OFERTA DE DEPENDÊNCIAS/ADAPTAÇÕES

Criada por Andréia Klehm, Modificado em Qua, 16 Abr na (o) 9:42 AM por Andréia Klehm

Olá cliente JACAD, tudo bem? Este guia fornece todas as instruções necessárias para o cadastro e oferta de disciplinas de dependência e adaptação. Boa leitura!



ÍNDICE


1. INTRODUÇÃO


O recurso de Oferta de Dependência e Adaptação representa um importante avanço na forma como os alunos realizam a matrícula nessas disciplinas.
Agora, todo o processo é feito de forma online, diretamente pelo Portal do Aluno, com praticidade e autonomia.
O aluno pode visualizar as turmas disponíveis, escolher as disciplinas que deseja cursar junto da sua matrícula atual e concluir a solicitação de maneira simples e rápida. 


Pré-requisitos: 

  • Possuir um curso ingresso ativo com a instituição;
  • Possuir uma matrícula ATIVA, em que o contrato da mesma tenha sido devidamente ENTREGUE;
  • Estar dentro do período de escolha das dependências no período letivo da sua matrícula.




2. PERMISSÃO



Para habilitar o acesso ao recurso de oferta de dependência/adaptação aos usuários do sistema SWA.JACAD, é necessário liberar as permissões de acesso.

                                        

Dessa forma, siga o passo a passo abaixo para mais informações sobre como realizar esse processo.


PASSO 1: Acesse o Menu 'Preferências', navegue até 'Usuários e Permissões' e clique no submenu 'Permissões'.


Figura 1




PASSO 2: Na tela 'Controle de Permissões de Acesso', selecione um grupo de usuário.


Figura 2


PASSO 3: Navegue até a tabela 'Grupo de permissões' e selecione o grupo de permissões clicando em 'Mód - Oferta de Dependências'.


 Figura 3


PASSO 4: Selecione as permissões necessárias para ativar as suas respectivas funcionalidades.


Figura 4



OBSERVAÇÃO: O procedimento de liberação deve ser realizado para todos os grupos de usuários que deverão ter o acesso ao recurso de oferta de dependência/adaptação.




3. CONFIGURAÇÕES GERAIS


Neste capítulo, apresentaremos as informações relacionadas às configurações acadêmicas e financeiras para a oferta de dependências e adaptações. 


Acesse o Menu 'Acadêmico', navegue até 'Outros' e clique em 'Oferta de Dependências/Adaptações' e em 'Configurações'.


Figura 5


3.1. Aba acadêmico


A seguir, apresentaremos as configurações disponíveis para a oferta de dependências e adaptações na aba Acadêmico. 


Figura 6


CONFIGURAÇÕES OFERTA DE DEPENDÊNCIAS/ADAPTAÇÕES - ABA ACADÊMICO
ItemSignificado
Modelo de apresentação
Essa opção tem a finalidade de definir quais campos serão apresentados para o aluno na tela de compra de dependências no portal, sendo para Cursos Tradicionais e Cursos Modulares. 

Cursos tradicionais: No portal serão apresentados os campos de disciplina, turma, curso e valor.

Figura 7


Cursos modulares: No portal serão apresentados os campos de disciplina, módulo, curso e valor.

Figura 8

Máx. disciplinas por período letivo
Quantidade máxima de disciplinas que o aluno poderá vincular na matrícula selecionada.
Habilitar a compra de disciplinas em regime de adaptação
Se marcada essa opção habilita a compra de disciplinas de adaptação.
Apresentar somente matrículas ativas no período letivo atual

Se marcada essa opção apresenta apenas as matriculas ativas, que estiverem em um período letivo marcado como atual.

Na Tela de cadastro de Período Letivo precisa estar marcada a opção 'Período Atual' (figura 9).

Figura 9

Não apresentar disciplinas equivalentes
Se marcada, o sistema não deve carregar ofertas de dependências/adaptações de disciplinas equivalentes, ou seja, deve carregar somente disciplinas ofertadas na matriz cursada pelo aluno.
Apresentar disciplinas futuras e Quantidade per./mód. futuros
Com essa opção é possível definir quantos períodos/módulos a frente serão apresentados, para buscar as disciplinas de adaptações.

