TURMA

Criada por Documentação SWA, Modificado em Seg, 2 Jun na (o) 5:28 PM por Andréia Klehm

Olá, cliente JACAD! Tudo bem? Neste guia, apresentamos a tela de Cadastro de Turma. Boa leitura!



ÍNDICE





1. INTRODUÇÃO


No sistema JACAD, uma turma é definida como o conjunto de disciplinas ofertadas a um grupo de alunos durante um período letivo específico. Cada turma está vinculada a uma matriz e corresponde a um período previamente cadastrado nessa matriz. Portanto, para o cadastro de uma turma, é imprescindível que já exista uma matriz curricular e um período letivo cadastrados.

Dessa forma, este artigo visa apresentar as funcionalidades disponíveis na tela de Cadastro de Turma.


2. PERMISSÃO


Para habilitar o acesso a Tela de Cadastro de Turma aos usuários do sistema SWA.JACAD, é necessário liberar a permissão de acesso.

                                        

Dessa forma, siga o passo a passo abaixo para mais informações sobre como realizar esse processo.



PASSO 1: Acesse o Menu 'Preferências', navegue até 'Usuários e Permissões' e clique no submenu 'Permissões'.


Figura 1


PASSO 2:  Na tela 'Controle de Permissões de Acesso', selecione um grupo de usuário. Na sequência na tabela 'Grupo de Permissões', selecione o item 'Acadêmico'. A partir daí, será possível definir, de forma personalizada, quais funcionalidades estarão disponíveis para esse grupo de usuário.


Figura 2




3. ACESSO A TELA CADASTRO DE TURMA


A tela de cadastro de turma, é possível ser acessada de duas formas: 



ACESSO A: Clique no Menu de acesso rápido 'Turma'.


Figura 3


ACESSO B: Clique no Menu 'Acadêmico', navegue até 'Oferta' e clique em 'Turma'.


Figura 4



ACESSO C: Na Tela de 'Cadastro de Período Letivo', clique no Botão 'Adicionar'.


Figura 5


4. CADASTRANDO A TURMA


Para iniciar o cadastro de uma turma clique no Botão 'Inserir'.


Figura 6


4.1. Aba principal


Na aba principal, o usuário deverá informar os dados da turma e disciplinas.



CADASTROS INICIAIS 


Nome: Informe o nome da turma;

Nome Reduzido: Informe o nome reduzido da turma;

Descrição: Preencha a descrição da turma;

Identificador: Informe o identificador para a turma;

Matriz: Informe a matriz curricular;

Período Letivo: Informe o período letivo que será ofertada a turma;

Período: Informe a qual nível, módulo, semestre, ano, série, período essa turma pertence;

Turma Base: Utilizado normalmente para cursos técnicos. Com essa opção é possível juntar todos os módulos do aluno na turma dele. Preenchimento Opcional;

Câmpus/Polo: Informe o câmpus/polo da turma. Preenchimento opcional;

Turno: Preencha o turno (Integral, Matutino, Vespertino, Noturno ou EAD);

Centro de Custo: Informe o centro de custo da turma. 

Parecer Descritivo: Vinculo do parecer descritivo com a turma. Essa opção é utilizada por colégios. Para maiores informações clique aqui.

Status: Apresenta o status da turma, em que, temos as opções Ativa, Aguardando e Cancelada.



Clique no botão 'Salvar'.

Figura 7


CONFIGURAÇÃO DE NOTAS


Após o preenchimento dos campos iniciais, é apresentada a configuração de notas que já buscará previamente da sua matriz curricular, caso necessário você pode realizar a alteração das notas da turma, dessa forma, clique no Botão 'Editar', e preencha os seguintes campos:



Configuração para Período Normal: Utilizada para notas que não entraram em exame ainda.

  • Média: A nota mínima que o aluno deve atingir para ser considerado APROVADO nas disciplinas do curso.
  • Média Mínima: A nota mínima que o aluno deve atingir para não ser considerado REPROVADO nas disciplinas do curso.


OBSERVAÇÃO: O sistema considera EM EXAME alunos que obtenham média entre a nota configurada para "Média Mínima" e "Média" do campo 'Período Normal'.

 

Configuração para Recuperação: Utilizada para alunos que entraram em exame.

  • Média: A nota mínima que o aluno deve atingir para ser considerado APROVADO nas disciplinas do curso.
  • Média Mínima: A nota mínima que o aluno deve atingir para não ser considerado REPROVADO nas disciplinas do curso.

 

Frequência: Configurada em Porcentagem. Refere-se a porcentagem mínima de frequência que o aluno precisa atingir para não ser considerado como REPROVADO por Frequência, nas disciplinas do curso.


Figura 8


4.1.1. Adicionar disciplinas


Este painel é de grande importância na tela, pois quando falamos sobre manusear turmas, também falamos sobre controlar as disciplinas dela. 



