TAREFAS

Criada por Documentação SWA, Modificado em Seg, 11 Ago na (o) 8:14 AM por Andréia Klehm

Olá, cliente JACAD, tudo bem? Este guia traz todas as instruções necessárias para o cadastro de tarefas. Boa leitura! 




ÍNDICE




1. INTRODUÇÃO


O recurso de Tarefas do sistema SWA.JACAD é uma funcionalidade que permite aos usuários registrar e organizar tarefas para que alunos e/ou responsáveis possam visualizá-las diretamente em seus portais.

Neste manual, abordaremos os principais tópicos relacionados à utilização do recurso, incluindo:

  • Configurações iniciais;

  • Uso do recurso de tarefas pelos usuários do sistema;

  • Visualização e interação com as tarefas pelos alunos e professores em seus respectivos portais.



2. PERMISSÕES



Para habilitar o acesso ao recurso de tarefas aos usuários do sistema SWA.JACAD, é necessário liberar a permissão de acesso.

                                        

Dessa forma, siga o passo a passo abaixo para mais informações sobre como realizar esse processo.



PASSO 1: Acesse o Menu Preferências, navegue até Usuários e Permissões e clique no submenu Permissões.


  

Figura 1 


PASSO 2:  Na tela Controle de Permissões de Acesso, selecione um grupo de usuário. Na sequência na tabela Grupo de Permissões, selecione o item Acadêmico. A partir daí, será possível definir, de forma personalizada, quais funcionalidades estarão disponíveis para esse grupo de usuário.


Figura 2



3. CONFIGURAÇÕES INICIAIS


Acesse o menu Preferências, navegue até Configurações, vá até Acadêmicas e clique em Ensino Básico.


Figura 3


Na tela de Configurações - Ensino Básico, temos:



Modelos de entrega:

  • Marcar as Entregues: Ao habilitar essa opção o professor vai marcar as tarefas entregues pelos alunos;
  • Marcar aquelas que não foram entregues: Ao habilitar essa opção o professor deve marcar as tarefas que não foram entregues pelo aluno.


Habilitar Status: Apresenta os status da tarefa no Portal do Aluno, sendo: Entregue, Não entregue, A ser feito, Arquivo entregue p/ avaliação.


Figura 4



4. TAREFAS - DESKTOP




Acesse o menu Acadêmico, navegue até Diário de Classe e clique em Controle de Tarefas.


Figura 5


Ao acessar o recurso Controle de Tarefas, podemos visualizar diferentes tipos de filtros para fazer a consulta das tarefas, como também realizar outras ações para adicionar, remover e lançar tarefa (Botões localizados no rodapé da tela).


Figura 6


4.1. Cadastrar nova tarefa - desktop


Para cadastrar uma Nova Tarefa, podemos seguir os seguintes passos:

1. Clicar em Nova Tarefa;

2. Preencher todos os campos;

3. Confirmar a inserção da nova tarefa, clicando em Salvar.

Figura 7


Para realizar lançamento nas atividades:

1.Selecione a tarefa desejada;

2.Clique em no botão Lançar.


Figura 8



Será aberto uma nova tela, a qual apresenta informações gerais dos alunos e as tarefas.

Na última coluna destacada em azul na imagem abaixo, o usuário poderá informar se o aluno entregou ou não a tarefa.

Na opção destacada em verde abaixo, irá permitir o usuário realizar ação para todos os alunos.


Figura 9




4. TAREFAS - PORTAL DO PROFESSOR



4.1. Configuração


Acesse o menu Preferências, selecione Configurações, vá até a seção Portais e clique em Portal do Professor.


Figura 10


Na Tela de Configurações do Portal do Professor na aba Configs. Gerais marque a opção Tarefas.



Figura 11



4.2. Como acessar as Tarefas


O recurso de tarefas disponível no portal permite ao professor visualizar e gerenciar todas as tarefas cadastradas por ele ou por outros usuários do sistema acadêmico.



Acesse o menu Registro Acadêmico e clique em Tarefas.



Figura 12


4.2. Cadastro das tarefas


Na janela de Tarefas, selecione a disciplina desejada e clique no botão Tarefas.


Figura 13



Na sequência selecione o Sub-Período desejado e clique no botão Carregar.
Para cadastrar a tarefa clique no botão Cadastrar Nova Tarefa.


