Olá, cliente JACAD! Tudo bem? Este guia reúne todas as informações necessárias para o cadastro de usuários no sistema. Boa leitura!
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
Neste material, você encontrará todas as informações necessárias para cadastrar e gerenciar usuários no sistema JACAD de forma prática e segura.
O objetivo desta documentação é auxiliar os administradores do sistema na instituição a realizar o cadastro dos usuários, garantindo que cada colaborador possua os acessos adequados às suas funções dentro da instituição.
Ao longo do conteúdo, apresentamos instruções detalhadas sobre o cadastro, controle de acesso por câmpus/polos e outras opções disponíveis para personalizar o uso do sistema conforme a necessidade da sua instituição.
Pré-requisitos:
- Ter o cadastro de perfil no sistema;
- Ter o cadastro de funcionário;
- Ter o cadastro do grupo de usuário.
Sendo assim, te convido a conferir a documentação, vamos lá?
2. CADASTRO DE USUÁRIO
Neste capítulo, veremos como realizar o cadastro de usuários para que tenham acesso ao sistema JACAD, esse cadastro é muito importante, pois é onde definimos qual será o grupo de usuário do colaborador com suas respectivas permissões de acesso.
Acesse o menu Preferências, navegue até Usuários e Permissões e clique em Usuário.
Figura 1
Na tela de Cadastro de Usuário, realize o preenchimento dos seguintes campos:
Funcionário: Informe o funcionário;
Grupo de Usuário: Informe o grupo de usuário. As liberações e bloqueios de permissões e organizações serão administradas para o usuário através do grupo selecionado aqui;
Login: Informe o login. Após salvo não é possível editar esse campo;
Status: Informe o status do usuário no sistema, sendo Ativo ou Inativo. Se o usuário for inativado não terá mais acesso ao sistema.

Figura 2
A opção Usuário WEB Service é utilizado somente quando se trata de usuário para o recurso de conexão através de WEB Service. Com está opção marcada o usuário não consegue fazer login no sistema. Para os colaboradores da instituição que devem ter acesso ao sistema JACAD, deixe essa opção desmarcada.
2.1. Alterar senha de um usuário
Acesse a tela de Cadastro de Usuário, realize a consulta do usuário desejado e clique no botão Alterar Senha.
Figura 3
Na tela de Alterar Senha do Usuário, informe a senha e clique no botão Salvar.

Figura 4
DICA: Ao cadastrar um novo usuário é preciso criar a senha seguindo os passos acima.
2.2. Aba câmpus/polos
Ao acessar a aba de câmpus/polos, podemos realizar os seguintes procedimentos:
Usuário Polo: podemos marcar este usuário como Usuário Polo (caso o usuário for um polo) o que dá permissão para este usuário acessar o portal do gestor de polos.
Papel Polo: é possível marcar o papel destes usuários, com as seguintes opções: Gestor, Vendedor, Secretaria ou Supervisor.

Figura 5
Controle de Acesso – Câmpus/Polos: Essa configuração determina quais câmpus/polos o usuário poderá acessar. Após a definição, a visualização dos dados será restrita exclusivamente às unidades associadas ao seu usuário.
Ao clicar no link Controle de Acesso - Câmpus/Polos, será exibida a tela Câmpus/Polo - Controle de Usuários, onde serão apresentados os usuários já vinculados aos respectivos câmpus/polos.
Preencha os parâmetros desejados e clique em Consultar, assim, podemos conferir se o usuário já possui algum câmpus/polo.

Figura 6
Para vincular câmpus/polos para o usuário, clique no botão Adicionar.

Figura 7
Será exibida a tela Consulta de Câmpus/Polo. Selecione os câmpus/polos que deseja vincular ao usuário e clique no botão Selecionar.

Figura 8
Após, será aberta a tela de Consulta de Usuário, dessa forma, selecione um ou mais usuários que deseja vincular os câmpus/polos.

Figura 9
Será apresentada uma mensagem de confirmação, clique em Sim, para dar continuidade.

Figura 10
Assim, os câmpus/polos serão vinculados ao usuário.

Figura 11
2.3. Outras opções
Desabilitar acesso no logar como nos portais: Caso esteja marcada, não deverá permitir que o usuário faça login no recurso 'Acessar como' nos portais.
Usuário utiliza autenticação MFA no login: Caso habilitado, o usuário irá utilizar a autenticação em dois fatores no login. Conforme a configuração de política de senhas seguras definida.

Figura 12
3. CONCLUSÃO
Com o domínio das funcionalidades apresentadas neste guia, é possível administrar os usuários do sistema JACAD com maior eficiência e segurança.
Essas configurações permitem que o acesso ao sistema seja controlado de forma precisa, respeitando os níveis de permissão e garantindo a integridade das informações institucionais.
Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.
Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.
Até breve! ❤
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