Para adicionar as disciplinas na turma, deve ser realizado os seguintes passos:


PASSO 1: Deixe a tela em modo de edição e clique no Botão Adicionar Disciplinas.


Figura 9


PASSO 2: Selecione a(s) disciplina(s) e clique no Botão 'Adicionar Disciplinas'.

Para disciplinas de outros períodos, marque o botão 'Listar todas as disciplinas do curso'.

Caso necessário, altere o professor selecionando a disciplina e clicando no botão Alterar professor; (O professor padrão é configurado na disciplina da Matriz Curricular).


Figura 10


PASSO 3: As disciplinas serão apresentadas na turma, clique no botão 'Salvar' para finalizar.


Figura 11


4.1.2. Horários das disciplinas



PASSO 1: Para cadastrar os horários da disciplina (grade de horários), acesse a tela da Turma e clique no Botão Horários da Disciplina.



Figura 12


PASSO 2: Essa tela funciona como um assistente no cadastro de horários, portanto selecione a Sala, informe a data início e término, selecione o(s) horário(s) a ser(em) inserido(s), o dia da semana, e clique no botão 'Adicionar horários na Disciplina'.


Figura 13


Os horários serão inseridos e pode-se observar a quantidade de aulas inseridas e o equivalente em horas.


Figura 14



4.1.3. Apagar disciplina


Para remover uma disciplina da turma, é necessário selecionar a disciplina e clicar no Botão 'Apagar'.


Figura 15


Após realizar esse procedimento, uma mensagem de confirmação será apresentada.

Figura 16



Dessa forma, a disciplina será removida da turma.


Figura 17



4.1.4. Observações histórico escolar


Neste passo, veremos como adicionar observações do histórico escolar em lote para os alunos da turma.



PASSO 1: Para cadastrar observações para os alunos da turma, é necessário selecionar a disciplina e clicar no Botão 'Observações Hist. Escolar'.


Figura 18


PASSO 2: Na Tela de 'Histórico Observação Turma', clique no Botão 'Adicionar'.


Figura 19


PASSO 3:  Informe uma Identificação, a ordem e o texto referente a observação, caso seja necessário vincule a disciplina, e é possível marcar para quais alunos será apresentada a observação, após clique no Botão 'Salvar'.

Dessa forma, a observação será adicionada aos alunos da turma.


Figura 20


A observação ficará vinculada a turma, como podemos ver na imagem abaixo:


Figura 21


Essa observação será apresentada individualmente para cada aluno, em que, pode ser visto pela Tela de Cadastro de Aluno e clicar no Botão Observações.


Figura 22


4.1.5. Lançamento de notas, frequência e liberação de lançamento



Selecione a disciplina desejada e clique no Botão 'Lançamento', em que, dispomos das opções abaixo:


Figura 23


Notas: Acesso rápido para a Tela de Lançamento de Notas;

Diário de Frequência: Acesso rápido para a Tela de Diário de Frequência;

Liberar Lançamento: Essa opção deve ser utilizada quando o prazo regular para lançamento já expirou. Ela permite liberar um intervalo de datas para que os lançamentos pendentes possam ser realizados pelo professor. Para isso, é necessário informar a Data de Liberação, a disciplina e o tipo de lançamento que será liberado: Nota, Frequência ou Conteúdo Ministrado.
 No caso de liberação para Notas, é preciso também especificar quais avaliações estarão disponíveis para lançamento. 


Figura 24


Consultar Liberações desta Turma: Nesta tela é possível realizar a consulta das liberações de lançamento, como também cadastrar as liberações para um professor especifico ou para a turma.


Figura 25




4.1.6. Professor auxiliar




Neste passo, veremos como liberar o acesso aos recursos para os professores auxiliares realizarem lançamentos.



PASSO 1: Para cadastrar o professor auxiliar, é necessário selecionar a disciplina e clicar no Botão 'Prof. Auxiliar'.


Figura 26



PASSO 2: Na Tela de 'Consulta de Professores Auxiliares da Disciplina' clique no Botão 'Adicionar Professor'.


Figura 27



PASSO 3: Na sequência será aberta a Tela de 'Consulta de Professores Auxiliares', selecione os professores desejados e clique no Botão 'Selecionar'.


Figura 28


PASSO 4: o professor auxiliar será adicionado, dessa forma, é necessário marcar as opções que o professor deverá ter acesso.


Figura 29



4.1.7. Alterar senhas


Com essa opção é possível alterar a senha de acesso ao Portal do Aluno, para os alunos vinculados a turma.



PASSO 1: Com a turma selecionada, clique no Botão 'Alterar Senhas', com as opções de utilizar o RA ou Data de Nascimento.


