Olá, cliente JACAD, tudo bem? Este guia fornece todas as instruções necessárias para a gestão de sistema de avaliação. Boa leitura!
ÍNDICE
2. PERMISSÕES DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO
3. SISTEMA DE AVALIAÇÃO (NOTAS)
- 3.1. Cadastro conceito objetivo
- 3.2. Cadastro tipo de avaliação disciplina
- 3.3. Cadastro de sistema de avaliação
- 3.4. Cadastro pré configuração de sub-avaliações
4. VINCULAR SISTEMA DE AVALIAÇÃO AO PERÍODO LETIVO
5. IMPORTAR SISTEMA DE AVALIAÇÃO NO PERÍODO LETIVO
- 5.1. Importar Sistema de Avaliação para as Turmas Selecionadas
- 5.2. Importar Sistema de Avaliação para o Período Letivo
6. VINCULAR SISTEMA DE AVALIAÇÃO PELA TELA DE CADASTRO DE TURMA
1. INTRODUÇÃO
O processo de avaliação acadêmica vai além da simples atribuição de notas — ele desempenha um papel essencial na formação do estudante e na verificação de sua aprendizagem ao longo das disciplinas.
No sistema JACAD, o sistema de avaliação foi desenvolvido para oferecer flexibilidade, precisão e aderência às políticas pedagógicas de cada instituição. Com ele, é possível criar estruturas de avaliação personalizadas, com fórmulas, sub-avaliações e conceitos objetivos, que atendem tanto a abordagens tradicionais quanto a metodologias baseadas em competências.
Neste artigo, apresentamos um guia completo para o cadastro e configuração do sistema de avaliação, abordando desde o registro de conceitos objetivos até a vinculação de fórmulas complexas e sua aplicação nos períodos letivos. A seguir, você encontrará um tutorial detalhado, que facilitará a implementação de avaliações coerentes e eficientes no contexto acadêmico.
2. PERMISSÕES DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Para habilitar o acesso ao cadastro do sistema de avaliação aos usuários do sistema SWA.JACAD, é necessário liberar as permissões de acesso.
Dessa forma, siga o passo a passo abaixo para mais informações sobre como realizar esse processo.
PASSO 1: Acesse o Menu Preferências, navegue até Usuários e Permissões e clique no submenu Permissões.
Figura 1
PASSO 2: Na tela Controle de Permissões de Acesso, selecione um grupo de usuário. Na sequência na tabela Grupo de Permissões, selecione o item Acadêmico. A partir daí, será possível definir, de forma personalizada, quais funcionalidades estarão disponíveis para esse grupo de usuário.
Figura 2
PASSO 3: Ao finalizar, clique em 'Atualizar'.
3. SISTEMA DE AVALIAÇÃO (NOTAS)
Figura 3 - Fluxo de cadastro e uso do sistema de avaliação.
3.1. Cadastro conceito objetivo
A avaliação por conceito objetivo é um tipo de avaliação acadêmica na qual o desempenho do aluno é classificado com base em critérios definidos e objetivos, ao invés de uma nota numérica. Nesse modelo, os alunos são atribuídos a conceitos que representam níveis de aprendizado, como 'Excelente', 'Bom', 'Regular', 'Insuficiente', ou variações similares.
Esta metodologia é focada em avaliar o cumprimento de metas educacionais ou competências específicas, eliminando a subjetividade na correção e promovendo uma visão mais qualitativa sobre o progresso do estudante. É comum em instituições de ensino que priorizam a aprendizagem por competências e habilidades.
Este tipo de avaliação pode ser mais focado em feedback construtivo, permitindo ao aluno identificar suas áreas de melhoria de maneira mais clara, sem a pressão de uma pontuação. Nesse sentido, para cadastrar um sistema de avaliação por conceito objetivo no JACAD, é necessário seguir as instruções abaixo:
PASSO 1: Acesse o menu 'Acadêmico', navegue até o submenu 'Cadastros acadêmicos', após isso, vá até 'Avaliações/Notas' e clique em 'Tipo de conceito objetivo'.
Figura 4
PASSO 2: Na tela 'Cadastro tipos de conceitos objetivos', clique em 'Inserir', informe a descrição e a sigla e clique em 'Salvar'.
Figura 5
DICA: O campo descrição é o nome do conceito sendo cadastrado e será útil para distinguir os conceitos de avaliação cadastrados, em consultas posteriores.
3.2. Cadastro tipo de avaliação disciplina
Para cadastrar um sistema de avaliação, é necessário, primeiro, cadastrar um 'Tipo de avaliação'. O cadastro de 'Tipo avaliação disciplinas' tem a função de oferecer opções de diversos tipos de avaliação nas disciplinas, como prova, trabalho, exame etc.
PASSO 1: Acesse o menu 'Acadêmico', navegue até o submenu 'Cadastros Acadêmicos', após isso, vá até 'Avaliações/Notas' e clique em 'Tipo de avaliação disciplina'.
Figura 6
PASSO 2: Na tela 'Cadastro de tipo de avaliação disciplina', clique no botão 'Inserir' e Informe um nome para identificação do tipo de avaliação da disciplina e selecione o 'Tipo'.
Figura 7
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PASSO 3: Após isso, clique em 'Salvar'.
3.3. Cadastro de sistema de avaliação
PASSO 1: Acesse o menu 'Acadêmico', navegue até o submenu 'Cadastros Acadêmicos', em seguida, vá até 'Avaliações/Notas' e clique em 'Sistema de Avaliação'.
Figura 8
PASSO 2: Na tela 'Cadastro de sistema de avaliação', clique no botão 'Inserir'.
Figura 9
PASSO 3: No campo 'Descrição', informe uma descrição para o novo sistema de avaliação.
OBSERVAÇÃO: O campo 'Descrição' é o nome do sistema sendo cadastrado e será útil para distinguir os sistemas de avaliação cadastrados, em consultas posteriores.
PASSO 4: Clique em 'Salvar'.
Figura 10
3.3.1. Cadastro indicadores de avaliação e sub-avaliações
Nessa etapa, será necessário cadastrar os indicadores de avaliação que farão parte da fórmula. Nesse sentido, podemos definir como principais indicadores:
INDICADORES DE AVALIAÇÃO | |
Identificador | Descrição |
N1 | Média parcial de notas referente ao primeiro bimestre |
N2 | Média parcial de notas referente ao segundo bimestre |
NF | Nota final |
EX | Exame |
Por outro lado, também podemos definir as sub avaliações. As sub avaliações correspondem às divisões de notas que compõem uma média, sendo sua utilização opcional. Quando uma sub-fórmula é adicionada aos indicadores de avaliação, a média das sub avaliações é calculada automaticamente pelo sistema com base nos indicadores das sub avaliação utilizados na sub-fórmula.
Esse recurso é recomendado para instituições que desejam padronizar as sub avaliações em diversas disciplinas, o que implica que o professor deverá, obrigatoriamente, utilizar essas sub avaliações nas disciplinas em que esse sistema de avaliação for adotado.
Nesse sentido, definimos as sub avaliações como:
SUB-AVALIAÇÕES | |
Identificador | Descrição |
P1 | Prova primeiro bimestre |
P2 | Prova segundo bimestre |
T1 | Trabalho primeiro bimestre |
T2 | Trabalho segundo bimestre |
Sabendo dessas informações, podemos partir para o cadastro de cada um desses elementos no sistema.
PASSO 1: Acesse o sistema anteriormente cadastrado (Capitulo 3.3).
PASSO 2: Navegue até a aba 'Avaliações' e clique no botão 'adicionar'.
Figura 11
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DICA: Caso desejar, você pode utilizar a média final do aluno para este cálculo, junto a avaliação de exame. Se optar por utilizar essa nota final para compor esta fórmula de exame, utilize o caractere NF como seu identificador.
PASSO 3: Na tela de 'Cadastro de avaliação disciplina', prossiga informando os seguintes campos:
Figura 12
Descrição: Nome da prova ou da média (uma descrição curta para indicar ao que se refere esta avaliação ou média). | ||
Identificação: Campo alfa numérico, utilizado em fórmula matemática que calcula as médias dos alunos. | ||
Nota máx: O valor máximo que poderá alcançar a nota ou média sendo cadastrada. | ||
Arredondamento: Cada avaliação ou média pode seguir um padrão diferente de arredondamento, por padrão a avaliação é criada seguindo o padrão configurado em Configurações Acadêmicas do Sistema. Porém é, possível alterar o arredondamento para a avaliação. | ||
Tipo: Tipo de formatação do campo (texto ou nota numérica). | ||
Avaliação não obrigatória - ao ativar essa flag, este item de avaliação passa a não ser obrigatório. | ||
Não permite criação de Sub avaliações - Ao ativar esta flag, a avaliação cadastrada será impedida de criar sub avaliações associadas a ela. | ||
Nulo quando não informado - Ao ativar esta flag, quando a nota não for informada, o lançamento será considerado nulo, tornando o registro de nota para essa disciplina opcional. | ||
Estudo dirigido - Ao ativar essa flag, este item passa a ser considerado estudo dirigido. | ||
Não apresentar no portal do aluno - Ao ativar essa flag, não será apresentada a nota deste item para o aluno. | ||
PASSO 4: Ao finalizar, clique em 'Salvar'.
A seguir, acompanhe o resumo deste capítulo.
Figura 13
3.3.1.1. Cadastro de sub-fórmulas para compor médias parciais
PASSO 1: Após concluir o cadastrado dos indicadores que serão usadas para compor a nota da média parcial, navegue até a aba avaliações e dê um duplo clique no espaço em branco localizado na coluna 'Sub-fórmula'.
PASSO 2: Crie a fórmula matemática que calculará a média parcial.
Para isso:
- Dê um duplo clique (2 cliques) sobre a célula sub-fórmula da média bimestral;
- Insira a fórmula de cálculo;
Figura 14
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3.3.2. Adicionar Fórmula Geral e Fórmula exame
A fórmula que calcula a nota geral do aluno e estabelece a situação aprovado direto, reprovado direto ou em exame é cadastrada no campo indicado abaixo:
PASSO 1: Consulte o sistema de avaliação anteriormente cadastrado e clique no botão 'Editar'.
Figura 15
PASSO 2: No campo 'Fórmula' e 'Fórmula exame', informe uma fórmula utilizando os indicadores que anteriormente foram cadastrados.
Figura 16
DICA: Sub-avaliações não devem ser utilizadas nesta fórmula, pois já estão em uso em sub-fórmulas.
OBSERVAÇÃO: Esta fórmula se comporta como um cálculo em Excel, operando matematicamente um resultado baseado nas identificações das avaliações utilizadas. Em resumo: se uma avaliação estiver cadastrada na lista de avaliações, mas não estiver em uso na fórmula (mesmo que uma nota seja dada ao aluno nesta avaliação), ela não será utilizada para calcular a média do aluno.
Sendo assim, confira abaixo as funções disponíveis na fórmula:
- MIN(valor1,valor2,...) - Exibe a menor nota. Ex: MIN(AV1,AV2)
- MAX(valor1, valor2,....) - Exibe a maior nota. Ex: MAX(AV1,AV2,AV3,AV4)
- MEDIA(valor1,valor2,...) - Exibe a média das notas. Ex: MEDIA(AV1,AV2,AV3)
- SE(condição,verdadeiro,falso) - na condição é possível utilizar as comparações: >, <, <=, >=, =, =NULL. Ex: SE ((SUB=NULL;(AV1+AV2)/2;(SUB+MAX(AV1,AV2))/2)).
SOBRE O EXAME: Os alunos entram em situação de exame nas disciplinas, conforme a configuração acadêmica de cada turma ou curso que estabelece os valores para reprovar ou aprovar diretamente. Quando o aluno entra em exame, o sistema automaticamente aguarda que uma nota seja lançada para o aluno em uma avaliação que compunha a fórmula exame, e a nota final é obtida com base nesta fórmula (**válido somente para alunos que estão em situação exame nas disciplinas).
A expressão NF é uma chave de identificação do sistema e significa a Nota Final do aluno.
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OBSERVAÇÃO: Os símbolos ✅, exibidos ao lado dos campos 'Fórmula' e 'Fórmula exame' indicam que a fórmula inserida foi validada pelo sistema. Caso um ou ambos os campos exibam o ícone de bolinha vermelha, isso significa que a fórmula inserida é inválida. (Figura 16)
PASSO 3: Ao finalizar, clique em 'Salvar'.
DICA: Para verificar se a sub-fórmula está correta, clique em 'Validar fórmula'.
3.3.3. Fórmula Pré-Config
Refere-se a fórmulas complexas que podem ser configuradas ao realizar a solicitação com nossa equipe de suporte.
3.3.4. Configurar conceitos objetivos
A seguir, veja como vincular o conceito objetivo anteriormente cadastrado no capítulo 3.1, ao sistema de avaliação.
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PASSO 1: Após cadastrar um sistema, clique na aba 'Conceito objetivo'.
Figura 17
PASSO 2: Clique no botão 'Adicionar'.
PASSO 3: Na tela de 'Consulta de Tipos de Conceitos Objetivos', selecione o conceito e clique no botão 'Selecionar'.
Figura 18
DICA: Para selecionar múltiplos conceitos simultaneamente, mantenha a tecla Shift pressionada enquanto clica nos conceitos desejados.
PASSO 4: Após isso, o conceito objetivo será vinculado à avaliação com sucesso.
Figura 19
DICA: Para editar o peso do conceito objetivo, clique no item numérico localizado na coluna 'Peso' e edite o peso.
Figura 20
3.3.5. Configuração de notas
Na aba de configuração de notas, é possível definir a média da nota, média mínima, frequência, nota mínima, nota máxima e o valor necessário para que esse aluno fique de recuperação. Na frequência, podemos definir ela por disciplina ou módulo. Para isso, siga o passo a passo abaixo.
PASSO 1: Com o sistema de avaliação devidamente cadastrado, acesse a aba 'Configurações de notas' e clique no botão 'Editar'.
Figura 21
PASSO 2: Após isso, habilite a flag 'Habilitar configuração de notas' e prossiga inserindo os dados. Ao finalizar, clique em 'Salvar'.
Figura 22
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3.3.6. Configuração de frequência
Nesta aba, é possível configurar o cálculo em horas para a frequência. Nesse sentido, para configurar o fator para a quantidade de faltas, o usuário deve primeiro habilitar essa funcionalidade. Para isso, siga o passo a passo abaixo:
PASSO 1: Acesse o menu 'Preferências', navegue até 'Configurações', em seguida, vá até 'Acadêmicas' e clique no submenu 'Acadêmico'.
Figura 23
PASSO 2: Na tela de 'Configurações Acadêmicas', navegue até a seção 'Diário de Frequência' e ative a flag 'Apresentar a quantidade de faltas em horas'.
Figura 24
PASSO 3: Para apresentar as faltas em horas no Portal do Aluno, acesse o menu 'Preferências', navegue até 'Configurações', clique em 'Portais' e clique no submenu 'Portal do Aluno'. Na sequência clique na aba Configs. Diversas e marque a opção 'Apresentar a Quantidade de Faltas em Horas'.
Figura 25
PASSO 4: Acesse o menu 'Acadêmico', navegue até 'Cadastros Acadêmicos', em seguida, vá em 'Avaliações/Notas' e clique no submenu 'Sistema de Avaliação'.
Figura 26
PASSO 5: Consulte ou cadastre um sistema de avaliação para o período correspondente ao que deseja modificar para horas a quantidade de faltas.
Figura 27
PASSO 6: Acesse a aba 'Frequência' e clique em 'Editar'.
Figura 28
PASSO 7: Informe o fator para a quantidade de faltas.
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Figura 29
PASSO 8: Com a disciplina possuindo um sistema de avaliação com fator informado o calculo será realizado em 'Qtd de Faltas' vezes 'Fator' assim trazendo a 'Qtd de Faltas (Horas)' ao realizar o lançamento de uma falta na disciplina para o aluno. No exemplo abaixo o aluno possui 'Duas' faltas e o fator do sistema de avaliação é '1,5' que no caso representa '1:30' em horas relógio e ao realizar o cálculo de (2*1,5) é igual a (3).
Figura 30
PASSO 9: No Portal do Professor a visualização do diário de frequência também será apresentado as faltas em horas.
Figura 31
PASSO 10: No Portal do Aluno será apresentada as faltas em horas.
Figura 32
3.4. Cadastro pré configuração de sub-avaliações
O submenu 'Pré-configuração de sub avaliações' serve para o usuário (secretaria acadêmica) pré-configurar uma fórmula de subavaliação que poderá ser importada pelo professor na tela de Lançamento de notas.
PASSO 1: Acesse o menu 'Configurações', navegue até 'Portais' e clique no submenu 'Portal do professor'.
Figura 33
PASSO 2: Verifique se a flag 'Sub avaliações', está ativada. Caso não esteja, não será possível ao professor, importar uma fórmula para o cálculo da subavaliação.
Figura 34
PASSO 3: Clique no botão 'Salvar' e feche a guia.
PASSO 4: Em seguida, acesse o menu 'Acadêmico', navegue até 'Cadastros Acadêmicos', em seguida, vá até 'Avaliações/Notas' e clique no submenu 'Pré-configuração de sub-avaliações'.
Figura 35
PASSO 5: Na tela 'Cadastro de sistema de avaliação', clique no botão 'Inserir' e adicione uma descrição e clique no botão 'Salvar'.
PASSO 6: Nessa etapa, será necessário cadastrar os indicadores de avaliação que farão parte da fórmula. Nesse sentido, clique no botão 'Adicionar'.
PASSO 7: Na tela de 'Cadastro de avaliação disciplina', prossiga informando os seguintes campos e, ao finalizar, clique em 'Salvar'.
Figura 36
Tipo Avaliação: Informe o tipo de avaliação do identificador que está sendo cadastrado. Ex: exame, avaliação, nota bimestral. | ||
Descrição: Nome da prova ou da média (uma descrição curta para indicar ao que se refere esta avaliação ou média). | ||
Identificação: Campo alfa-numérico, utilizado em fórmula matemática que calcula as medidas dos alunos. | ||
Nota máxima: O valor máximo que poderá alcançar a nota ou média sendo cadastrada. | ||
Tipo: Tipo de formatação da nota (Numérico ou conceito objetivo). | ||
Arredondamento: Cada avaliação ou média pode seguir um padrão diferente de arredondamento, por padrão a avaliação é criada seguindo o padrão configurado em configurações acadêmicas do sistema. Porém, é possível alterar o arredondamento para a avaliação. | ||
PASSO 8: Após inserir todos os indicadores necessários, informe a fórmula no campo 'Sub-fórmula'.
Figura 37
OBSERVAÇÃO: Caso informe incorretamente os indicadores de avaliação anteriormente cadastrados, o sistema emitirá um alerta, não sendo possível salvar o sistema de subavaliação.
Figura 38
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3.4.1. Importar sub-fórmula no portal do professor
PASSO 1: Acesse o portal do professor e clique no menu 'Lançamento de notas'.
Figura 39
PASSO 2: Escolha a turma e clique em 'notas'.
PASSO 3: Na tela de lançamento de notas, clique no botão 'Criar sub-avaliações'.
Figura 40
PASSO 4: Na tela 'Sub Avaliações', prossiga clicando no menu 'Criar sub avaliações +'.
Figura 41
OBSERVAÇÃO: Ao realizar essa ação, o sistema apresenta que a fórmula ainda não foi configurada, sendo necessário, portanto, adicionar ou importar uma fórmula para o cálculo da nota da subavaliação (Figura 42).
Figura 42
PASSO 5: Clique em 'Importar fórmula' e selecione a fórmula configurada anteriormente.
Figura 43
A seguir, confira o resumo deste capítulo:
Figura 44
4. VINCULAR SISTEMA DE AVALIAÇÃO AO PERÍODO LETIVO
Um sistema avaliativo, uma vez cadastrado, pode ser reutilizado em diversos períodos letivos. Cada período letivo pode contar com múltiplos sistemas avaliativos vinculados. Para realizar a vinculação do sistema de avaliação o período letivo deve estar cadastrado no sistema.
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PASSO 1: Acesse o menu 'Período Letivo'.
A tela de 'Período letivo', é possível ser acessada de duas formas:
ACESSO A: Clique no menu de acesso rápido 'Período letivo'. |
Figura 45
ACESSO B: Acesse o menu 'Acadêmico', navegue até 'Ofertas' e selecione uma das opções 'Período Letivo' ou 'Período letivo nova'. |
Figura 46
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PASSO 2: Na tela de 'Controle de período letivo e turmas' consulte ou cadastre um novo período letivo. Em seguida, clique no botão 'editar'.
Figura 47
PASSO 3: Na tela de 'Cadastro de Período Letivo', acesse a aba 'Sistemas de Avaliação' e clique no botão 'Adicionar'.
Figura 48
OBSERVAÇÃO: Os sistemas de avaliação listados nessa aba, poderão ser vinculados a disciplinas desse período letivo.
