Olá, cliente JACAD! Tudo bem? Neste guia, apresentamos a tela de Cadastro de Turma. Boa leitura!
ÍNDICE
- 1. INTRODUÇÃO
- 2. PERMISSÃO
- 3. ACESSO A TELA CADASTRO DE TURMA
- 4. CADASTRANDO A TURMA
- 4.1. Aba principal
- 4.1.1. Adicionar disciplinas
- 4.1.2. Horários das disciplinas
- 4.1.3. Apagar disciplina
- 4.1.4. Observações histórico escolar
- 4.1.5. Lançamento de notas, frequência e liberação de lançamento
- 4.1.6. Professor auxiliar
- 4.1.7. Alterar senhas
- 4.1.8. Substituição de professor da disciplina
- 4.1.9. Link de disciplinas
- 4.2. Aba Info. complementares
- 4.3. Aba Alunos da turma
- 4.4. Aba Planos de pagamento
- 4.1. Aba principal
- 5. TELA DE CONSULTA DE TURMAS
- 6. TELA DE CONSULTA DE DISCIPLINAS DA TURMA
- 7. CONCLUSÃO
1. INTRODUÇÃO
No sistema JACAD, uma turma é definida como o conjunto de disciplinas ofertadas a um grupo de alunos durante um período letivo específico. Cada turma está vinculada a uma matriz e corresponde a um período previamente cadastrado nessa matriz. Portanto, para o cadastro de uma turma, é imprescindível que já exista uma matriz curricular e um período letivo cadastrados.
Dessa forma, este artigo visa apresentar as funcionalidades disponíveis na tela de Cadastro de Turma.
2. PERMISSÃO
Para habilitar o acesso a Tela de Cadastro de Turma aos usuários do sistema SWA.JACAD, é necessário liberar a permissão de acesso.
Dessa forma, siga o passo a passo abaixo para mais informações sobre como realizar esse processo.
PASSO 1: Acesse o Menu 'Preferências', navegue até 'Usuários e Permissões' e clique no submenu 'Permissões'.
Figura 1
PASSO 2: Na tela 'Controle de Permissões de Acesso', selecione um grupo de usuário. Na sequência na tabela 'Grupo de Permissões', selecione o item 'Acadêmico'. A partir daí, será possível definir, de forma personalizada, quais funcionalidades estarão disponíveis para esse grupo de usuário.
Figura 2
3. ACESSO A TELA CADASTRO DE TURMA
A tela de cadastro de turma, é possível ser acessada de duas formas:
ACESSO A: Clique no Menu de acesso rápido 'Turma'.
Figura 3
ACESSO B: Clique no Menu 'Acadêmico', navegue até 'Oferta' e clique em 'Turma'.
Figura 4
ACESSO C: Na Tela de 'Cadastro de Período Letivo', clique no Botão 'Adicionar'.
Figura 5
4. CADASTRANDO A TURMA
Para iniciar o cadastro de uma turma clique no Botão 'Inserir'.
Figura 6
4.1. Aba principal
Na aba principal, o usuário deverá informar os dados da turma e disciplinas.
CADASTROS INICIAIS
Nome: Informe o nome da turma;
Nome Reduzido: Informe o nome reduzido da turma;
Descrição: Preencha a descrição da turma;
Identificador: Informe o identificador para a turma;
Matriz: Informe a matriz curricular;
Período Letivo: Informe o período letivo que será ofertada a turma;
Período: Informe a qual nível, módulo, semestre, ano, série, período essa turma pertence;
Turma Base: Utilizado normalmente para cursos técnicos. Com essa opção é possível juntar todos os módulos do aluno na turma dele. Preenchimento Opcional;
Câmpus/Polo: Informe o câmpus/polo da turma. Preenchimento opcional;
Turno: Preencha o turno (Integral, Matutino, Vespertino, Noturno ou EAD);
Centro de Custo: Informe o centro de custo da turma.
Parecer Descritivo: Vinculo do parecer descritivo com a turma. Essa opção é utilizada por colégios. Para maiores informações clique aqui.
Status: Apresenta o status da turma, em que, temos as opções Ativa, Aguardando e Cancelada.
Clique no botão 'Salvar'.
Figura 7
CONFIGURAÇÃO DE NOTAS
Após o preenchimento dos campos iniciais, é apresentada a configuração de notas que já buscará previamente da sua matriz curricular, caso necessário você pode realizar a alteração das notas da turma, dessa forma, clique no Botão 'Editar', e preencha os seguintes campos:
Configuração para Período Normal: Utilizada para notas que não entraram em exame ainda.
- Média: A nota mínima que o aluno deve atingir para ser considerado APROVADO nas disciplinas do curso.
- Média Mínima: A nota mínima que o aluno deve atingir para não ser considerado REPROVADO nas disciplinas do curso.
