CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Criada por Documentação SWA, Modificado em Sex, 22 Ago na (o) 8:06 AM por Andréia Klehm

Olá, cliente JACAD, tudo bem? Este guia traz todas as instruções necessárias para o cadastro de conteúdo programático no sistema desktop. Boa leitura!



ÍNDICE




1. INTRODUÇÃO


O Cadastro de Conteúdo Programático ajuda a planejar e organizar tudo o que será trabalhado em cada disciplina. Assim, alunos e professores têm mais clareza sobre o que será abordado ao longo da disciplina. 


Neste guia, vamos mostrar de forma simples como cadastrar o conteúdo programático pelo sistema desktop do SWA.JACAD.



2. PERMISSÕES



Para habilitar o acesso a Tela de Cadastro de Conteúdo Programático aos usuários do sistema SWA.JACAD, é necessário liberar a permissão de acesso.

                                        

Dessa forma, siga o passo a passo abaixo para mais informações sobre como realizar esse processo.



PASSO 1: Acesse o Menu Preferências, navegue até Usuários e Permissões e clique no submenu Permissões.


  

Figura 1 


PASSO 2:  Na tela Controle de Permissões de Acesso, selecione um grupo de usuário. Na sequência na tabela Grupo de Permissões, selecione o item Acadêmico. A partir daí, será possível definir, de forma personalizada, quais funcionalidades estarão disponíveis para esse grupo de usuário.


Figura 2



3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO



Neste capítulo, você conhecerá as funcionalidades do Conteúdo Programático, onde são exibidas as datas, a quantidade de horas/aula, e o cadastro detalhado do conteúdo previsto para cada aula. 


Para utilizar esta tela, é necessário que:

  • A disciplina tenha Horários de Aula cadastrados;
  • A disciplina esteja vinculada a um professor.



Acesse o menu Acadêmico, navegue até Diário de Classe e clique em Conteúdo Programático.


Figura 3


Para consultar uma disciplina, preencha os filtros obrigatórios:

  • Período Letivo;

  • Subperíodo;

  • Disciplina.

Após informar os dados, clique no botão Carregar Conteúdo.


Figura 4


A coluna Data informa as datas de aulas e a quantidade de aulas (agrupadas por dia);

A coluna Conteúdo é o campo de texto aberto para ser preenchido com o conteúdo programático para as aulas do dia;

A coluna Observações é o campo opcional a ser preenchido com observações para a aula do dia;


Para preencher, dê um duplo clique, insira as informações da aula e clique em Salvar


Figura 5


ATENÇÃO: Os conteúdos lançados pelo desktop serão exibidos no Portal do Professor e vice-versa. 


Para excluir um conteúdo lançado, selecione-o e clique no botão Excluir


Figura 6



4. RELATÓRIOS


Neste capítulo, veremos sobre os relatórios do conteúdo programático.


4.1. Relatório conteúdo programático


Na tela de Cadastro de Conteúdo Programático, acesse o menu Relatórios e clique em Conteúdo Programático.


Figura 7


Será exibida uma mensagem perguntando se deseja inserir observações. Clique em Sim para incluir ou em Não para prosseguir sem incluir. 


Figura 8


Ao executar essa ação, o sistema gerará o relatório contendo todas as datas que foram devidamente preenchidas. 


Figura 9



4.2. Relatório conteúdo programático em branco


Na tela de Cadastro de Conteúdo Programático, acesse o menu Relatórios e clique em Conteúdo Programático em Branco.


Figura 10


Ao executar essa ação, o sistema gerará um relatório com todas as datas em branco, permitindo o preenchimento manual. 


Figura 11



4.3. Relatório professores que faltam lançar conteúdo


Acesse o menu Relatórios e clique em Controle de Relatórios.


Figura 12



Na tela de Controle de Relatórios, pesquise pelo código 'A119' e dê um duplo clique sobre o relatório para acessá-lo.



Figura 13


Esse relatório possui opções de consulta para auxiliar no momento da emissão, podendo filtrar por: 

  • Período letivo (Obrigatório);
  • Curso;
  • Aulas de/até (Obrigatório).


Selecione o Tipo de Relatório Conteúdo Programático.


Figura 14


Ao visualizar o relatório, é possível identificar os professores que ainda não lançaram o conteúdo, junto com o subperíodo e as respectivas datas. 


Figura 15



5. CONCLUSÃO


Chegamos ao final deste guia sobre o conteúdo programático no sistema desktop do JACAD. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.


Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.


Até breve!  

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo