Olá, cliente JACAD, tudo bem? Este guia traz todas as instruções necessárias para o cadastro de avaliação institucional. Com ele, você poderá realizar o cadastro do formulário e acessar diversas outras funcionalidades de forma rápida e prática. Boa leitura!
ÍNDICE
- 1. INTRODUÇÃO
- 2. PERMISSÃO
- 3. CONFIGURAÇÕES
- 4. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
- 5. Reaproveitando um questionário para novas avaliações
- 6. LISTA DOS AVALIADOS E PARTICIPANTES
- 7. PROCESSANDO DADOS DE AVALIAÇÃO
- 8. LISTA DE PARTICIPANTES
- 9. PORTAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
- 10. TELA PESQUISA DE RESPOSTAS AVALIAÇÃO
- 11. CONCLUSÃO
1. INTRODUÇÃO
O módulo de Avaliação Institucional tem como objetivo principal viabilizar um processo estruturado de avaliação, garantindo transparência, ética e comprometimento com a melhoria contínua da instituição. Por meio deste módulo, é possível criar os formulários de avaliação da CPA (Comissão Própria de Avaliação), definir os grupos de avaliadores e avaliados.
As avaliações são disponibilizadas de forma prática e segura pelo Portal da Avaliação, permitindo que os avaliadores respondam os formulários dentro dos prazos estabelecidos. Durante o processo, relatórios parciais podem ser gerados para acompanhamento em tempo real dos resultados, oferecendo subsídios para ações de aprimoramento e tomada de decisões fundamentadas.
2. PERMISSÃO
Para habilitar o acesso ao recurso de avaliação institucional aos usuários do sistema SWA.JACAD, é necessário liberar as permissões de acesso.
Dessa forma, siga o passo a passo abaixo para mais informações sobre como realizar esse processo.
PASSO 1: Acesse o Menu Preferências, navegue até Usuários e Permissões e clique no submenu Permissões.
Figura 1
PASSO 2: Na tela Controle de Permissões de Acesso, selecione um grupo de usuário. Na sequência na tabela Grupo de Permissões, selecione o item Mód. - Aval. Institucional. A partir daí, será possível definir, de forma personalizada, quais funcionalidades estarão disponíveis para esse grupo de usuário.
Figura 2
3. CONFIGURAÇÕES
Neste capítulo, veremos sobre a configuração a ser realizada para a avaliação institucional, e os acessos para alunos, professores, funcionários e coordenadores para responder a avaliação.
3.1. Configuração avaliação institucional
Acesse o menu Acadêmico, navegue até Avaliação Institucional e clique no submenu Configurações.
Figura 3
Na tela de Configurações da Avaliação Institucional temos os seguintes campos para preenchimento:
URL Portal da Avaliação: Endereço web (URL) onde ficará disponível o portal da Avaliação Institucional para acesso dos participantes. É por meio deste link que alunos, professores ou demais perfis definidos poderão responder aos questionários de avaliação.
Exemplo: https://nomedocliente.jacad.com.br/academico/avaliacao/
Perfil da Instituição: Identifica o perfil jurídico da instituição, que pode ser consultado no botão de reticências (...), ou para cadastrar o novo perfil clique no ícone de lápis.
Figura 4
3.2. Configuração portal do aluno
Neste passo, será apresentada a configuração que define como a Avaliação Institucional será exibida no Portal do Aluno. As opções disponíveis são: Avisar, Bloquear e Não Validar, que serão detalhadas a seguir.
Acesse o menu Preferências, navegue até Configurações, vá até Portais e clique em Portal do Aluno, na aba Portal do Aluno, no campo de Validação de Avaliações.
Figura 5
- Não Validar: Nenhuma ação é executada — não há exibição de notificação no Portal do Aluno, nem bloqueio de acesso.
- Bloquear: Impede o acesso ao Portal do Aluno até que a avaliação institucional seja respondida. Ao informar login e senha no Portal do Aluno, será automaticamente redirecionado para o portal da Avaliação Institucional.
Figura 6
- Avisar: Ao acessar o Portal do Aluno, será exibida uma notificação informando que há avaliações institucionais pendentes. Ao clicar no botão Acessar Avaliações, o aluno será redirecionado para o portal da Avaliação Institucional.
Figura 7
3.3. Configuração portal do professor
Neste passo, será apresentada a configuração para notificação da Avaliação Institucional no Portal do Professor.