OBSERVAÇÃO: Caso a instituição altere a configuração de período para módulo, o campo numérico deve ser ajustado.
Habilitar conflito de horários e Máximo de conflito permitido(%)
o sistema irá apresentar os conflitos de horários e também bloquear a compra quando houver conflito entre as disciplinas selecionadas e também com as disciplinas existentes na sua matrícula. Quando houver conflito, será apresentado para o aluno no ato da compra.


3.2. Aba Financeiro


A seguir, apresentaremos as configurações disponíveis para a oferta de dependências e adaptações na aba Financeiro. 


Figura 10


CONFIGURAÇÕES OFERTA DE DEPENDÊNCIAS/ADAPTAÇÕES - ABA FINANCEIRO
ItemSignificado
Tipo do financeiro

Com essa opção você pode escolher como será gerado o financeiro, sendo:

  • Criar contratos para cada compra: Será utilizado o plano de pagamento;
  • Criar parcelas avulsas: Serão geradas parcelas avulsas;
Convênio gratuidade
Esse convênio será utilizado para aplicação em disciplinas gratuitas, o convênio aplicado terá o valor da disciplina gratuita comprada, utilizando o convênio aqui configurado APENAS para fins de registro.

OBSERVAÇÃO: Esse campo obrigatoriamente deve ser preenchido quando o Tipo do Financeiro for 'Criar contratos para cada compra'.
Tipo referência parcela
Com essa opção você pode definir o tipo de referência das parcelas, sendo:
  • Referenciar a matrícula (padrão): Por padrão irá gerar as parcelas com o tipo de referência 'MATRICULA';
  • Referenciar apenas o perfil: As parcelas geradas sempre serão do tipo 'PERFIL'.

Figura 11

Máx. parcelas
Máximo de parcelas que o aluno poderá optar para fazer o parcelamento (transações) da sua compra de disciplinas, utilizado para o tipo do financeiro 'parcelas avulsas'.
Serviço
Informar o produto/serviço para a Oferta de Dependências, que contém as informações de plano de contas.
Dias p/ 1ª parcela
Quantidade de dias para vencimento para 1ª Parcela.
Cancelar depois de X dias sem pgto da 1ª parcela
Cancela a solicitação após a quantidade de dias informada.
Ocultar o valor da disciplina
Essa opção é interessante para as instituições que utilizarem os contratos (Plano de Pagamento);
Utilizar o valor da disciplina da matriz do aluno
Utiliza os valores das disciplinas conforme definidos na matriz curricular.
Criar boletos das parcelas ao finalizar a compra
Ao finalizar a compra, o sistema irá gerar boletos para as duas opções de financeiro, que pode ser por parcela avulsa ou por contrato.

O método de recebimento utilizado será da primeira turma das disciplinas selecionadas ou então o método recebimento padrão que temos na configuração acadêmica.

A Tela de Configurações Acadêmicas, é acessada pelo Menu 'Preferências', navegue até 'Configurações' clique em 'Acadêmicas' e em 'Acadêmico', após clique na aba 'Rematrícula WEB' no campo 'Cedente Padrão'.

Figura 12


A configuração do método de recebimento da turma pode ser feita através do menu 'Financeiro', navegue até  'Cadastros Financeiros', clique em  'Cadastros Financeiros por Turma'  e em 'Turma/Método recebimento'.

Figura 13

Depois de comprar

Ao finalizar a compra, o sistema irá encaminhar o aluno para uma dessas páginas, em que, dispomos das seguintes opções:

  • Ir para checkout de pagamento;
  • Ir para o financeiro do Aluno;
  • Ir para os dados da compra.



3.2.1. Configuração plano de pagamento


Caso seja utilizada na configuração do Tipo do Financeiro a opção de 'Criar contratos para cada compra', será necessário acessar no Menu 'Financeiro', navegar até 'Contratos' e clicar em 'Plano de Pagamento'.

O plano de pagamento deve ser configurado como 'Soma Disciplina', conforme imagem abaixo:


Figura 14


Após acesse a aba 'Mais Configs' e marque a opção 'Apresentar na compra de disciplinas'.


