital e a integração Autentique, por isso, a instituição precisa da contratação tanto da Secretaria Digital do JACAD, quanto da Integração com o Autentique, para usufruír desse recurso.
Ficou interessado? Entre em contato com o Comercial do JACAD, para saber mais!
Outra funcionalidade importantíssima quando falamos em visual do portal, são as cores que veremos nos menus e nos botões do Portal, e no JACAD a mudança de cores, segue palhetas de cores já definidas as quais podem ser escolhidas ao acessar o menu Preferências -> Configurações -> Portais -> Visual Portais.
Na tela, basta escolher o tema desejado e salvar a alteração, não se esqueça de acessar o portal do professor para conferir a palheta escolhida.
3.0. DADOS DO PROFESSOR
Além disso, agora o menu onde visualizamos os dados e atualizamos os mesmo, alteramos a senha, trocamos de ambiente ou saímos do portal, agora, se encontram agrupados no menu superior do lado direito, junto ao nome do docente.
Na tela que acessamos ao clicar em “MEUS DADOS”, também podemos conferir a evolução visual dos campos, tornando o formulário mais organizado e intuitivo.
Na mesma intensão, também temos a tela de 'Alterar Senha' teve seu formulário repaginado. E basta informar a senha atual, e preencher os campos abaixo com a nova senha desejada.
4.0. EXPLORANDO O MENU DE REGISTRO ACADÊMICO
Neste menu, estarão centralizados dos itens referentes ao acadêmico, e devem ser registrados pelos professores.
4.1. Diário de frequência
O primeiro recurso, deste menu, se refere as frequências e se chama “Diário de Frequência”. E diferente de antes, agora os menus de frequência por dia e geral, agora estão centralizados na mesma tela, então ao acessar esse menu, escolhamos entre “”Diário padrão” e “Diário por dia”.
Sendo o padrão, o novo nome do diário geral, ou seja, apresentará todos os dados relacionados a presença lançados, enquanto o por dia, se resume a data escolhida nos filtros, como nos exemplos abaixo:
LEMBRANDO! No JACAD, as faltas são lançadas e a presença dos alunos é considerada automaticamente.
E claro, a tela de registro do diário mudou para melhorar a intuitividade, mas, os relatórios que podem ser gerados se mantém disponíveis no botão 'Relatórios'.
4.2. Plano de ensino
A tela para criação dos planos de ensino, também ficou muito mais intuitiva. Sua separação entre turmas, se mantém a mesma e clicando em 'Editar', podemos então realizar a criação do plano de ensino, revisar um já criado e enviá-lo para correção do coordenador de curso dentro do JACAD.
É nessa tela, que podemos criar a Ementa, definir os objetivos gerais e específicos, entre outras informações importantíssimas para a estruturação da disciplina.
4.3. Conteúdo Programático
Na tela de conteúdos programáticos, teremos também um visual mais intuitivo, favorecendo a criação do mesmo com praticidade. Nessa tela, podemos definir e descrever, quais os assuntos a serem abordados em cada aula do professor, permitindo de forma mais clara, a divisão dos conteúdos entre as aulas do semestre, isso auxilia o corpo docente e otimiza o uso do tempo em sala de aula.
Casando com esse recurso, o item seguinte do menu, se chama Conteúdo Ministrado, para o professor poder manter registro se foi possível ou não aplicar todos os assuntos e conteúdos pretendidos em cada aula, com uma tela igualmente intuitiva e fácil de visualizar.
4.4. Lançamento de Notas
Nesta tela, o lançamento de notas será realizado pelos professores, lembrado que cada avaliação tem seu campo de lançamento.
As telas acima apresentadas, contam com a opção de Enviar ao Acervo Secretaria Digital, contudo, esses envios dependem da instituição possuir contratação tanto da Secretaria Digital do JACAD, quanto da Integração com o Autentique.
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4.5. Atividades complementares
Ao acessar a opção ‘Atividades Complementares’ foram realizadas algumas mudanças na parte visual e de usabilidade da tela, ao clicar no botão ‘Avaliar’:
Apresentado a tela com mudanças, deixando com um visual mais intuitivo para o usuário:
4.6. Atividades de Extensão
Ao acessar a opção ‘Atividade de Extensão’ foram realizadas algumas mudanças na parte visual e de usabilidade da tela, ao clicar no botão ‘Atividades’:
4.7. Atividades Extraclasse
Ao acessar a opção ‘Atividade Extraclasse’ foram realizadas algumas mudanças na parte visual e de usabilidade da tela, ao clicar no botão ‘Atividades’:
4.8. Consulta de Anotações
No portal do professor do JACAD, temos uma tela destinada aos registros de observações dos professores a respeito dos acontecimentos em sala, ou dos alunos, sua criação está disponível no menu de utilidades.
4.9. Conselho de Classe
Ao acessar a opção ‘Conselho de Classe’ foram realizadas algumas mudanças na parte visual e de usabilidade da tela, ao clicar no botão ‘Alunos’. Apresentado a tela com mudanças, deixando com um visual mais intuitivo para o usuário, ao clicar no botão ‘Conselho de Classe’:
4.10. Parecer Descritivo
Na tela de parecer descritivo, teremos a listagem das turmas, para que os professores possam atribuir conceitos ao desempenho dos alunos nas aulas.
4.11. Tarefas
Na tela seguinte, teremos a possibilidade de correção das tarefas estregues pelos alunos, como apresentado abaixo:
Atenção! Ao botão Casatras Novas Tarefas, você poderá cadastrar um nova tarefa para os alunos.
5.0. GRUPOS DE AULAS
O recurso de grupo de aulas, é bastante utilizado para realização de aulas práticas, onde os alunos realizarão experimentos e poderão pôr em prática as teorias aprendidas. E para auxiliar nessa gestão, organizar as turmas, frequências, conteúdos e notas, no portal do professor teremos nosso Menu 'Grupos de aulas'.