Acesse o menu Preferências, navegue até Configurações, vá até Portais e clique em Portal do Professor, na aba Configs. Diversas, marcar a opção Notificar Avaliação Institucional Pendente.
Figura 8
Ao acessar o Portal do Professor será apresentada a notificação para o professor responder as avaliações, sendo redirecionado para o portal da avaliação institucional.
Figura 9
3.4. Configuração para acesso de funcionários e coordenadores
Para funcionários e coordenadores é necessário informar o link de acesso a avaliação institucional, que está disponível na página inicial do SWA.JACAD da instituição.
Caso o acesso seja disponibilizado no site da instituição por exemplo, o endereço a ser utilizado é o que está destacado na imagem. O Login e senha será o informado na Tela de Cadastro de Perfil.
Figura 10
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4. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
O cadastro da Avaliação Institucional consiste na criação e configuração dos formulários de avaliação, definição dos participantes (avaliadores e avaliados) e dos períodos de aplicação. Essa etapa é fundamental para garantir que a coleta de informações ocorra de forma organizada, permitindo o acompanhamento e a análise dos dados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) ou setor responsável.
Acesse o menu Acadêmico, navegue até Avaliação Institucional e clique no submenu Cadastro de Avaliação Institucional.
Figura 11
4.1. Cadastro da avaliação institucional
Descrição: Nome da avaliação;
Observação: Este texto é apresentado no inicio do formulário do avaliador no Portal da Avaliação;
Avaliar: Quem será avaliado. Dentro dele temos alguns itens:
- Disciplina Professor - Ao selecionar este tipo de avaliado, cada aluno realizará a avaliação dos professores e disciplinas em que estiver matriculado no semestre indicado. A definição de quais professores e disciplinas estarão disponíveis para cada aluno na avaliação (CPA) é feita pelo sistema, com base na matrícula do aluno.
- Instituição - Pode ser avaliado por alunos, funcionários, professores e coordenadores e visa avaliar a instituição.
- Coordenador - Ao escolher este tipo de avaliado, somente alunos e professores poderão avaliar o coordenador do curso. O coordenador deve estar vinculado a Matriz Curricular no sistema, e somente alunos que possuem matricula ativa no curso (e no Período Letivo vinculado a avaliação) e professores que ministram aulas em disciplinas do curso, terão acesso a avaliação do seu coordenador.
- Curso - Essa avaliação pode ser realizada por alunos e professores, com o objetivo de avaliar o curso. Cada participante verá, em seu Portal, uma avaliação referente aos cursos nos quais possui vínculo ativo no Período Letivo cadastrado. Por exemplo: alunos com matrícula ativa e professores que ministram disciplinas no curso.
- Edital - Opção de avaliação destinada a ser utilizada em conjunto com o módulo do processo seletivo, permitindo a criação de um questionário que será disponibilizado para os candidatos responderem após a finalização da inscrição.
Figura 12
Validade: Período que a avaliação ficará disponível. No Portal da Avaliação os avaliadores encontrarão os questionários desta avaliação de acordo com as datas que estão informadas neste campo.
Status: Estado da avaliação, que pode ter três modos: Ativa, Encerrada ou Cancelada.
DICA: Ao final da validade da avaliação o questionário deixa de ser visível no Portal dos avaliados, ou seja, não é necessário alterar o status na finalização do questionário. O status Encerrado é utilizado apenas para informar que todo o processo da CPA em questão já foi encerrado. Lembrando que somente o questionário ativo e dentro do prazo de validade é visualizado no Portal da Avaliação (para os avaliados vinculados).
Figura 13
Layout Formulário: Modelo do formulário, em que, dispomos de três opções que veremos a seguir:
Figura 14
Template 01 - Avaliar Individualmente
Podem ser utilizadas perguntas abertas, objetivas e de pontuação, ainda o usuário pode cadastrar as opções de resposta desejada. Deve-se ficar atento a ordem das respostas e a quantidade de pontos em cada, pois o cadastramento errado pode resultar em relatórios com informações incorretas. A imagem abaixo ilustra como é apresentado este modelo no Portal.
Figura 15
Template 02 - Perguntas X Opções de Resposta
Utilizadas perguntas objetivas e respostas padrões para todas as perguntas. As perguntas devem ser ordenadas e cada uma com a quantidade de pontos. A imagem abaixo ilustra como é apresentado este modelo no Portal.
Figura 16
Template 03 - Perguntas Paginadas por Categoria
Modelo de avaliação em que cada categoria é apresentada em uma página separada. O avaliador responde todas as perguntas de uma categoria por vez e, em seguida, avança para a próxima, até concluir a avaliação. A imagem abaixo ilustra como esse modelo é exibido no Portal.
Figura 17
Curso: campo opcional, utilizado apenas quando se deseja disponibilizar o questionário para alunos de um curso específico.
Caso o campo seja deixado em branco, a avaliação será liberada para todos os cursos da instituição.
Se preenchido, somente os alunos do curso indicado terão acesso à avaliação, desde que estejam vinculados ao Período Letivo selecionado.
Exemplo: ao informar o Curso 'Administração', apenas os alunos matriculados nesse curso conseguirão acessar o questionário no Portal. Isso porque a avaliação está direcionada à disciplina/professor dos alunos do curso de Administração.
Permitir Consulta de Respostas e Permitir edição de Respostas: Permite a edição e consulta das respostas, indicado para o layout do formulário de Template 03 - perguntas paginadas por categoria.
Não Apresentar campo de Observação por Aspecto: Não será apresentado o campo de texto aberto para preenchimento da observação por aspecto.
Figura 18
Período: Utilizada para selecionar o período letivo que será aplicado à avaliação.
Informe o período letivo desejado e clique no botão '+' para adicioná-lo.
Caso deseje remover, é necessário selecionar o período letivo e clicar no botão '-'.
Figura 19
DICA: Caso sua instituição possua períodos especiais acontecendo em paralelo, você pode adiciona-los no mesmo questionário. Somente os alunos ou professores vinculados a estes períodos serão avaliadores nesta avaliação.
Tipo de Avaliadores: Utilizada para informar quem serão os avaliadores: Alunos, Professores, Funcionários e Coordenadores.
Exemplo A: O questionário que avalia instituição tem como avaliadores professores, alunos, funcionários e coordenadores no mesmo questionário.
Exemplo B: O questionário que avalia instituição tem como avaliadores somente os alunos, e será criado outro questionário (perguntas diferentes por exemplo) para que funcionários, professores e coordenadores avaliem a instituição. Desta forma você pode trabalhar com perguntas diferentes para outros avaliadores.
Selecione o avaliador desejado e clique no botão '+'.
Se deseja remover selecione o avaliador e clique no botão '-'.
Figura 20
DICA: Você pode criar várias avaliações com a mesma validade acontecendo em paralelo, e avaliadores que estão em mais de uma avaliação destas, visualizarão todas em um único portal podendo acessar cada um dos questionários (avaliações) criados aqui de acordo com sua validade.
As opções de avaliadores são listadas de acordo com o AVALIADO escolhido.
4.2. Montando o questionário
Nesta tela será cadastrado o questionário a ser respondido. Os campos existentes representam:
- Categoria: Separação de categorias gerais abordadas no questionário. É possível através deste local separar a avaliação em diversas categorias (desta forma os relatórios de resultados da avaliação apresentarão também a mesma separação de conteúdo), e estas categorias podem ser divididas em aspectos.
DICA: A utilização desta categorização é opcional, caso não queira utilizá-la crie apenas uma categoria geral.
Figura 21
Aspectos: Subdivisão das categorias. É possível utilizar vários aspectos em cada categoria. As perguntas serão cadastradas dentro dos aspectos.
DICA: A utilização desta subdivisão em vários aspectos é opcional, caso não queira utilizá-la crie apenas um aspecto geral.
Figura 22
Perguntas: Onde serão cadastradas as perguntas utilizadas no questionário. As perguntas estão ligadas aos aspectos.
- Aberta: Perguntas abertas não recebem opção de resposta padrão, neste tipo o avaliador pode digitar textos abertos.
- Objetiva: Neste tipo de pergunta são apresentadas as opções de resposta e o avaliador deve escolher uma única resposta entre as opções.
- Pontuação: Neste tipo de pergunta é atribuída uma pontuação a cada resposta.
Figura 23
Opções de Resposta: Onde serão cadastradas as respostas existentes para cada pergunta.
DICA: Você pode criar uma lista de respostas para reaproveita-las em outras perguntas
Figura 24
4.2.1. Passos para cadastrar o questionário
Neste passo, vamos verificar como realizar o cadastro de um questionário.
Cadastre a Categoria:
1. Preencha o nome da categoria;
2. Preencha a Ordem;
3. Clique no botão (+).
A categoria será adicionada na lista de categorias da avaliação.