PASSO 4: Clique no sistema de avaliação cadastrado anteriormente e, em seguida, vá em 'Selecionar'.
Figura 49
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Figura 50
PASSO 5: Após isso, o sistema de avaliação estará vinculado ao período letivo.
Figura 51 -Sistema de avaliação vinculado ao período letivo.
4.1. Configurar datas da avaliação
Esta opção permite ao usuário configurar as datas das avaliações presentes no sistema de avaliação. A data definida será aplicada a todas as turmas vinculadas ao respectivo período letivo. Para utilizar essa funcionalidade, é necessário que o período letivo já possua turmas ofertadas. Em caso de dúvidas, consulte nossa base de conhecimento no pilar 'Acadêmicos'.
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PASSO 1: Na tela de 'Cadastro de Período letivo', na aba 'Sistemas de avaliação', selecione o sistema de avaliação a ser configurado e clique no botão 'Configurar datas', em que deve ser realizado conforme datas definidas pela instituição para:
- Bimestre: Sub-período do período letivo que vai ocorrer a avaliação. Ex: se a avaliação vai acontecer no 1° Bimestre, 2° Bimestre;
- Data de Avaliação: Data que inicia a semana das provas;
- Data Limite de Lançamento: Prazo limite para o professor lançar as notas no portal;
- Data de Visualização: Data quer o aluno começa a visualizar as notas no portal.
Figura 52
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Figura 53
PASSO 2: Ao finalizar, clique em 'Salvar'.
4.2. Configurar datas avaliação disciplina/ visualização das notas
Esta funcionalidade permite configurar as datas de avaliação por disciplina de forma individual ou em lote. Essa opção é útil quando há necessidade de aplicar datas diferentes por disciplina, mesmo dentro do mesmo período letivo, oferecendo maior flexibilidade para a gestão acadêmica.
PASSO 1: Consulte a avaliação.
Figura 54
DICA: Para realizar uma consulta mais rápida, você pode contar com os filtros: Avaliação, turma, curso e professor.
PASSO 2: Selecione a opção ou as opções que deseja editar a data
PASSO 3: Ao realizar essa ação, acesse o botão 'Configurar datas' e clique no submenu 'Alterar a data de realização das avaliações'.
Figura 55
PASSO 4: Informe a nova data da avaliação e clique em 'Confirmar'.
Figura 56
PASSO 5: Após isso, a nova data será exibida automaticamente no sistema após a confirmação.
Figura 57
OBSERVAÇÃO: As instruções descritas acima também se aplicam à alteração da data de visualização das notas. Para isso, no Passo 3, selecione a opção 'Alterar data de visualização das notas' no submenu correspondente.
4.3. Habilitar/desabilitar o recebimento de arquivos
Na mesma tela de 'Configurações das datas de avaliação por disciplina', é possível também, habilitar ou desabilitar o recebimento de arquivos.
Essa funcionalidade é útil para definir, por avaliação, se os alunos de determinada turma poderão anexar arquivos como parte da entrega avaliativa. Ao habilitar o recebimento, o sistema permitirá que os estudantes façam o envio de documentos diretamente pelo portal do aluno. Já ao desabilitar, essa opção ficará indisponível para a turma configurada.
Essa configuração pode ser aplicada de forma individual, por avaliação, ou em lote, facilitando o gerenciamento conforme a metodologia adotada por cada docente ou curso. Para isso, siga o passo a passo abaixo.
PASSO 1: Consulte a avaliação.
Figura 58
DICA: Para realizar uma consulta mais rápida, você pode contar com os filtros: Avaliação, turma, curso e professor.
PASSO 2: Selecione a opção, ou as opções, para as quais deseja habilitar ou desabilitar o recebimento de arquivos.
Figura 59
PASSO 3: Após a seleção, clique no botão 'Habilitar o recebimento de arquivos' ou 'Desabilitar o recebimento de arquivos', conforme a necessidade.
Figura 60
DICA: Para selecionar múltiplas opções, clique na primeira e, mantendo pressionada a tecla Shift, clique nas demais opções desejadas.
5. IMPORTAR SISTEMA DE AVALIAÇÃO NO PERÍODO LETIVO
Com o sistema de avaliação vinculado ao Período Letivo, deve ser realizada a importação para as turmas/disciplinas.
