Olá, cliente JACAD, tudo bem? Este guia traz todas as instruções necessárias para o cadastro de tarefas. Boa leitura!
ÍNDICE
- 1. INTRODUÇÃO
- 2. PERMISSÕES
- 3. CONFIGURAÇÕES INICIAIS
- 4. TAREFAS - DESKTOP
- 4. TAREFAS - PORTAL DO PROFESSOR
- 5. TAREFAS - PORTAL DO ALUNO
- 6. CONCLUSÃO
1. INTRODUÇÃO
O recurso de Tarefas do sistema SWA.JACAD é uma funcionalidade que permite aos usuários registrar e organizar tarefas para que alunos e/ou responsáveis possam visualizá-las diretamente em seus portais.
Neste manual, abordaremos os principais tópicos relacionados à utilização do recurso, incluindo:
Configurações iniciais;
Uso do recurso de tarefas pelos usuários do sistema;
Visualização e interação com as tarefas pelos alunos e professores em seus respectivos portais.
2. PERMISSÕES
Para habilitar o acesso ao recurso de tarefas aos usuários do sistema SWA.JACAD, é necessário liberar a permissão de acesso.
Dessa forma, siga o passo a passo abaixo para mais informações sobre como realizar esse processo.
PASSO 1: Acesse o Menu Preferências, navegue até Usuários e Permissões e clique no submenu Permissões.
Figura 1
PASSO 2: Na tela Controle de Permissões de Acesso, selecione um grupo de usuário. Na sequência na tabela Grupo de Permissões, selecione o item Acadêmico. A partir daí, será possível definir, de forma personalizada, quais funcionalidades estarão disponíveis para esse grupo de usuário.
Figura 2
3. CONFIGURAÇÕES INICIAIS
Acesse o menu Preferências, navegue até Configurações, vá até Acadêmicas e clique em Ensino Básico.
Figura 3
Na tela de Configurações - Ensino Básico, temos:
Modelos de entrega:
- Marcar as Entregues: Ao habilitar essa opção o professor vai marcar as tarefas entregues pelos alunos;
- Marcar aquelas que não foram entregues: Ao habilitar essa opção o professor deve marcar as tarefas que não foram entregues pelo aluno.
Habilitar Status: Apresenta os status da tarefa no Portal do Aluno, sendo: Entregue, Não entregue, A ser feito, Arquivo entregue p/ avaliação.
Figura 4
4. TAREFAS - DESKTOP
Acesse o menu Acadêmico, navegue até Diário de Classe e clique em Controle de Tarefas.
Figura 5
Ao acessar o recurso Controle de Tarefas, podemos visualizar diferentes tipos de filtros para fazer a consulta das tarefas, como também realizar outras ações para adicionar, remover e lançar tarefa (Botões localizados no rodapé da tela).
Figura 6
4.1. Cadastrar nova tarefa - desktop
Para cadastrar uma Nova Tarefa, podemos seguir os seguintes passos:
1. Clicar em Nova Tarefa;
2. Preencher todos os campos;
3. Confirmar a inserção da nova tarefa, clicando em Salvar.
Figura 7
Para realizar lançamento nas atividades:
1.Selecione a tarefa desejada;
2.Clique em no botão Lançar.
Figura 8
Será aberto uma nova tela, a qual apresenta informações gerais dos alunos e as tarefas.
Na última coluna destacada em azul na imagem abaixo, o usuário poderá informar se o aluno entregou ou não a tarefa.
Na opção destacada em verde abaixo, irá permitir o usuário realizar ação para todos os alunos.
Figura 9
4. TAREFAS - PORTAL DO PROFESSOR
4.1. Configuração
Acesse o menu Preferências, selecione Configurações, vá até a seção Portais e clique em Portal do Professor.
Figura 10
Na Tela de Configurações do Portal do Professor na aba Configs. Gerais marque a opção Tarefas.
Figura 11
4.2. Como acessar as Tarefas
O recurso de tarefas disponível no portal permite ao professor visualizar e gerenciar todas as tarefas cadastradas por ele ou por outros usuários do sistema acadêmico.
Acesse o menu Registro Acadêmico e clique em Tarefas.
Figura 12
4.2. Cadastro das tarefas
Na janela de Tarefas, selecione a disciplina desejada e clique no botão Tarefas.