** Repita o procedimento para todas as categorias que pretende utilizar no questionário.
Figura 25
Cadastre o Aspecto:
1. Selecione a categoria onde o aspecto deverá estar vinculado.
2. Preencha o nome do aspecto;
3. Preencha a Ordem;
4. Clique no botão (+).
O aspecto será adicionado na lista de aspectos da categoria selecionada.
** Repita o procedimento para todos os aspectos da categoria selecionada e para todas as categorias.
OBSERVAÇÃO: Depois de cadastrado não é possível trocar o aspecto de categoria, é preciso remove-lo e adicioná-lo novamente na outra categoria.
Figura 26
Cadastre as Perguntas:
1. Selecione o aspecto onde as perguntas estarão vinculadas.
2. Preencha o texto da pergunta;
3. Escolha o Alinhamento da pergunta;
4. Escolha o Tipo da pergunta;
5. Preencha a Ordem;
6. Confirme no botão (+).
A pergunta será adicionada na lista de perguntas do aspecto selecionado.
** Repita o procedimento para todas as perguntas do aspecto selecionado e para todos os aspectos.
OBSERVAÇÃO: Depois de cadastrada não é possível trocar a pergunta de aspecto, é preciso removê-la e adicioná-la novamente no outro aspecto.
Figura 27
Caso a instituição utilize uma pergunta do tipo Aberta, é possível marcar como Opcional, tornando o preenchimento da resposta não obrigatório. Já os tipos Objetiva e Pontuação não permitem essa configuração — nestes casos, a resposta é sempre obrigatória.
Figura 28
Cadastre as opções de resposta:
1. Selecione a pergunta onde as respostas estarão vinculadas.
2. Clique no botão Adicionar;
3. Preencha o texto da resposta;
4. Preencha o peso da resposta;
5. Preencha a Ordem;
6. Confirme no botão "Salvar".
A resposta será adicionada na lista de perguntas do aspecto selecionado.
O peso é utilizado para calcular os resultados da avaliação. Ex: Se o aluno escolher a resposta “Ótimo” somará 5 pontos no calculo dos resultados da pergunta, e escolher a opção “Regular” somará 3 pontos, se escolher a opção “Insatisfatório” somará 2 pontos. O sistema calcula resultados das perguntas com a média das respostas escolhidas ou seja, soma-se todos os pontos das respostas escolhidas e se divide pela quantidade de avaliadores que responderam a pergunta.
Também se marcada a opção Não Avaliado/Utilizado pelo participante, será considerando uma reposta com critérios diferenciados das demais, não sendo incluída para ser avaliada ou ter peso no momento de gerar os gráficos ou avaliações dos relatórios.
A Opção Outros deve ser utilizada quando as alternativas apresentadas podem não contemplar todas as possíveis respostas. Ao selecioná-la, será disponibilizado um campo para que o participante insira sua própria resposta. Sendo mais indicado para o questionário vinculado ao processo seletivo.
Figura 29
DICA: Você pode criar um banco de respostas para reaproveita-las em diversas perguntas
Caso você possua este banco de respostas já cadastrado utilize estes passos para adicionar uma resposta pré-cadastrada a uma pergunta:
1. Selecione a pergunta onde as respostas estarão vinculadas.
2. Clique no botão Importar resposta;
3. Na tela de Consulta de Opção de Respostas, selecione as respostas que deseja adicionar a pergunta;
4. Clique no botão Selecionar.
** As respostas selecionadas serão adicionadas a pergunta.
Figura 30
IMPORTANTE: Os botões (+) e (–) desta tela adicionam e removem itens nas listas. Para remover um item, como uma pergunta por exemplo. Selecione o item na lista e clique no botão (–). Única exceção seria para apagar uma resposta, que é necessário selecionar a resposta e então clicar no botão Remover que está no quadro de resposta.
Figura 31
Para editar o texto da pergunta já adicionada:
- Dê dois cliques com mouse sobre o texto;
- Altere o texto;
- Aperte na tecla Enter para salvar;
EDITAR RESPOSTAS: Para as respostas é necessário alterar selecionando na resposta e clicando no botão editar do quadro de respostas.
Figura 32
4.2.2. Criando uma banco de respostas padrão
Para criar o banco de respostas padrão, acesse o menu Acadêmico, navegue até Avaliação Institucional e clique em Opções de Resposta.
Figura 33
- Clique no botão Inserir;
- Informe a Descrição;
- Informe a Ordem;
- Informe o Peso;
- Clique no botão Salvar.