OBSERVAÇÃO: O sistema considera EM EXAME alunos que obtenham média entre a nota configurada para "Média Mínima" e "Média" do campo 'Período Normal'.
Configuração para Recuperação: Utilizada para alunos que entraram em exame.
- Média: A nota mínima que o aluno deve atingir para ser considerado APROVADO nas disciplinas do curso.
- Média Mínima: A nota mínima que o aluno deve atingir para não ser considerado REPROVADO nas disciplinas do curso.
Frequência: Configurada em Porcentagem. Refere-se a porcentagem mínima de frequência que o aluno precisa atingir para não ser considerado como REPROVADO por Frequência, nas disciplinas do curso.
Figura 8
4.1.1. Adicionar disciplinas
Este painel é de grande importância na tela, pois quando falamos sobre manusear turmas, também falamos sobre controlar as disciplinas dela.
Para adicionar as disciplinas na turma, deve ser realizado os seguintes passos:
PASSO 1: Deixe a tela em modo de edição e clique no Botão Adicionar Disciplinas.
Figura 9
PASSO 2: Selecione a(s) disciplina(s) e clique no Botão 'Adicionar Disciplinas'. Para disciplinas de outros períodos, marque o botão 'Listar todas as disciplinas do curso'. Caso necessário, altere o professor selecionando a disciplina e clicando no botão Alterar professor; (O professor padrão é configurado na disciplina da Matriz Curricular).
Figura 10
PASSO 3: As disciplinas serão apresentadas na turma, clique no botão 'Salvar' para finalizar.
Figura 11
4.1.2. Horários das disciplinas
PASSO 1: Para cadastrar os horários da disciplina (grade de horários), acesse a tela da Turma e clique no Botão Horários da Disciplina.
Figura 12
PASSO 2: Essa tela funciona como um assistente no cadastro de horários, portanto selecione a Sala, informe a data início e término, selecione o(s) horário(s) a ser(em) inserido(s), o dia da semana, e clique no botão 'Adicionar horários na Disciplina'.
Figura 13
Os horários serão inseridos e pode-se observar a quantidade de aulas inseridas e o equivalente em horas.
Figura 14
4.1.3. Apagar disciplina
Para remover uma disciplina da turma, é necessário selecionar a disciplina e clicar no Botão 'Apagar'.
Figura 15
| ![]() Figura 16 |
Dessa forma, a disciplina será removida da turma.
Figura 17
4.1.4. Observações histórico escolar
Neste passo, veremos como adicionar observações do histórico escolar em lote para os alunos da turma.
PASSO 1: Para cadastrar observações para os alunos da turma, é necessário selecionar a disciplina e clicar no Botão 'Observações Hist. Escolar'.
Figura 18
PASSO 2: Na Tela de 'Histórico Observação Turma', clique no Botão 'Adicionar'.
Figura 19
PASSO 3: Informe uma Identificação, a ordem e o texto referente a observação, caso seja necessário vincule a disciplina, e é possível marcar para quais alunos será apresentada a observação, após clique no Botão 'Salvar'. Dessa forma, a observação será adicionada aos alunos da turma.
Figura 20
A observação ficará vinculada a turma, como podemos ver na imagem abaixo:
Figura 21
Essa observação será apresentada individualmente para cada aluno, em que, pode ser visto pela Tela de Cadastro de Aluno e clicar no Botão Observações.
Figura 22
4.1.5. Lançamento de notas, frequência e liberação de lançamento
Selecione a disciplina desejada e clique no Botão 'Lançamento', em que, dispomos das opções abaixo:
Figura 23
Notas: Acesso rápido para a Tela de Lançamento de Notas;
Diário de Frequência: Acesso rápido para a Tela de Diário de Frequência;
Liberar Lançamento: Essa opção deve ser utilizada quando o prazo regular para lançamento já expirou. Ela permite liberar um intervalo de datas para que os lançamentos pendentes possam ser realizados pelo professor. Para isso, é necessário informar a Data de Liberação, a disciplina e o tipo de lançamento que será liberado: Nota, Frequência ou Conteúdo Ministrado.
No caso de liberação para Notas, é preciso também especificar quais avaliações estarão disponíveis para lançamento.
Figura 24
Consultar Liberações desta Turma: Nesta tela é possível realizar a consulta das liberações de lançamento, como também cadastrar as liberações para um professor especifico ou para a turma.
Figura 25
4.1.6. Professor auxiliar
Neste passo, veremos como liberar o acesso aos recursos para os professores auxiliares realizarem lançamentos.
PASSO 1: Para cadastrar o professor auxiliar, é necessário selecionar a disciplina e clicar no Botão 'Prof. Auxiliar'.
Figura 26
PASSO 2: Na Tela de 'Consulta de Professores Auxiliares da Disciplina' clique no Botão 'Adicionar Professor'.
