GRUPO DE AULA PRÁTICA

Criada por Documentação SWA, Modificado em Seg, 27 Out na (o) 8:20 AM por Leonardo Borges

Olá, cliente JACAD, tudo bem? Apresentamos a funcionalidade do grupo de aula prática, desenvolvida para facilitar o registro e acompanhamento da presença dos alunos.


ÍNDICE


1. INTRODUÇÃO


O Grupo de Aula Prática é um recurso utilizado para organizar a divisão dos alunos de uma turma em subgrupos, possibilitando uma melhor gestão das aulas que exigem atividades práticas.

Nesse modelo, os alunos permanecem unidos nas aulas teóricas, cursando os mesmos Horários Teóricos, e são distribuídos em grupos distintos para as aulas práticas, nos chamados Horários Práticos.

Essa configuração é especialmente útil em disciplinas que envolvem atividades laboratoriais ou práticas específicas, nas quais os alunos fazem uso de equipamentos, materiais ou espaços restritos, sendo necessário limitar o número de participantes por grupo para garantir melhor aproveitamento e segurança.

Dessa forma, o Grupo de Aula Prática contribui para uma organização mais eficiente da turma, otimizando recursos e facilitando o acompanhamento individualizado dos alunos.


Sendo assim, te convido para conferir a documentação, vamos lá?


2. PRÉ-REQUISITOS


  • Após vinculado o sistema de avaliação na disciplina da Turma e criado o Grupo de Aula Prática, não é mais possível alterar o sistema de avaliação.
  • Os horários das Aulas Práticas devem ser diferentes das Aulas Teóricas.



3. CADASTRO DO GRUPO DE AULA


Para realizar o cadastro do grupo de aulas prática, é necessário acessar a tela de Cadastro de Turma, selecionar a disciplina desejada, clicar no botão Grupo de Aula e em Grupos de Aulas - Prática.



Figura1


Na tela de Cadastro de Grupos de Aulas, clique no botão Novo Grupo.



Figura 2


Será aberta a tela de Cadastro de Grupos de Aulas, em que, devemos realizar o preenchimento dos campos abaixo:


Descrição: É o texto que descreve, ou seja, que será nomeado o Grupo de Aulas;

Tipo: Por padrão já será apresentado Aula Prática;

Vagas: Informar a quantidade de vagas para o Grupo de Aula;

Registrar Frequência: Se habilitado, permite trabalhar com o Diário de Frequência;

Registrar Conteúdo Ministrado: Se habilitado, permite trabalhar com o Lançamento de Conteúdo Ministrado;

Lançar Notas: Se habilitado, permite trabalhar com o Lançamento de Notas;

Não Vincular a Avaliação Institucional: Se habilitado, não será apresentado os grupos de aulas na Avaliação Institucional.


Figura 3


Será apresentada uma mensagem de confirmação, se deseja criar o grupo, para dar continuidade clique em Confirmar.

Figura 4


Assim, será criado o grupo de aula. 


Figura 5


ATENÇÃO: Crie quantos grupos de aulas de prática forem necessários para a disciplina.



3.1. Alunos


Após criados os grupos, vamos adicionar os alunos aos respectivos grupos, neste exemplo criamos dois grupos, conforme imagem.


Figura 6


Participantes: São todos os alunos que estão vinculados ao grupo de aulas, permitindo ao professor podendo alterar suas notas, faltas e conteúdo ministrado.

Não Participantes: São todos os alunos que estarão fora do grupo de aulas, bloqueando a ação para o professor de alterar suas e notas e faltas.



Selecione o grupo de aula desejado e clique na aba Alunos.
Para modificar os alunos entre participante e não participante, selecione os alunos que deseja alterar e, em seguida, clique no botão com o ícone de seta, que representa a movimentação para o lado oposto. Realize este procedimento com os outros grupos de aulas.


Figura 7


3.2. Professores


Por padrão, ao ser criado o grupo de aulas, automaticamente o professor responsável da disciplina base, já será vinculado ao grupo.


Na tela de Cadastro de Grupos de Aulas, clique na aba Professores, caso deseje vincular outros professores ao grupo, clique no botão Adicionar.


Figura 8


Na tela de Grupo de Aulas - Consulta de Professores, selecione o professor desejado e clique no botão Selecionar.


Figura 9


O novo professor escolhido, também será vinculado ao grupo e terá os mesmos acessos a Notas, Faltas e Conteúdo Ministrado que o professor responsável.


Figura 10


3.3. Horários


Na tela de Cadastro de Grupos de Aulas, clique na aba Horários e em Adicionar. Na tela que será aberta de Grupo de Aulas - Horários, informe a sala, verifique a data de inicio e término, selecione o horário e o dia da semana, para finalizar clique no botão Salvar.


Figura 11


Será apresentada a mensagem de confirmação se deseja criar os horários, para finalizar clique em Confirmar.


Figura 12



Assim, os horários serão vinculados ao grupo.


Figura 13



4. PORTAL DO PROFESSOR


Para habilitar o acesso do grupo de aula no portal do professor, acesse o menu Preferências, navegue até Configurações, clique em Portais e em Portal do Professor.


Figura 14



Na tela de Configurações do Portal do Professor, na aba de Configs. Gerais, marque a opção Grupos de Aulas.


Figura 15


Após o cadastro do grupo de aulas, o professor poderá acessar as informações de notas, faltas, conteúdo programático e conteúdo ministrado dos alunos diretamente pelo Portal do Professor.


Para isso, acesse o menu Grupo de Aulas, onde estarão disponíveis as seguintes opções:

  • Diário de Frequência;

  • Conteúdo Programático;

  •  Conteúdo Ministrado;

  • Lançamento de Notas.

Figura 16



4.1. Diário de frequência


Para acessar o diário de frequência do grupo de aulas, acesse no Portal do Professor o menu Grupo de Aulas e clique em Diário de Frequência.


Figura 17


Dessa forma, serão exibidos os grupos de aulas vinculados ao professor. Para acessá-los, clique no botão Diário.


Figura 18


Assim, o diário estará disponível para o professor realizar o lançamento de faltas.


Figura 19



4.2. Conteúdo programático


No portal do professor clique no menu Grupo de Aulas e em Conteúdo Programático.


Figura 20



Dessa forma, serão apresentados os grupos de aulas vinculados ao professor, para acessá-los clique no botão Conteúdo Programático.


Figura 21



Assim, será disponibilizado o acesso para o lançamento para o conteúdo programático.


Figura 22



4.3. Conteúdo ministrado


No portal do professor, clique no menu Grupo de Aulas e clique em Conteúdo Ministrado.


Figura 23


Dessa forma, serão exibidos os grupos de aulas vinculados ao professor. Para acessá-los, clique no botão Conteúdo Ministrado.


Figura 24



Assim, será disponibilizado o acesso para o lançamento para o conteúdo ministrado.


Figura 25




4.4. Lançamento de notas


No portal do professor, acesse o menu Grupo de Aulas e clique em Lançamento de Notas.


Figura 26


Dessa forma, serão exibidos os grupos de aulas vinculados ao professor. Para acessá-los, clique no botão Notas.


Figura 27


Assim, será exibida a tela para lançamento das notas dos alunos.


Figura 28



5. CONCLUSÃO


Chegamos ao final deste guia sobre o grupo de aula prática no sistema JACAD. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.


Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.


Até breve!  

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