Figura 14


Dessa forma, será apresentado uma nova janela para o cadastro da tarefa, com os seguintes campos:

Identificação: Informe a identificação da atividade;

Descrição: Campo destinado ao detalhamento da tarefa, onde o professor pode incluir orientações, conteúdos de apoio ou instruções específicas para a realização da atividade. 

Data para Entrega: Define o prazo final para que os alunos realizem e enviem a tarefa. 

Permite que alunos entreguem arquivos: Habilita a opção para que os alunos possam enviar arquivos como parte da entrega da tarefa. Caso desabilitado, o envio de arquivos não será permitido. 

Anexar Arquivo: Permite ao professor adicionar materiais que auxiliem os alunos na execução da atividade. 

Aceitar Arquivos até: Data limite para o recebimento de arquivos enviados pelos alunos.


Figura 15


Caso seja necessário o professor pode Editar ou Excluir a tarefa.


Figura 16


4.3. Avaliação das tarefas


Neste passo, veremos como os professores podem visualizar as tarefas enviadas pelos alunos. De acordo com a configuração inicial definida pela instituição, o professor poderá marcar as atividades como entregues ou registrar aquelas que não foram entregues, conforme será detalhado a seguir. 



4.3.1. Marcar tarefas entregues



Se está habilitado o envio de arquivos pelos alunos, o professor pode realizar o download do arquivo para visualização.



Figura 17


Após, o professor marca a tarefa como entregue e clica em salvar alterações.



Figura 18




4.3.2. Marcar tarefas não entregues




Se está habilitado o envio de arquivos na tarefa, e o aluno realizar o envio, o professor pode realizar o download do arquivo para visualização.


Figura 19


Para os alunos que NÃO realizaram a tarefa, o professor deve marcar apenas as tarefas NÃO entregues e, em seguida, clicar em Salvar Alterações para finalizar.



Figura 20




5. TAREFAS - PORTAL DO ALUNO



5.1. Configuração


Acesse o menu Preferências, selecione Configurações, vá até a seção Portais e clique em Portal do Aluno.


Figura 21


Na tela de Configurações do Portal do Aluno, clique na aba Config. Menu, e marque as opções Tarefas e Agenda de Tarefas.


Figura 22



5.2. Tarefas do aluno



No Portal do Aluno, clique no menu Acadêmico e em Tarefas.


Figura 23


Na janela de Tarefas, são exibidas todas as atividades cadastradas que o aluno deve realizar.


Figura 24


Download de Instruções: Só é apresentado quando o professor anexa um arquivo na tarefa;

Enviar arquivo: Apresenta somente quando a tarefa permite o envio de arquivos e a data limite de entrega não foi atingida.



Para tarefas que estão habilitadas o envio de arquivos o aluno deve clicar no botão Enviar Arquivo.


Figura 25



Será aberta uma nova página, para o aluno possa anexar o arquivo e salva-lo, para que seja enviado para o professor avaliar.


Figura 26


Dessa forma, a tarefa terá seu status alterado para Arquivo entregue p/avaliação.


Figura 27


OBSERVAÇÃO: Caso o aluno já tenha um arquivo entregue, ele pode fazer o download clicando no botão Enviar Arquivo e Fazer o Download.



ATENÇÃO: O aluno não pode adicionar mais de um arquivo na tarefa, ou seja, caso ele anexe outro arquivo, este irá sobrescrever o arquivo anterior. 



Dentro de cada sub período, será apresentado os detalhes de cada tarefa criada, com sua descrição e Data de Entrega.

Dependendo das configurações estabelecidas, será apresentando também a situação das tarefas (Entregue, Não Entregue, Precisa ser feito e Arquivo Entregue p/ Avaliação).


Figura 28


5.3. Agenda de tarefas



Este recurso permite ao aluno acessar o calendário e acompanhar as datas para a entrega de suas tarefas. 


Acesse o menu Acadêmico e clique em Agenda de Tarefas.



Figura 29

Dessa forma, o aluno pode visualizar no calendário as datas para entrega das tarefas.

Ainda é possível visualizar o calendário paginado (por mês), ou ver todo o calendário (anual).


Figura 30


6. CONCLUSÃO


Chegamos ao final deste guia sobre o recurso de tarefas. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.


Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.


Até breve!  

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