Figura 30


PASSO 2: Na sequência será apresentada uma mensagem de confirmação, conforme exemplo abaixo:


Figura 31


Após realizar esse procedimento, será apresentada uma mensagem informando que as senhas foram alteradas.

Figura 32



4.1.8. Substituição de professor da disciplina


Neste passo, veremos como realizar a substituição e o histórico de substituição de professores.



PASSO 1: Selecione a disciplina e clique no Botão 'Substituições' e em 'Substituir Professor Atual'.


Figura 33


PASSO 2: Na Tela de 'Substituição de Professor', informe o novo professor e o motivo, para finalizar clique no Botão 'Salvar'.


Figura 34



Após realizar esse procedimento, será apresentada uma mensagem se deseja alterar o professor da disciplina selecionada, para confirmar clique em 'Sim'.


Figura 35


Após realizar esse procedimento, será apresentada uma mensagem que a operação foi concluída.

Figura 36


Dessa forma, o professor será alterado na disciplina.


Figura 37


Para realizar a consulta de substituição de professor, selecione a disciplina, clique no botão 'Substituições' e em 'Consultar Histórico de Substituições'.


Figura 38


Dessa forma, será apresentada a substituição de professores na disciplina.

Caso seja necessário, é possível remover o registro de substituição de professor.


Figura 39





O objetivo desse recurso é permitir ao usuário selecionar uma Disciplina Professor de outra Turma para ser vinculada a uma determinada turma. Dessa forma, quando o aluno se matricular na turma o sistema deve matricula-lo nas disciplinas link também.


Para utilizar, precisamos verificar os fluxos apresentados nos seguintes itens:

1. Vincular Disciplina: Permite vincular uma disciplina de outra turma para essa, dentro dos critérios que seja uma Turma Ativa, do mesmo período letivo e não poderá vincular as disciplinas que já estão na turma;

2. Carregar Turma: Consulta a turma da disciplina link adicionada;

3. Remover Vinculo: Retira o link da disciplina.


OBSERVAÇÃO: Utilizar o botão 'Apagar' não irá remover o vinculo.


Figura 40


VINCULAR DISCIPLINAS


PASSO 1: Com a turma selecionada, clique no botão 'Link Disciplinas' e em 'Vincular Disciplinas'que irá permitir o usuário selecionar uma disciplina de outra turma para ser vinculada a essa turma já selecionada.


Figura 41


PASSO 2: Na tela de 'Consulta de Disciplinas', que possui um campo de busca, o qual filtra pelo nome das disciplinas, e um filtro de Curso.

Os filtros de Status e Período Letivo são apenas para apresentação.


Figura 42


PASSO 3: Clicando em selecionar, será vinculado a(s) disciplina(s) selecionada(s) a turma. Na tela da turma a disciplina link aparece com uma cor de fundo cinza claro para dar um destaque diferenciado das demais disciplinas da turma.

IMPORTANTE: Esse vinculo da disciplina que é da Turma B, irá fazer um direcionamento para a turma A, mas a disciplina continuará sendo da Turma B. O que significa não terá uma mesma disciplina para a Turma B e Turma A após esse vinculo.


Figura 43



CARREGAR TURMA



PASSO 1: Na sequência, utilizando a opção 'Carregar Turma' vai direcionar a turma referente a disciplina link.

Selecione a disciplina link, clique no botão 'Link Disciplinas' e em 'Carregar Turma'.


Figura 44


É carregado e alterado para a turma da disciplina link na mesma tela.


Figura 45


REMOVER VINCULO


Para remover um Vinculo(Disciplina) já adicionado, não utilize o botão 'Apagar' (ao lado do botão de Horários da Disciplina), o procedimento correto é acessar o botão 'Link Disciplinas'  e clique em 'Remover Vinculo'.
Quando clicado nessa opção, o vinculo da disciplina com a turma será removido normalmente.


Figura 46


Dessa forma, será removido o vinculo com a disciplina.


Figura 47



REALIZADO UMA MATRÍCULA QUE TENHA UMA DISCIPLINA LINK




PASSO 1: Quando um aluno for matriculado em uma turma que possui alguma disciplina link, está será adicionada na matricula também.

Na Tela de Cadastro de Matrícula clique no botão 'Nova Matrícula'.


Figura 48


PASSO 2: A disciplina link será apresentada junto com as demais disciplinas da turma.


Figura 49


Ao finalizar esse procedimento, a disciplina será cadastrada na matricula do aluno normalmente.


Figura 50


4.2. Aba Info. complementares


Na aba de informações complementares, é possível adicionar informações sobre o local em que essa turma é ofertada, professor responsável (professor que fará a avaliação das atividades complementares enviadas pelos alunos da turma), data de início e término da turma, fechamento de diário de classe, data limite para matrículas, formato de vendas, data abono faltas, ID Inep, seguro escolar e observações. 