Figura 27
PASSO 3: Na sequência será aberta a Tela de 'Consulta de Professores Auxiliares', selecione os professores desejados e clique no Botão 'Selecionar'.
Figura 28
PASSO 4: o professor auxiliar será adicionado, dessa forma, é necessário marcar as opções que o professor deverá ter acesso.
Figura 29
4.1.7. Alterar senhas
Com essa opção é possível alterar a senha de acesso ao Portal do Aluno, para os alunos vinculados a turma.
PASSO 1: Com a turma selecionada, clique no Botão 'Alterar Senhas', com as opções de utilizar o RA ou Data de Nascimento.
Figura 30
PASSO 2: Na sequência será apresentada uma mensagem de confirmação, conforme exemplo abaixo:
Figura 31
| ![]() Figura 32 |
4.1.8. Substituição de professor da disciplina
Neste passo, veremos como realizar a substituição e o histórico de substituição de professores.
PASSO 1: Selecione a disciplina e clique no Botão 'Substituições' e em 'Substituir Professor Atual'.
Figura 33
PASSO 2: Na Tela de 'Substituição de Professor', informe o novo professor e o motivo, para finalizar clique no Botão 'Salvar'.
Figura 34
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Figura 35
| ![]() Figura 36 |
Dessa forma, o professor será alterado na disciplina.
Figura 37
Para realizar a consulta de substituição de professor, selecione a disciplina, clique no botão 'Substituições' e em 'Consultar Histórico de Substituições'.
Figura 38
Dessa forma, será apresentada a substituição de professores na disciplina. Caso seja necessário, é possível remover o registro de substituição de professor.
Figura 39
4.1.9. Link de disciplinas
O objetivo desse recurso é permitir ao usuário selecionar uma Disciplina Professor de outra Turma para ser vinculada a uma determinada turma. Dessa forma, quando o aluno se matricular na turma o sistema deve matricula-lo nas disciplinas link também.
Para utilizar, precisamos verificar os fluxos apresentados nos seguintes itens:
1. Vincular Disciplina: Permite vincular uma disciplina de outra turma para essa, dentro dos critérios que seja uma Turma Ativa, do mesmo período letivo e não poderá vincular as disciplinas que já estão na turma;
2. Carregar Turma: Consulta a turma da disciplina link adicionada;
3. Remover Vinculo: Retira o link da disciplina.
OBSERVAÇÃO: Utilizar o botão 'Apagar' não irá remover o vinculo.
Figura 40
VINCULAR DISCIPLINAS
PASSO 1: Com a turma selecionada, clique no botão 'Link Disciplinas' e em 'Vincular Disciplinas', que irá permitir o usuário selecionar uma disciplina de outra turma para ser vinculada a essa turma já selecionada.
Figura 41
PASSO 2: Na tela de 'Consulta de Disciplinas', que possui um campo de busca, o qual filtra pelo nome das disciplinas, e um filtro de Curso.
Os filtros de Status e Período Letivo são apenas para apresentação.
Figura 42
PASSO 3: Clicando em selecionar, será vinculado a(s) disciplina(s) selecionada(s) a turma. Na tela da turma a disciplina link aparece com uma cor de fundo cinza claro para dar um destaque diferenciado das demais disciplinas da turma. IMPORTANTE: Esse vinculo da disciplina que é da Turma B, irá fazer um direcionamento para a turma A, mas a disciplina continuará sendo da Turma B. O que significa não terá uma mesma disciplina para a Turma B e Turma A após esse vinculo.
Figura 43
CARREGAR TURMA
PASSO 1: Na sequência, utilizando a opção 'Carregar Turma' vai direcionar a turma referente a disciplina link. Selecione a disciplina link, clique no botão 'Link Disciplinas' e em 'Carregar Turma'.
Figura 44
É carregado e alterado para a turma da disciplina link na mesma tela.
Figura 45
REMOVER VINCULO
Para remover um Vinculo(Disciplina) já adicionado, não utilize o botão 'Apagar' (ao lado do botão de Horários da Disciplina), o procedimento correto é acessar o botão 'Link Disciplinas' e clique em 'Remover Vinculo'.
Quando clicado nessa opção, o vinculo da disciplina com a turma será removido normalmente.
Figura 46
Dessa forma, será removido o vinculo com a disciplina.
Figura 47
REALIZADO UMA MATRÍCULA QUE TENHA UMA DISCIPLINA LINK
PASSO 1: Quando um aluno for matriculado em uma turma que possui alguma disciplina link, está será adicionada na matricula também. Na Tela de Cadastro de Matrícula clique no botão 'Nova Matrícula'.
Figura 48
PASSO 2: A disciplina link será apresentada junto com as demais disciplinas da turma.
Figura 49
Ao finalizar esse procedimento, a disciplina será cadastrada na matricula do aluno normalmente.