Figura 34
OBSERVAÇÃO: O peso é utilizado para calcular os resultados da avaliação. Por exemplo Se o aluno escolher a resposta “Sim” somará 10 pontos no calculo dos resultados da pergunta, e escolher a opção “Talvez” somará 5 pontos, se escolher a opção “Não” somará 0 pontos. O sistema calcula resultados das perguntas com a média das respostas escolhidas ou seja, soma-se todos os pontos das respostas escolhidas e se divide pela quantidade de avaliadores que responderam a pergunta.
5. Reaproveitando um questionário para novas avaliações
É possível criar replicas de questionários anteriores, criando uma nova avaliação a partir de uma já existente.
Este recurso cria uma nova avaliação institucional copiando o questionário completo de uma avaliação já existente. Evitando a necessidade de cadastrar tudo novamente.
Passos:
- Na tela de Avaliação Institucional, selecione a avaliação que terá seu questionário copiado;
- Clique no botão Replicar Avaliação.
Figura 35
Uma nova avaliação institucional será criada e apresentada na tela, copiando as configurações e questionário da avaliação anterior.
OBSERVAÇÃO: Note que a descrição da avaliação criada leva o prefixo "Cópia da Aval. ...." desta forma você pode identificar que esta nova avaliação foi copiada da avaliação de código 32 (como no exemplo).
Figura 36
Lembre-se de ajustar as configurações de validade e período.
Figura 37
E na aba de Avaliados e Participantes de realizar a sincronização dos participantes na nova avaliação.
Figura 38
6. LISTA DOS AVALIADOS E PARTICIPANTES
Este recurso apresenta os nome dos avaliados e de seus avaliadores. Além de indicar a situação da avaliação de cada avaliador.
Inicialmente é necessário realizar uma sincronização dos participantes da avaliação para carregar as informações adequadamente.
Para apresentar situação dos avaliadores é necessário Processar resultados.
As listas de avaliados e avaliadores são acessadas nas aba Avaliadores e Participantes.
Figura 39
6.1. Sincronizando participantes - processo automático
Para realizar o processo de seleção dos participantes automaticamente, primeiramente é necessário ir na aba Avaliação e deixar o campo Selecionar Participante com a opção Automaticamente.
Figura 40
Após configuração conforme imagem acima, é necessário seguir os determinados Passos:
- Clique na aba Avaliadores e Participantes;
- Clique no botão Sincronizar Participantes.
Sincronizamos participantes de forma automática uma vez na criação do questionário e sincronizamos novamente os participantes somente quando é necessário adicionar novos participantes.
Figura 41
O Processar Dados Avaliação deve ser realizado para finalizar o cadastro da avaliação e repetido sempre que houver alteração no quesito Avaliado e Avaliador da avaliação em questão, ou seja, para que atualize a situação.
Figura 42
DICA: Para a coluna Situação dos Participantes apresentar a informação atualizada, é necessário Processar Dados da Avaliação.
6.1. Sincronizando participantes - processo manual
Para realizar o processo de seleção dos participantes manualmente (Professores/Alunos e/ou Funcionários), primeiramente é necessário ir na aba Avaliação e deixar o campo Selecionar Participante com a opção Manualmente.
Figura 43
Inicialmente para Cadastrar os alunos, professores ou funcionários, é necessário que os mesmos sejam cadastrados como tipos avaliadores, conforme imagem abaixo.
Figura 44
Acesse a aba Avaliados e Participantes e clique no botão Sincronizar Participantes. Em seguida, será possível utilizar os botões Adicionar Matrículas, Adicionar Funcionários e Adicionar Professores para incluir os participantes desejados.
Figura 45
Adicione os participantes desejados para fazer a avaliação e então confirme no botão Processar Dados Avaliação, para deixar o mesmo atualizado.
Figura 46
7. PROCESSANDO DADOS DE AVALIAÇÃO
O processamento é necessário para consolidar os resultados a partir das respostas dos avaliadores.
Quando um avaliador conclui um questionário suas respostas estão salvas, porém somente passaram a integrar os resultados em relatórios e/ou telas quando o processamento for realizado.
O processamento da avaliação pode ser refeito sempre que necessário para uma avaliação.