Figura 51



4.2.1. Fechar diário de classe


Neste passo, vamos aprender como realizar o fechamento do diário de classe. Esse recurso normalmente é utilizado para colégios.


 
É importante destacar que, após o fechamento, qualquer novo aluno matriculado na turma será adicionado automaticamente ao final da lista de alunos. Por esse motivo, esses novos alunos não aparecerão em ordem alfabética na listagem. 



PASSO 1: Na Aba de 'Info. Complementares', informe a data de fechamento do diário de classe e clique no botão 'Salvar'.


Figura 52


PASSO 2: Na sequência clique na Aba 'Alunos da Turma' e no botão 'Fechar o Diário de Classe'.


Figura 53



Após realizar esse procedimento, será apresentada uma mensagem de confirmação se deseja calcular o número de chamada para o diário de classe, para confirmar clique em 'Sim'.

Figura 54





Após será apresentada a mensagem informando que a numeração do diário de classe foi calculada com sucesso.

Figura 55



A numeração do diário de classe será apresentada no aluno, e sendo possível conferir na coluna 'DC'.


Figura 56


ATENÇÃO: Novos alunos que forem matriculados após a data de fechamento do diário serão inseridos no final da listagem de alunos, ou seja, esses alunos não ficarão em ordem alfabética.


Figura 57



4.3. Aba Alunos da turma


Na aba 'Alunos da Turma', são apresentados os alunos que se matricularam nessa turma. Observe que nessa mesma tela é possível acessar os dados do aluno e fechar o diário de classe.


Figura 58



4.4. Aba Planos de pagamento


Na aba 'Planos de pagamento', adicione ou remova o plano de pagamento.


Figura 59


OBSERVAÇÃO: Caso as turmas sejam vinculadas pela Tela de Cadastro de Plano de Pagamento, os planos serão listados nas respectivas turmas.





5. TELA DE CONSULTA DE TURMAS


Visando atender à necessidade de uma funcionalidade que permita visualizar e analisar as informações das turmas cadastradas no sistema, foi desenvolvida uma tela específica para consulta de turmas.


Por meio dessa tela, é possível buscar rapidamente os dados das turmas ativas e exportar as informações para uma planilha do Excel, facilitando a análise e o acompanhamento das turmas cadastradas.


Essa solução visa proporcionar maior praticidade na gestão das turmas, permitindo ao usuário obter uma visão consolidada e atualizada dos dados de turmas disponíveis no sistema.


PASSO 1: Acesse o menu 'Acadêmico', navegue até 'Consultas Acadêmicas', vá até 'Disciplinas' e clique no submenu 'Turmas'.


Figura 60


PASSO 2: Ao acessar a tela 'Pesquisa da turma', é possível filtrar a consulta por: 
período letivo, curso, câmpus/polo, matriz, período curso.


Figura 61


PASSO 3: Caso desejar exportar os dados consultados, para excel, navegue até a barra superior da tela 'Pesquisa da turma' e acesse o menu 'Sobre'. Em seguida clique no submenu 'Exportar para Excel'


Figura 62


DICA: para visualizar os dados da turma, selecione a turma desejada e clique no botão 'dados da turma'.




6. TELA DE CONSULTA DE DISCIPLINAS DA TURMA


Visando atender à necessidade de uma funcionalidade que permita visualizar e analisar as informações das disciplinas cadastradas no sistema, foi desenvolvida uma tela específica para consulta de disciplinas da turma.


Por meio dessa tela, é possível buscar rapidamente os dados das disciplinas e exportar as informações para uma planilha do Excel, facilitando a análise e o acompanhamento.


Essa solução visa proporcionar maior praticidade na gestão das disciplinas ofertadas, permitindo ao usuário obter uma visão consolidada e atualizada dos dados de disciplinas das turmas disponíveis no sistema.


PASSO 1: Acesse o menu 'Acadêmico', navegue até 'Consultas Acadêmicas', vá até 'Disciplinas' e clique no submenu 'Turmas'.


Figura 63


PASSO 2: Ao acessar a tela 'Pesquisa de Disciplinas do Professor', em que, dispomos de alguns filtros disponíveis para consulta dos dados como: Período Letivo, Curso, Turma, entre outros.


Figura 64


PASSO 3: Caso desejar exportar os dados consultados, para excel, navegue até a barra superior da tela 'Pesquisa de Disciplinas do Professor' e acesse o menu 'Sobre'. Em seguida clique no submenu 'Exportar para Excel'


Figura 65


DICA: Na Parte inferior da tela temos algumas opções de acesso rápido, como: Dados da Turma, Dados do Professor, Diário de Frequência, Lançamento de Notas, Conteúdo Ministrado, Conteúdo Programático e Atividade Extra Classe.




7. CONCLUSÃO


Chegamos ao final deste guia sobre a tela de turmas. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.


Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.


Até breve!

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