Figura 50
4.2. Aba Info. complementares
Na aba de informações complementares, é possível adicionar informações sobre o local em que essa turma é ofertada, professor responsável (professor que fará a avaliação das atividades complementares enviadas pelos alunos da turma), data de início e término da turma, fechamento de diário de classe, data limite para matrículas, formato de vendas, data abono faltas, ID Inep, seguro escolar e observações.
Figura 51
4.2.1. Fechar diário de classe
Neste passo, vamos aprender como realizar o fechamento do diário de classe. Esse recurso normalmente é utilizado para colégios.
É importante destacar que, após o fechamento, qualquer novo aluno matriculado na turma será adicionado automaticamente ao final da lista de alunos. Por esse motivo, esses novos alunos não aparecerão em ordem alfabética na listagem.
PASSO 1: Na Aba de 'Info. Complementares', informe a data de fechamento do diário de classe e clique no botão 'Salvar'.
Figura 52
PASSO 2: Na sequência clique na Aba 'Alunos da Turma' e no botão 'Fechar o Diário de Classe'.
Figura 53
| ![]() Figura 54 |
| Figura 55 |
A numeração do diário de classe será apresentada no aluno, e sendo possível conferir na coluna 'DC'.
Figura 56
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Figura 57
4.3. Aba Alunos da turma
Na aba 'Alunos da Turma', são apresentados os alunos que se matricularam nessa turma. Observe que nessa mesma tela é possível acessar os dados do aluno e fechar o diário de classe.
Figura 58
4.4. Aba Planos de pagamento
Na aba 'Planos de pagamento', adicione ou remova o plano de pagamento.
Figura 59
OBSERVAÇÃO: Caso as turmas sejam vinculadas pela Tela de Cadastro de Plano de Pagamento, os planos serão listados nas respectivas turmas.
5. TELA DE CONSULTA DE TURMAS
Visando atender à necessidade de uma funcionalidade que permita visualizar e analisar as informações das turmas cadastradas no sistema, foi desenvolvida uma tela específica para consulta de turmas.
Por meio dessa tela, é possível buscar rapidamente os dados das turmas ativas e exportar as informações para uma planilha do Excel, facilitando a análise e o acompanhamento das turmas cadastradas.
Essa solução visa proporcionar maior praticidade na gestão das turmas, permitindo ao usuário obter uma visão consolidada e atualizada dos dados de turmas disponíveis no sistema.
PASSO 1: Acesse o menu 'Acadêmico', navegue até 'Consultas Acadêmicas', vá até 'Disciplinas' e clique no submenu 'Turmas'.
Figura 60
PASSO 2: Ao acessar a tela 'Pesquisa da turma', é possível filtrar a consulta por: período letivo, curso, câmpus/polo, matriz, período curso.
Figura 61
PASSO 3: Caso desejar exportar os dados consultados, para excel, navegue até a barra superior da tela 'Pesquisa da turma' e acesse o menu 'Sobre'. Em seguida clique no submenu 'Exportar para Excel'.
Figura 62
DICA: para visualizar os dados da turma, selecione a turma desejada e clique no botão 'dados da turma'.
6. TELA DE CONSULTA DE DISCIPLINAS DA TURMA
Visando atender à necessidade de uma funcionalidade que permita visualizar e analisar as informações das disciplinas cadastradas no sistema, foi desenvolvida uma tela específica para consulta de disciplinas da turma.
Por meio dessa tela, é possível buscar rapidamente os dados das disciplinas e exportar as informações para uma planilha do Excel, facilitando a análise e o acompanhamento.
Essa solução visa proporcionar maior praticidade na gestão das disciplinas ofertadas, permitindo ao usuário obter uma visão consolidada e atualizada dos dados de disciplinas das turmas disponíveis no sistema.
PASSO 1: Acesse o menu 'Acadêmico', navegue até 'Consultas Acadêmicas', vá até 'Disciplinas' e clique no submenu 'Turmas'.
Figura 63
PASSO 2: Ao acessar a tela 'Pesquisa de Disciplinas do Professor', em que, dispomos de alguns filtros disponíveis para consulta dos dados como: Período Letivo, Curso, Turma, entre outros.
Figura 64
PASSO 3: Caso desejar exportar os dados consultados, para excel, navegue até a barra superior da tela 'Pesquisa de Disciplinas do Professor' e acesse o menu 'Sobre'. Em seguida clique no submenu 'Exportar para Excel'.
Figura 65
DICA: Na Parte inferior da tela temos algumas opções de acesso rápido, como: Dados da Turma, Dados do Professor, Diário de Frequência, Lançamento de Notas, Conteúdo Ministrado, Conteúdo Programático e Atividade Extra Classe.
7. CONCLUSÃO
Chegamos ao final deste guia sobre a tela de turmas. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.
Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.
Até breve! ❤
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