Figura 15



4. GESTÃO DE OFERTAS



Neste capitulo, veremos o passo a passo para realizar a configuração dos valores ou gratuidade das disciplinas de dependência e adaptação.



Acesso o Menu 'Acadêmico', navegue até 'Outras', clique em 'Oferta de Dependência/Adaptação' e em 'Gestão de Ofertas'.


Figura 16


4.1. Como configurar o valor para as disciplinas?


Para configurar um valor dispomos de duas maneiras:


O primeiro, utilizado principalmente para adicionar o valor para apenas uma disciplina é digitando o valor, em que, você pode dar um duplo clique com o mouse que o campo valor será habilitado para preenchimento.


Figura 17


A segunda, é o preenchimento do valor em lote, ou seja, caso as disciplinas possuam o mesmo valor.
Dessa forma, selecionamos as disciplinas desejadas e clicamos no Botão 'Valor dependência' ou no Botão 'Valor Adaptação' e clicamos na opção 'Configurar Valor'.


Figura 18


será aberta a Tela 'Valor' para informar o valor desejado para as disciplinas.

Neste exemplo realizamos a configuração em lote para as disciplinas de dependência.


Figura 19


Dessa forma, o valor cadastrado será apresentado nas disciplinas selecionadas.


Figura 20


OBSERVAÇÃO:  É possível remover o valor das disciplinas em lote. Para isso, selecione as disciplinas desejadas, clique no botão 'Valor Dependência' ou 'Valor Adaptação' e, em seguida, em 'Remover Valor'.



4.2. Como configurar a gratuidade para as disciplinas?


Para configurar a gratuidade dispomos de duas maneiras:


A primeira opção, utilizada principalmente para conceder gratuidade a apenas uma disciplina, é marcar a flag 'Dependência Gratuita' ou 'Adaptação Gratuita' na disciplina desejada manualmente.


Figura 21


A segunda opção permite marcar a gratuidade de disciplinas em lote. Para isso, selecione as disciplinas desejadas, clique no botão 'Valor Dependência' ou 'Valor Adaptação' e, em seguida, em 'Alterar Gratuidade'.


Figura 22


Após realizar esse procedimento, uma mensagem de confirmação será apresentada.

Figura 23


Ao clicar em 'Sim' as disciplinas serão marcadas como gratuitas.


Figura 24




5. PORTAL DO ALUNO


Neste capítulo, veremos a configuração e o passo a passo do aluno para realizar a compra de disciplinas de dependência e adaptação.



5.1. Configuração portal do aluno


Acesse o Menu 'Preferências', navegue até 'Configurações', clique em 'Portais' e em 'Portal do Aluno'. Na Aba 'Config. Menu' marque a opção 'Oferta de Dependência/Adaptações'.


Figura 25



5.1. Portal do aluno - parcelas avulsas



Agora, realizaremos o passo a passo no Portal do Aluno para a compra das disciplinas de dependência e adaptação, utilizando a configuração relatada anteriormente para criação de parcelas avulsas.



PASSO 1: No Portal do Aluno, acessar o Menu lateral 'Secretaria' e clique em 'Oferta de Dependências/Adaptações'.



Figura 26



PASSO 2: Será apresentado o curso para que o aluno possa selecionar e logo abaixo será apresentada a matricula para que seja possível realizar o acesso as ofertas das disciplinas, clique no Botão 'Acessar Ofertas'.



ATENÇÃO: Lembrando que é necessário que o aluno possua o curso ingresso ativo, matrícula ativa no período letivo e tenha o contrato de matrícula entregue.



Figura 27



PASSO 3: Serão apresentadas no portal as disciplinas em dependência e adaptações do aluno, para que o mesmo possa selecionar as disciplinas.
Dessa forma,  selecionamos a disciplina,  e clicamos no Botão '1 Oferta Disponível'.


Figura 28



PASSO 4: Será aberta a Tela de 'Ofertas da Disciplina', com informações mais detalhadas sobre a disciplina e ofertas disponíveis. Caso o aluno tenha interesse é necessário clicar no Botão 'Selecionar' para dar continuidade ao fluxo.



Figura 29


Caso a disciplina esteja marcada como gratuita, ao ser selecionada pelo aluno, o campo de valor será exibido como 'Gratuito'.



