CONTEÚDO MINISTRADO

Criada por Documentação SWA, Modificado em Sex, 22 Ago na (o) 8:05 AM por Andréia Klehm

Olá, cliente JACAD, tudo bem? Este guia traz todas as instruções necessárias para o cadastro de conteúdo ministrado no sistema desktop. Boa leitura!




ÍNDICE




1. INTRODUÇÃO


O Conteúdo Ministrado refere-se ao conjunto de temas, tópicos e atividades efetivamente abordados pelo docente durante as aulas ministradas aos acadêmicos. Esse registro é fundamental para garantir transparência e controle sobre o andamento da disciplina do curso.

Ao documentar o conteúdo ministrado, o sistema oferece suporte tanto para professores, que podem organizar e registrar suas aulas, quanto para gestores e alunos, que passam a ter acesso a informações atualizadas sobre o que foi trabalhado em sala.




2. PERMISSÕES



Para habilitar o acesso a Tela de Cadastro de Conteúdo Ministrado aos usuários do sistema SWA.JACAD, é necessário liberar a permissão de acesso.

                                        

Dessa forma, siga o passo a passo abaixo para mais informações sobre como realizar esse processo.



PASSO 1: Acesse o Menu Preferências, navegue até Usuários e Permissões e clique no submenu Permissões.


  

Figura 1 


PASSO 2:  Na tela Controle de Permissões de Acesso, selecione um grupo de usuário. Na sequência na tabela Grupo de Permissões, selecione o item Acadêmico. A partir daí, será possível definir, de forma personalizada, quais funcionalidades estarão disponíveis para esse grupo de usuário.


Figura 2

 


3. CONTEÚDO MINISTRADO



Neste capítulo, você conhecerá as funcionalidades do Conteúdo Ministrado, onde são exibidas as datas, a quantidade de horas/aula, e o cadastro detalhado do conteúdo ministrado para cada aula. 


Para utilizar esta tela, é necessário que:

  • A disciplina tenha Horários de Aula cadastrados;
  • A disciplina esteja vinculada a um professor.



Acesse o menu Acadêmico, navegue até Diário de Classe e clique em Conteúdo Ministrado.


Figura 3


Para consultar uma disciplina, preencha os filtros obrigatórios:

  • Período Letivo;

  • Subperíodo;

  • Disciplina.

Após informar os dados, clique no botão Carregar Conteúdo.

 

Figura 4


A coluna Data informa as datas de aulas e a quantidade de aulas (agrupadas por dia);

A coluna Conteúdo é o campo de texto aberto para ser preenchido com o conteúdo ministrado para as aulas do dia;

A coluna Observações é o campo opcional a ser preenchido com observações para a aula do dia;


Para preencher, dê um duplo clique, insira as informações da aula e clique em Salvar

 

Figura 5


ATENÇÃO: Os conteúdos lançados pelo desktop serão exibidos no Portal do Professor e vice-versa. 



Para excluir um conteúdo lançado, dê um duplo clique sobre o registro, apague o texto e, em seguida, clique no botão Salvar para confirmar a alteração. 


Figura 6



4. RELATÓRIOS


Neste capítulo, veremos sobre os relatórios do conteúdo programático.


4.1. Relatório conteúdo ministrado


Na tela de Cadastro de Conteúdo Ministrado, acesse o menu Relatórios e clique em Conteúdo Ministrado.


Figura 7


Será exibida uma mensagem perguntando se deseja inserir observações. Clique em Sim para incluir ou em Não para prosseguir sem incluir. 


Figura 8


Ao executar essa ação, o sistema gerará o relatório contendo todas as datas que foram devidamente preenchidas. 


Figura 9



4.2. Relatório conteúdo ministrado em branco


Na tela de Cadastro de Conteúdo Ministrado, acesse o menu Relatórios e clique em Conteúdo Ministrado em Branco.


Figura 10



Ao executar essa ação, o sistema gerará um relatório com todas as datas em branco, permitindo o preenchimento manual. 

 

Figura 11


4.3. Relatório professores que faltam lançar conteúdo


Acesse o menu Relatórios e clique em Controle de Relatórios.


Figura 12



Na tela de Controle de Relatórios, pesquise pelo código 'A119' e dê um duplo clique sobre o relatório para acessá-lo.



Figura 13


Esse relatório possui opções de consulta para auxiliar no momento da emissão, podendo filtrar por: 

  • Período letivo (Obrigatório);
  • Curso;
  • Aulas de/até (Obrigatório).


Selecione o Tipo de Relatório Conteúdo Ministrado.


Figura 14


Ao visualizar o relatório, é possível identificar os professores que ainda não lançaram o conteúdo, junto com o subperíodo e as respectivas datas. 


Figura 15



5. CONCLUSÃO


Chegamos ao final deste guia sobre o conteúdo ministrado no sistema desktop do JACAD. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.


Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.


Até breve!  

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