Olá, cliente JACAD, tudo bem? Este guia foi preparado para orientar você em todas as etapas de cadastro da funcionalidade de banco de disciplinas. Boa Leitura!
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
O Banco de Disciplinas é um recurso desenvolvido para centralizar e padronizar o cadastro das disciplinas oferecidas pela instituição. Por meio dessa funcionalidade, é possível estruturar de forma organizada as informações acadêmicas que serão utilizadas nas matrizes curriculares, facilitando o gerenciamento e a vinculação das disciplinas as matrizes.
Neste guia, apresentamos o passo a passo completo para a configuração e utilização do Banco de Disciplinas, abordando desde as configurações iniciais até o cadastro e a vinculação das disciplinas nas matrizes.
Sendo assim, te convido a conferir a documentação, vamos lá?
2. CONFIGURAÇÃO
Neste passo, veremos as configurações para a utilização do banco de disciplinas.
2.1. Configuração acadêmica
Acesse o menu Preferências, navegue até Configurações, clique em Acadêmicas e em Acadêmico.
Figura 1
Na tela de Configurações Acadêmicas, clique na aba Config. Diversas e marque a opção Habilitar Utilização do Banco de Disciplinas.
Figura 2
2.2. Configuração banco de disciplinas
Acesse o menu Acadêmico, navegue até Estrutura Curricular e clique em Banco de Disciplinas.
Figura 3
Na tela de Banco de Disciplinas, clique no menu Configurações e em Configurações.

Figura 4
Na tela de Configurações Disciplina Base, é possível habilitar o auto incremento para o código da disciplina, e deve ser informado de qual número deve iniciar, deve ser informado no mínimo 5 caracteres. Se essa configuração não for habilitada, é possível informar o código manualmente no momento do cadastro da disciplina.

Figura 5
3. BANCO DE DISCIPLINAS
Acesse o menu Acadêmico, navegue até Estrutura Curricular e clique em Banco de Disciplinas.
Figura 6
Na tela de Banco de Disciplinas, clique no botão Nova disciplina.

Figura 7
Na tela de Cadastro de Disciplina Base, realize o preenchimento das informações abaixo:
SEÇÃO DADOS GERAIS:
Código: O código pode ser informado manualmente, em que, deve conter no mínimo 5 caracteres. Caso tenha utilizado a configuração de auto incremento o código será gerado automaticamente seguindo a sequência inicial informada;
Status: Informe o status da disciplina, ou seja, Ativa ou Inativa;
Nome: Preencha com o nome da disciplina;
Nome Reduzido: Informe o nome reduzido da disciplina;
Área de Conhecimento: Opcional. Informe a área de conhecimento;
SEÇÃO CONFIGURAÇÃO PARA CARGA HORÁRIA
CH. Padrão: Carga horária da disciplina;
CH. Cobrada: Carga horária cobrada da disciplina.
CH Corrida: Se refere ao número de horas relógio, ou seja, se a carga horária de uma disciplina é de 40h mas com aulas de 50min temos (40x50)/60 = 33,33 horas;
CH. Teórica: Carga horária teórica da disciplina;
CH. Prática: Carga horária prática da disciplina;
CH. Extensão: refere-se a carga horária de extensão;
Créditos: Refere-se aos créditos da disciplina, não utilizando sistema por créditos informe 0 (zero).
CH: Presencial: Carga horária presencial da disciplina;
CH. EAD: Carga Horária em EAD da disciplina;
Qtde. Aulas: Informe a quantidade de aulas para a disciplina.
SEÇÃO CONFIGURAÇÕES PARA AVALIAÇÃO
Avaliação: Informe qual será a forma de avaliação da disciplina, sendo:
- Por Nota: o professor informa uma nota entre 0 e 10.
- Conceito Objetivo: o professor escolhe entre os conceitos configurados (Excelente, bom, regular,...)
- Conceito Suficiência: o professor marca o checkbox quando o aluno foi suficiente na disciplina.
- Conceito Descritivo: o professor descreve como foi o desempenho do aluno na disciplina (utilizado geralmente na educação infantil).
Tipo: Refere-se ao tipo da disciplina, com as opções: Disciplina, Módulo, Atividade, Estágio, Trabalho de Conclusão de Curso, Monografia, Artigo, Projeto, Produto, Atividade Complementar, Atividade de Extensão.
Obrigatoriedade: Informe a obrigatoriedade da disciplina, com as opções: Obrigatória, Optativa ou Eletiva.
Complementariedade: Refere-se a complementariedade da disciplina, com as opções: Base Nacional Comum, Parte Diversificada, Não Informado, Formação Específica, Estágio, Itinerário Formativo Obrigatório(IF), Itinerário Formativo Eletivo (IF), Formação Geral Básica e Parte Flexível Obrigatória. Este campo é opcional;
Área de Conhecimento: Refere-se a área de conhecimento da disciplina, com as opções: Não Informado, Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Formação Técnica e Profissional. Essa opção é utilizada para colégios.

Figura 8
Na parte inferior da tela ainda dispomos das opções:
Alterar Status: Realiza a alteração de status da disciplina para Ativo e/ou Inativo;
Editar: É possível realizar a edição dos dados da disciplina;
Remover: Remove do sistema a disciplina.

Figura 9
Após o cadastro do banco de disciplinas, acesse o menu Acadêmico, clique em Estrutura Curricular e em Matriz Curricular. Assim, ao adicionar a disciplina será possível vincular a disciplina base, em que, os dados já virão pré-preenchidos.

Figura 10
Após o cadastro das disciplinas nas matrizes, é possível visualizar no Banco de Disciplinas todas as disciplinas que estão vinculadas às respectivas matrizes curriculares.

Figura 11
Ainda na tela de Cadastro de disciplina Base é possível informar os códigos para as integrações do Blackboard, Moodle e Neo LMS.

Figura 12
4. CONCLUSÃO
Chegamos ao final deste guia sobre o recurso de banco de disciplinas. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.
Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.
Até breve! ❤
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