Passos pela tela de Avaliação Institucional:
1. Selecione a aba Avaliados e Participantes;
2. Clique no botão Processar Dados Avaliação.
Figura 47
Passos pelo menu:
1. Clique no menu Acadêmico, navegue até Avaliação Institucional e clique em Processar Dados da Avaliação.
Figura 48
2. Selecione a avaliação a ser processada;
3. Clique no botão Processar Dados.
Figura 49
8. LISTA DE PARTICIPANTES
Nesta tela é possível visualizar a situação de cada avaliador de forma geral dentro da avaliação.
Ao selecionar o avaliador na lista de participantes, as info avaliadas vinculadas ao avaliador são apresentadas na tela.
Lista de Participantes: Quadro a esquerda da tela, onde mostra os avaliadores que foram adicionados e sincronizados para responder no questionário;
Info. Avaliadas/Avaliados: Quadro a direita da tela, que conforme selecionado o participante, apresenta os avaliados e a sua situação em relação à avaliação (PENDENTE, PARCIAL ou CONCLUÍDO).
DICA: Para avaliação da instituição ou curso será apresentada somente uma Informação Avaliada. Para avaliação disciplina professor serão listadas as disciplinas do aluno.
Figura 50
8.1. Removendo respostas de um participante
É possível remover as respostas salvas de um participante.
Desta forma o questionário volta a ficar pendente para o avaliador, e o participante pode responde-lo novamente.
Passos:
1. Processe os dados da Avaliação;
Figura 51
2. Clique na Aba Lista de Participantes;
3. Selecione o participante;
4. Selecione a info. avaliada que deve ter as respostas removidas;
5. Clique no botão Remover Respostas.
Figura 52
O questionário do avaliado e avaliador selecionado votarão a estar como PENDENTE.
Figura 53
8.2. Removendo um participante da lista
Ao sincronizar participantes, todos os avaliadores que possuem vínculos nos parâmetros cadastrados para o questionário serão adicionados e terão o questionário habilitado no Portal da Avaliação.
é possível remover participantes que não devem participar da avaliação pois os relatórios dos resultados indicam quando avaliadores deveriam ter respondido o questionário e quantos realmente responderam, desta forma um avaliador que não participa da avaliação impacta nos relatórios de resultados.
Para remover algum AVALIADOR da lista, mantendo os demais:
1. Na Aba Lista de Participantes, selecione o participante
2. Clique no botão Remover Participante
** Lembrando que caso sincronize os participantes novamente o avaliador removido voltará a ser listado.
Figura 54
Para remover algum AVALIADO da lista, mantendo os demais:
1. Na Aba Avaliado e Participantes, selecione o avaliado
2. Clique no botão Remover
** Lembrando que caso sincronize os participantes novamente o avaliador removido voltará a ser listado.
Figura 55
Para remover uma disciplina do AVALIADO da lista, mantendo as outras disciplinas do mesmo professor:
1. Na Aba Avaliado e Participantes, selecione o avaliado;
2. Selecione a disciplina;
3. Clique no botão Remover.
** Lembrando que caso sincronize os participantes novamente o avaliador removido voltará a ser listado.
Figura 56
9. PORTAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
No portal serão exibidas todas as avaliações institucionais que estiverem dentro do período de aplicação. Ou seja, somente as avaliações cujo prazo de início e fim esteja vigente no momento do acesso serão apresentadas aos participantes.
Figura 57
Ao clicar em Avaliar, serão exibidos os itens disponíveis para avaliação. A quantidade de itens depende de cada tipo de avaliação cadastrado.
Figura 58
Em seguida, o questionário será exibido conforme as configurações definidas no cadastro de layout do formulário da avaliação no SWA.JACAD.
Figura 59
Ao finalizar o preenchimento do questionário, os status dos itens que foram avaliados ficarão como Pendente até o término do período de avaliação, onde serão processados para então serem dados como Concluídos.
Figura 60
10. TELA PESQUISA DE RESPOSTAS AVALIAÇÃO
Acesse o menu Acadêmico, navegue até Avaliação Institucional e clique em Pesquisa Avaliação Respostas.
Figura 61
Nesta tela, é possível consultar as respostas da avaliação institucional.
Para garantir o cumprimento das premissas estabelecidas para a avaliação, o acesso a esta funcionalidade deve ser restrito exclusivamente ao responsável pela pesquisa. Dessa forma, não é recomendada a liberação da visualização para outros colaboradores da instituição, como secretaria, setor financeiro, coordenação, entre outros.
Figura 62
11. CONCLUSÃO
Chegamos ao final deste guia sobre a avaliação institucional. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.
Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.
Até breve! ❤
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