PROFESSOR - COLÉGIO WEB

Criada por Andréia Klehm, Modificado em Qua, 15 Out na (o) 10:45 AM por Leonardo Borges

Olá cliente JACAD, tudo bem? Este guia fornece todas as instruções necessárias para o cadastro de professor. Boa leitura!


ÍNDICE




1. INTRODUÇÃO


O cadastro de professores funciona como uma extensão do quadro de funcionários no sistema, com acessos e recursos adicionais em relação ao cadastro de funcionário. Ao serem devidamente cadastrados como professores, eles terão acesso liberado ao Portal do Professor, onde poderão utilizar funcionalidades específicas e voltadas ao seu papel pedagógico dentro da instituição. 


Pré-requisitos: 


  • Ter um cadastro de perfil;
  • Ter um cadastro de funcionário.

2. TELA DE PROFESSOR


Para acessar a tela de professor, utilize o menu lateral do sistema e selecione a opção Professor.


Figura 1


Assim, será aberta a tela de Professor, em que, na parte superior da tela estão disponíveis as seguintes opções:


  • Cadastrar: permite incluir um novo professor no sistema;

  • Editar: possibilita alterar os dados de um professor já cadastrado;

  • Apagar: exclui o registro de um professor do sistema (recomendado apenas quando não houver vínculos ativos);

  • Disciplina: vincula disciplinas ao professor selecionado;

  • Titulação: gerencia as informações sobre a formação acadêmica (graduação, especialização, mestrado, doutorado etc.);

  • Horários: possibilita configurar os horários que o professor está disponível.


Figura 2


Na parte central da tela é exibida a lista de professores cadastrados, com informações organizadas em colunas, como Código, Nome, E-mail, Situação Docente, Regime de Trabalho e Pós  Graduação.


Você pode:

  • Navegar entre as páginas utilizando os controles na parte inferior da tela;

  • Definir a quantidade de registros exibidos por página, ajustando o seletor Registros por Página;

  • Localizar rapidamente um professor utilizando o campo de Pesquisa;


Figura 3


2.1. Cadastrar professor


Para realizar o cadastro de um novo professor no sistema, clique no botão Cadastrar.


Figura 4


Na tela de Cadastro de Professor, preencha os campos de funcionário e  titulação principal que são obrigatórios para preenchimento.

Ainda é possível inserir outras informações para um registro mais completo do professor. Inclui campos importantes como Graduação, Titulação, Tipo Docente, Regime de Trabalho, Escolaridade, Pós-graduação, Situação do Docente, Data da Situação, Tipo de Contrato, entre outros.

Na seção Atuação Docente, devem ser informadas as áreas em que o professor está atuando dentro da instituição.


Para finalizar o cadastro clique em Salvar.


Figura 5


2.2. Disciplina


Selecione o professor e clique no botão Disciplinas.


Figura 6


Na tela de Disciplinas clique no botão Adicionar.


Figura 7


Realize a consulta dos dados e selecione as disciplinas desejadas e clique no botão Selecionar.


Figura 8


Assim, as disciplinas serão vinculadas ao cadastro do professor.


Figura 9


OBSERVAÇÃO: Ainda é possível apagar as disciplinas vinculadas ao cadastro do professor, selecionando a disciplina desejada e clicando no botão Apagar.


2.3. Titulação


Selecione o professor e clique no botão Titulação.


Figura 10


Na tela de Titulação, clique no botão Cadastrar.


Figura 11


Assim, será aberta a tela Cadastrar da Titulação.


Figura 12


Dessa forma, as titulações serão vinculadas ao cadastro do professor.


Figura 13


OBSERVAÇÃO: Ainda é possível editar ou apagar a titulação cadastrada para o professor.


2.4. Horários


Selecione o professor e clique no botão Horários.


Figura 14


Na tela de Horários Disponíveis, informe o período letivo e clique no botão Pesquisar.

Assim, é possível marcar os horários que o professor tem disponível para ministrar aulas. Ao selecionar um horário será salvo automaticamente o registro.


Figura 15


3. CONCLUSÃO


Chegamos ao final deste guia sobre o cadastro de professor. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.


Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.


Até breve!  

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