Figura 13
Na sequência selecione o Sub-Período desejado e clique no botão Carregar. Para cadastrar a tarefa clique no botão Cadastrar Nova Tarefa.
Figura 14
Dessa forma, será apresentado uma nova janela para o cadastro da tarefa, com os seguintes campos:
Descrição: Campo destinado ao detalhamento da tarefa, onde o professor pode incluir orientações, conteúdos de apoio ou instruções específicas para a realização da atividade.
Data para Entrega: Define o prazo final para que os alunos realizem e enviem a tarefa.
Permite que alunos entreguem arquivos: Habilita a opção para que os alunos possam enviar arquivos como parte da entrega da tarefa. Caso desabilitado, o envio de arquivos não será permitido.
Anexar Arquivo: Permite ao professor adicionar materiais que auxiliem os alunos na execução da atividade.
Aceitar Arquivos até: Data limite para o recebimento de arquivos enviados pelos alunos.
Figura 15
Caso seja necessário o professor pode Editar ou Excluir a tarefa.
Figura 16
4.3. Avaliação das tarefas
Neste passo, veremos como os professores podem visualizar as tarefas enviadas pelos alunos. De acordo com a configuração inicial definida pela instituição, o professor poderá marcar as atividades como entregues ou registrar aquelas que não foram entregues, conforme será detalhado a seguir.
4.3.1. Marcar tarefas entregues
Se está habilitado o envio de arquivos pelos alunos, o professor pode realizar o download do arquivo para visualização.
Figura 17
Após, o professor marca a tarefa como entregue e clica em salvar alterações.
Figura 18
4.3.2. Marcar tarefas não entregues
Se está habilitado o envio de arquivos na tarefa, e o aluno realizar o envio, o professor pode realizar o download do arquivo para visualização.
Figura 19
Para os alunos que NÃO realizaram a tarefa, o professor deve marcar apenas as tarefas NÃO entregues e, em seguida, clicar em Salvar Alterações para finalizar.
Figura 20
5. TAREFAS - PORTAL DO ALUNO
5.1. Configuração
Acesse o menu Preferências, selecione Configurações, vá até a seção Portais e clique em Portal do Aluno.
Figura 21
Na tela de Configurações do Portal do Aluno, clique na aba Config. Menu, e marque as opções Tarefas e Agenda de Tarefas.
Figura 22
5.2. Tarefas do aluno
No Portal do Aluno, clique no menu Acadêmico e em Tarefas.
Figura 23
Na janela de Tarefas, são exibidas todas as atividades cadastradas que o aluno deve realizar.
Figura 24
Download de Instruções: Só é apresentado quando o professor anexa um arquivo na tarefa;
Enviar arquivo: Apresenta somente quando a tarefa permite o envio de arquivos e a data limite de entrega não foi atingida.
Para tarefas que estão habilitadas o envio de arquivos o aluno deve clicar no botão Enviar Arquivo.
Figura 25
Será aberta uma nova página, para o aluno possa anexar o arquivo e salva-lo, para que seja enviado para o professor avaliar.
Figura 26
Dessa forma, a tarefa terá seu status alterado para Arquivo entregue p/avaliação.
Figura 27
OBSERVAÇÃO: Caso o aluno já tenha um arquivo entregue, ele pode fazer o download clicando no botão Enviar Arquivo e Fazer o Download.
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Dentro de cada sub período, será apresentado os detalhes de cada tarefa criada, com sua descrição e Data de Entrega.
Dependendo das configurações estabelecidas, será apresentando também a situação das tarefas (Entregue, Não Entregue, Precisa ser feito e Arquivo Entregue p/ Avaliação).
Figura 28
5.3. Agenda de tarefas
Este recurso permite ao aluno acessar o calendário e acompanhar as datas para a entrega de suas tarefas.
Acesse o menu Acadêmico e clique em Agenda de Tarefas.
Figura 29
Dessa forma, o aluno pode visualizar no calendário as datas para entrega das tarefas. Ainda é possível visualizar o calendário paginado (por mês), ou ver todo o calendário (anual).
Figura 30
6. CONCLUSÃO
Chegamos ao final deste guia sobre o recurso de tarefas. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.
Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.
Até breve! ❤
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