PASSO 1: Na Tela de 'Cadastro de Período Letivo' clique no Menu 'Importação', em que, teremos disponíveis as opções:
- Importar Sistema de Avaliação para as Turmas Selecionadas;
- Importar Sistema de Avaliação para o Período Letivo.
Figura 61
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5.1. Importar Sistema de Avaliação para as Turmas Selecionadas
Ao utilizar a opção de importação do sistema de avaliação para as turmas selecionadas, todas elas serão configuradas com o mesmo sistema de avaliação.
PASSO 1: Selecione as turmas que deseja aplicar o sistema de avaliação, clique no Menu 'Importação' e navegue até 'Importar Sistema de Avaliação para as Turmas selecionadas'.
Figura 62
PASSO 2: Será apresentada a mensagem de confirmação para alterar o sistema de avaliação nas turmas, clique no Botão 'Confirmar'.
Figura 63
PASSO 3: Na tela de 'Consulta Sistema de Avaliação – Período Letivo', é necessário selecionar o sistema de avaliação que será aplicado para as disciplinas das turmas.
Figura 64
PASSO 4: Será apresentada a mensagem de confirmação, para continuar clique no Botão 'Confirmar'.
Figura 65
PASSO 5: O sistema de avaliação será aplicado para as disciplinas da turma, para conferir selecione a turma desejada e clique no Botão 'Editar'.
Figura 66
PASSO 6: Podemos observar que o sistema de avaliação foi aplicado para as disciplinas da turma.
Figura 67
5.2. Importar Sistema de Avaliação para o Período Letivo
Ao utilizar a opção de importação do sistema de avaliação para o Período Letivo, todas as turmas e disciplinas receberão o mesmo sistema de avaliação. Caso a instituição adote um sistema de avaliação padronizado para todas as disciplinas e turmas, será possível realizar a adição em lote, aplicando o sistema de avaliação a todas as disciplinas do período letivo selecionado.
PASSO 1: Na tela de Cadastro de Período Letivo clique no Menu 'Importação' e navegue até 'Importar Sistema de Avaliação para o Período Letivo'.
Figura 68
PASSO 2: Será apresentada a mensagem de confirmação para alterar o sistema de avaliação nas turmas, clique no Botão 'Confirmar'.
Figura 69
PASSO 3: Na tela de 'Consulta Sistema de Avaliação – Período Letivo', é necessário selecionar o sistema de avaliação que será aplicado a todas as turmas e disciplinas do período letivo.
Figura 70
PASSO 4: O sistema de avaliação será aplicado para todas as turmas e disciplinas do período letivo, para conferir selecione a turma desejada e clique no Botão 'Editar'.
Figura 71
PASSO 5: O sistema de avaliação selecionado será aplicado para todas as turmas e disciplinas do Período Letivo, este é o exemplo de uma das turmas.
Figura 72
6. VINCULAR SISTEMA DE AVALIAÇÃO PELA TELA DE CADASTRO DE TURMA
O vínculo do sistema de avaliação por turma pode ser utilizado quando uma disciplina específica adotar um sistema de avaliação diferente. Ou seja, mesmo após a importação, é possível ajustar o sistema de avaliação para disciplinas que necessitem de uma configuração diferenciada.
A Tela de Cadastro de Turma, é possível ser acessada de duas formas:
ACESSO A: Clique no Menu de acesso rápido 'Turma'.
Figura 73
ACESSO B: Clique no Menu 'Acadêmico', navegue até 'Oferta' e clique em 'Turma'.
Figura 74
PASSO 1: Realizada a consulta da turma, selecione a disciplina desejada e navegue até a coluna 'Sistema de Avaliação' e clique com o Botão direito do Mouse.
Figura 75
PASSO 2: Na sequência será apresentada a Tela de 'Adicionar Sistema de Avaliação', em que, deve ser selecionado o sistema de avaliação desejado para a disciplina.
Figura 76
PASSO 3: Será apresentada a mensagem de confirmação para alterar o sistema de avaliação na disciplina da turma, clique no Botão 'Confirmar'.
Figura 77
PASSO 4: Assim, o sistema de avaliação será configurado exclusivamente para a disciplina selecionada.
Figura 78
7. CONCLUSÃO
Chegamos ao final deste guia sobre o sistema de avaliação. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.
Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição!
Até breve! ❤
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