Figura 30



PASSO 5: O aluno precisa realizar o mesmo fluxo para selecionar outras disciplinas disponíveis, e que deseja cursar no período.
Ao selecionar as disciplinas as mesmas serão adicionadas ao 'carinho' para que o aluno possa concluir a compra.


Figura 31



PASSO 6: Para remover disciplinas do carinho é necessário clicar no 'X' que fica ao lado do nome e valor da disciplina, conforme demonstrado na imagem.


Figura 32



PASSO 7: Em seguida, é possível selecionar a opção de parcelamento. No exemplo abaixo, foi escolhido o parcelamento em até 3 vezes.


Figura 33



PASSO 8: Após o aluno deve clicar no Botão 'Concluir Compra', sendo apresentada uma mensagem de confirmação para finalizar a compra, clicar em 'Sim'.


Figura 34



PASSO 9: Após a compra ser realizada o aluno é redirecionado para a página inicial de oferta de dependências/adaptações, onde se encontra o Histórico de Compras.

Como ainda não foi paga a 1° parcela, é possível nessa etapa realizar o cancelamento da compra. 


Figura 35


ATENÇÃO: O redirecionamento do aluno após a compra depende da configuração utilizada pela instituição.



5.2. Portal do aluno - contratos para compra


Agora, realizaremos o passo a passo no Portal do Aluno para realizar a compra das disciplinas de dependência e adaptação, utilizando a configuração relatada anteriormente para criar contratos para cada compra.



PASSO 1: No Portal do Aluno, acessar o Menu lateral 'Secretaria' e clique em 'Oferta de Dependências/Adaptações'.



Figura 36



PASSO 2: Será apresentado o curso para que o aluno possa selecionar e logo abaixo será apresentada a matricula para que seja possível realizar o acesso as ofertas das disciplinas, clique no Botão 'Acessar Ofertas'.


ATENÇÃO: Lembrando que é necessário que o aluno possua o curso ingresso ativo, matrícula ativa no período letivo e tenha o contrato de matrícula entregue.


Figura 37


PASSO 3: Serão apresentadas no portal as disciplinas em dependência e adaptações do aluno, para que o mesmo possa selecionar as disciplinas.
Dessa forma,  selecionamos a disciplina e clicamos no Botão '1 Oferta Disponível'.


Figura 38


PASSO 4: Será aberta a Tela de 'Ofertas da Disciplina', com informações mais detalhadas sobre a disciplina e ofertas disponíveis. Caso o aluno tenha interesse é necessário clicar no Botão 'Selecionar' para dar continuidade ao fluxo.


Figura 39


Caso a disciplina esteja marcada como gratuita, ao ser selecionada pelo aluno, o campo de valor será exibido como 'Gratuito'.


Figura 40



PASSO 5: O aluno precisa realizar o mesmo fluxo para selecionar outras disciplinas disponíveis, e que deseja cursar no período.
Ao selecionar as disciplinas as mesmas serão adicionadas ao 'carinho' para que o aluno possa concluir a compra.


Figura 41



PASSO 6: Para remover disciplinas do carinho é necessário clicar no 'X' que fica ao lado do nome e valor da disciplina, conforme demonstrado na imagem.


Figura 42



PASSO 7: Em seguida, é possível selecionar o plano de pagamento, em que, será realizado o calculo dos valores das parcelas.


Figura 43



PASSO 8: Após o aluno deve clicar no Botão 'Concluir Compra', sendo apresentada uma mensagem de confirmação para finalizar a compra, clicar em 'Sim'.


Figura 44


PASSO 9: Após a compra ser realizada o aluno é redirecionado para a página inicial de oferta de dependências/adaptações, onde se encontra o Histórico de Compras.

Como ainda não foi paga a 1° parcela, é possível nessa etapa realizar o cancelamento da compra. 


Figura 45


ATENÇÃO: O redirecionamento do aluno após a compra depende da configuração utilizada pela instituição.




6. GESTÃO DE COMPRAS


Neste passo, veremos como realizar o controle das compras realizadas pelos alunos.



Acesse o Menu 'Acadêmico', navegue até 'Outros', clique em 'Oferta de dependências/Adaptações' e em 'Gestão de Compras'.