5.1 Grupo de aulas: diário de frequência
O primeiro tópico, permite a gestão do diário de frequência, onde ao acessar o professor visualiza todos os grupos de aulas a que leciona, podendo escolher referente a qual deseja realizar lançamentos.
5.2 Grupo de aulas: Conteúdos programáticos e Ministrados
Nos menus seguintes, teremos os conteúdos programáticos, ou seja, o panejamento e divisão de assuntos a serem abordados em sala com os grupos de aulas a cada encontro. E logo abaixo, teremos os conteúdos ministrados, ou seja, os professores poderão registrar para que se recordem se todos os assuntos foram realmente abordados, além de colocar suas observações.
5.3 Grupo de aulas: Lançamento de Notas
O próximo tópico, será de Lançamento de Notas, e assim como no lançamento de notas comum, seu objetivo, é atribuir avaliação aos alunos dos grupos de aulas. E as notas são estipuladas por dia, ou seja, se houverem mais de uma aula com os grupos, poderão estar atribuindo duas notas para cada aluno.
6.0. SECRETARIA
No menu, Secretaria, encontraremos os assuntos de documentos pendentes, impressão de relatórios e o Acervo Digital. Ou seja, nessa tela se centralizam informações mais administrativas, onde o professor entrega documentos, obtém relatórios e documentos encaminhados ao acervo digital.
6.1 Documentos Pendentes
Todo o menu é muito intuitivo, e ao clicar em Documentos pendentes, o professor é convidado a entregar os faltantes, e na lateral direita, vera a relação dos documentos já entregues.
6.2 Impressão de relatórios
Nesta tela, ficam disponíveis as retiradas de relatórios, assim, os professores, conseguem extrair informações de suas turmas, disciplinas e analisar estas informações. Confira os relatórios disponíveis:
Como vemos na imagem, para que possamos tirar um relatório, devemos escolher a turma, ou disciplina e clicar no botão azul relatórios, e serão apresentadas as opções que temos para impressão, em seguida o relatório sera baixado em seu computador.
6.3 Acervo Secretaria Digital
Nosso portal, conta com a possibilidade de envio dos documentos para o acervo digital, mas atenção, ele se refere ao acervo digital da secretaria digital, a qual segue as normativas do MEC, e está atrelada ao diploma, portanto, se deseja utilizar esse recurso, precisará utilizar a secretaria digital do eDOC.
Veja como serão apresntados os documentos:
Entre em contato com o comercial para obter um orçamento! ;)
O menu, Acervo Digital interage com a Secretaria Digital e a integração Autentique, por isso, a instituição precisa da contratação tanto da Secretaria Digital do JACAD, quanto da Integração com o Autentique, para usufruír desse recurso.
Ficou interessado? Entre em contato com o Comercial do JACAD, para saber mais!
7.0. UTILIDADES
Neste menu, teremos funcionalidades focando na praticidade de comunicação com alunos, horários de aulas, reserva de equipamentos da instituição, registros de ocorrências, todas elas se encontram no menu lateral, utilidades:
Acompanhe uma breve descrição dos itens do menu Utilidades:
7.1 O que encontramos no menu utilidades?
7.1.1 Avisos
Na tela que acessamos ao clicar em avisos, é possivel criar um novo aviso aos alunos, editar um já existente, ou apenas consultar.
Vamos primeiro, ver como cadastrar um novo aviso, onde o professor colocará seus recados para os alunos, basta selecionar uma turma a quem se endereçar o comunicado. Depois, basta registrar a informação, definir data de vigência e salvar.
Caso precise editar um aviso já criado, é possível como mostrado abaixo:
7.1.2. Contato com os alunos:
Na tela de contatos, podemos estar visualizando as opções para entrar em contato com os alunos.
7.1.3 Histórico de ocorrências
Para que os registros de informações ocorridas em sala de aula, ou na instituição em geral, tenham um lugar de fácil acesso.
7.1.4 Horários Disponíveis
Neste campo, teremos a possibilidade de consultar os horários da agenda docente que se encontram livres de atividades em sala, o que na prática chamamos de hora atividade em geral.
7.1.5 Quadro de Horários
Neste tela, teremos o oposto da anterior, onde o professor consultará seus horários em sala, onde realizara atividades com turmas, lecionando suas disciplinas.
7.1.6. Reserva de Equipamento
Está tela, se destina ao agendamento de horários para utilizar de algum equipamento da instituição para fins didáticos durante as aulas, então caso a instituição utilize deste recurso, e faça sua gestão deaparelhos eletrônicos, equipamentos de laboratório e afins, o professor poderá registar sua reserva pelo portal.
8.0. ARQUIVOS
Neste menu, teremos as possibilidades de compartilhamento de arquivos por parte dos professores, por parte da faculdade com os professores e também um repositório.
Na primeira opção do menu, podemos visualizar os arquivos enviados da instituição para os professores.
Além disso, usando o repositório de arquivos, podemos subir documentos que desejamos compartilhar com os alunos:
E aqui, já compartilhamos o arquivo com nossos alunos.
9.0. CONCLUSÃO
Gostou de saber mais sobre o portal do professor e se antenar de todas as mudanças para auxiliar na fluidez, praticidade e modernização das jornadas dos professores!? Então não deixe de experimentar essa novidade na prática, e incentivar que seus docentes comecem a usa-lo no dia a dia.
Por hora, ambas as versões a 'antiga' e a 'nova', estarão disponíveis, para fins de adaptação dos professores, basta solicitar ao nosso time de suporte!
Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com o nosso suporte para que possam auxiliá-lo!
Até logo! ;)
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