Olá, cliente JACAD! Tudo bem? Este guia reúne todas as informações necessárias para o cadastro e configuração de grupos de usuários no sistema. Ao longo da documentação, você encontrará orientações detalhadas para realizar cada etapa de forma simples e prática. Boa leitura!
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
Neste material, você encontrará todas as informações necessárias para criar, configurar e gerenciar grupos de usuários no sistema JACAD, de forma prática e segura.
O objetivo desta documentação é auxiliar administradores e gestores a organizar as permissões de acesso de acordo com as funções e responsabilidades de cada equipe dentro da instituição.
Ao longo do conteúdo, apresentamos instruções detalhadas sobre o cadastro de novos grupos, liberação e bloqueio de acessos por organização e a cópia de permissões, para agilizar o processo de configuração.
Aproveite este guia para otimizar a gestão de usuários e manter o controle de acessos no sistema de maneira eficiente.
Sendo assim, te convido a conferir a documentação, vamos lá?
2. GRUPO DE USUÁRIO
Todos os usuários do sistema são vinculados a algum grupo. As permissões do sistema são bloqueadas ou liberadas por grupos de usuário. Criamos os grupos para distribuir os usuários de acordo com permissões que estes agrupamentos terão dentro do sistema.
Por exemplo: Os usuários da secretária devem ter acesso aos recursos acadêmicos mas não devem ter acesso aos recursos financeiros do sistema, já os funcionários do financeiro devem ter acesso à recursos financeiros mas não aos acadêmicos. E os diretores da instituição devem ter acesso para ambos. Para tratar essas liberações de forma separada criamos 3 grupos de usuários (Grupo Acadêmico, Grupo Financeiro e Grupo Diretoria) e separamos os usuários nestes grupos.
Outro exemplo: No setor da Secretaria é preciso que a Secretária Acadêmica possua acesso geral ao módulo acadêmico, porém os demais usuários da secretaria devem ter acesso restrito somente a matrícula dos alunos e não devem acessar cursos, planos de ensino etc. Neste caso o administrador do sistema pode criar dois grupos para a secretaria, liberando e/ou bloqueando as permissões distintas e separando os usuários que tem o mesmo nível de permissão dentro dos grupos.
Acesse o menu Preferências, navegue até Usuários e Permissões e clique em Grupo de Usuário.
Figura 1
2.1. CADASTRAR UM NOVO GRUPO
Para realizar o cadastro de um novo grupo de usuário, realize o seguinte procedimento:
- Clique no botão Inserir;
- Preencha o campo Descrição;
- Clique no botão Salvar.

Figura 2
2.1.1. Liberando acesso as organizações
Como os dados são separados por organizações, é possível liberar/bloquear acesso dos grupos de usuários por organização.
Exemplo: O grupo de usuário da secretaria de colégio não pode acessar a organização de Faculdade e vice-versa. Mas o diretor deve ter acesso as duas organizações. O administrador do sistema pode liberar o acesso de cada grupo somente para a organização necessária e liberar as duas organizações para o grupo do diretor.
As organizações são liberadas para os grupos na tela de Cadastro de Grupo de Usuário.
- Clique no botão Adicionar;
- Escolha a organização;
- Clique em Selecionar.
Será possível adicionar apenas uma organização por vez. Caso seja necessário vincular outras organizações ao grupo, repita o procedimento descrito acima.

Figura 3
As organizações listadas nesta tela são as organizações para as quais os usuários terão acesso.

Figura 4
2.1.2. Para bloquear o acesso a uma organização
Para retirar o acesso a uma organização de um grupo de usuário, realize o seguinte procedimento:
- Selecione a organização;
- Clique em Remover.

Figura 5
2.1.3. Copiar Permissões
A opção Copiar Permissões facilita a configuração de novos grupos de usuários. Com ela, o administrador da instituição pode copiar as permissões já definidas em outro grupo, evitando a necessidade de configurar tudo do zero.
Após criar o novo grupo de usuários, clique no botão Copiar Permissões.

Figura 6
Na sequência, na tela Consulta de Grupos de Usuários, selecione o grupo do qual as permissões serão copiadas e clique em Selecionar.
Figura 7
Dessa forma, as permissões serão copiadas para o novo grupo de usuários, permitindo que o administrador realize os ajustes necessários, como a inclusão ou remoção de acessos específicos.
As permissões são visualizadas através do menu Preferências, navegue até Usuários e Permissões e clique em Permissões. Para maiores informações acesse nossa documentação sobre permissões.
3. CONCLUSÃO
Chegamos ao final deste guia sobre o cadastro de grupos de usuários. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.
Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.
Até breve! ❤
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