Figura 46



Na Tela de Gestão de Compras, dispomos de alguns filtros que podem ser utilizados para consulta.


Figura 47


Na parte inferior da tela dispomos das seguintes opções:


  • Detalhar: Serão apresentadas informações referentes a compra do aluno, ou seja, as disciplinas e transações geradas.
  • Alterar Status: Com essa opção você pode 'Cancelar a Compra' do aluno ou 'Confirmar a Compra', sendo uma opção manual disponibilizada para a instituição.
  • Dados da Matricula: Acesso rápido para a Tela de Matricula do aluno;
  • Financeiro Individual: Acesso rápido a Tela de financeiro individual do aluno.
  • Dados Contrato: Com essa opção o usuário pode verificar os detalhes do contrato do aluno (utilizada para o tipo de financeiro contrato).



6.1. Gestão de compras - parcelas avulsas


Na Tela de Gestão de Compras, serão apresentas todas as compras realizadas pelos alunos. Caso tenha um valor a mesma será apresentada com status Aguardando Pagamento e com suas respectivas parcelas.


Figura 48


Para confirmar a compra é necessário que o aluno realize o pagamento da parcela.


Figura 49


Após a confirmação do pagamento da primeira parcela da oferta de dependência/adaptação a compra é alterada para o status confirmada.


Figura 50


Na sequência, as disciplinas serão adicionadas automaticamente a matrícula do aluno.


Figura 51


6.2. Gestão de compras - contratos para cada compra



Na Tela de Gestão de Compras, serão apresentas todas as compras realizadas pelos alunos. Caso tenha um valor a mesma será apresentada com status Aguardando Pagamento e com suas respectivas parcelas.
No botão 'Dados Contrato', o usuário pode verificar os detalhes do contrato do aluno.


Figura 52


Para confirmar a compra é necessário que o aluno realize o pagamento da parcela.


Figura 53


Após a confirmação do pagamento da primeira parcela da oferta de dependência/adaptação a compra é alterada para o status confirmada.


Figura 54


O contrato da compra de disciplinas de oferta de dependência e adaptação ficará vinculado ao Cadastro do Aluno na Aba Contratos, em que, cada compra realizada terá o seu próprio contrato.


Figura 55


Na sequência, as disciplinas serão adicionadas automaticamente a matrícula do aluno.


Figura 56


6.3. Cancelar compra confirmada



Na tela de Gestão de Compras, dispomos de uma  permissão que permite ao usuário cancelar compras já confirmadas, desde que ele tenha essa permissão atribuída. 


ATENÇÃO: A compra que possuir financeiro pago ou parcialmente pago não irá cancelar o recebimento nem criar a parcela de reembolso, o usuário deverá realizar o processo manualmente.



Acesse o Menu 'Preferências', navegue até 'Usuários e Permissões' e clique no submenu 'Permissões', após selecione o 'Grupo de Usuário' e clique em 'Mód. - Oferta de Dependências' e marque a opção 'Oferta de Dependências - Alterar Status - SuperPermissão (sem bloqueio)'.


Figura 57



PASSO 1: Acesse o Menu 'Acadêmico', navegue até 'Outros', clique em 'Oferta de dependências/Adaptações' e em 'Gestão de Compras', e realize a consulta dos dados.

Selecionada a compra confirmada, clicar no Botão 'Alterar Status' e em 'Cancelar Compra'.


Figura 58


PASSO 2: Ao cancelar uma compra confirmada irá apresentar uma mensagem de orientação, notificando das ações que serão realizadas ao confirmar a operação.


Figura 59


PASSO 3: Na sequência será apresentada uma nova mensagem de confirmação se o usuário deseja remover as disciplinas associadas a esta compra, ou seja, as disciplinas serão removidas da matrícula do aluno.


Figura 60


PASSO 4: Dessa forma, a compra será cancelada.


Figura 61


PASSO 5: Ao acessar a matrícula, podemos observar que as disciplinas compradas pela oferta de dependência e adaptação foram removidas da matrícula.


Figura 62



7. CONCLUSÃO


Chegamos ao final deste guia sobre o recurso de oferta de dependência e adaptação. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.


Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.


Até breve!  

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