Olá, cliente JACAD, tudo bem? Apresentamos os cadastros básicos relacionados a estrutura física. Boa Leitura!
ÍNDICE
- 1. INTRODUÇÃO
- 2. BLOCO E SALA
- 3. DEPARTAMENTO
- 4. SETOR
- 5. CÂMPUS/POLO
- 6. PORTAL DO ALUNO
- 7. PESQUISA DE CÂMPUS/POLO
- 8. CONCLUSÃO
1. INTRODUÇÃO
Os cadastros referente a Estrutura Física do sistema JACAD tem como objetivo auxiliar a instituição no cadastro e na organização de seus espaços físicos e unidades administrativas. Por meio dele, é possível registrar informações sobre blocos, salas, departamentos, setores e câmpus/polo, facilitando o gerenciamento dos ambientes utilizados em aulas, eventos e processos internos.
Esses cadastros são fundamentais para o funcionamento de diversos recursos do sistema, como a definição de locais para horários de turmas, controle de capacidade das salas, vínculo de funcionários a departamentos e a integração com outros módulos, como Patrimônio e Protocolo.
Neste documento, apresentamos o passo a passo para realizar cada tipo de cadastro, com orientações detalhadas sobre os campos e funcionalidades disponíveis.
Sendo assim, te convido a conferir a documentação, vamos lá?
2. BLOCO E SALA
O cadastro de blocos e salas são usados para registro de locais disponíveis para o cadastro de horários em de turmas e editais de Processos Seletivos.
No menu Cadastro, acesse a opção Estrutura Física. Nessa tela, é possível realizar o cadastro e a manutenção de blocos e sala.
Figura 1
2.1. Cadastro de bloco
Para cadastrar um bloco basta clicar no botão Inserir, preencher a Descrição, em seguida clicar no botão Salvar.
Figura 2
2.2. Cadastro de sala
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Para cadastrar uma nova sala, siga os passos abaixo:
Clique no botão Inserir.
Selecione o bloco onde a sala está localizada.
Preencha a descrição da sala.
Informe a capacidade.
Clique em Salvar para concluir o cadastro.
O campo Status permite definir se a sala estará ativa para uso em aulas e/ou eventos. Caso o status seja alterado para Inativo, a sala deixará de aparecer nas opções de seleção em horários e processos seletivos.
DICA: A informação de Capacidade é utilizada em fluxos de matrícula de alunos nas disciplinas ministradas na sala em questão, e também valida lotação da sala conforme o ensalamento no recurso de Inscrição do processo seletivo.

Figura 3
3. DEPARTAMENTO
Um dos cadastros base que se relaciona com o registro de funcionários e outras funcionalidades do sistema é o de Departamentos. Nele, são cadastrados os departamentos existentes na instituição, permitindo seu vínculo em diferentes processos e ferramentas do sistema.
Acesse o menu Cadastro, clique em Estrutura Física e em Departamento.
Figura 4
Para realizar o cadastro de Departamento clique no botão Inserir e preencha os dados abaixo:
- Descrição: Campo destinado ao nome ou título do departamento (ex.: Secretaria, Financeiro, Recursos Humanos).
- Status: Define se o departamento está Ativo ou Inativo no sistema. Departamentos inativos não poderão ser vinculados a novos cadastros.
- Tipo: Indica a categoria do departamento, podendo variar conforme as opções definidas pela instituição (ex.: Apoio, Administrativo, Acadêmico).

Figura 5
4. SETOR
O cadastro de Setor é utilizado no Cadastro de Funcionário, no Módulo Patrimônio e também para fluxo de encaminhamentos no Módulo Protocolo.
Acesse o menu Cadastro, navegue até Estrutura Física e em Setor.
Figura 6
Para realizar o cadastro do setor clique no botão Inserir, e preencha os dados abaixo:
Descrição: Nome do setor que está sendo cadastrado (ex.: Biblioteca, Secretaria Acadêmica, Financeiro).
Tipo: Classificação do setor conforme as categorias disponiveis (Nenhum, Desenvolvimento, Implantação, Suporte, Administrativo, Comercial e Diretoria). Caso não se aplique uma classificação específica, pode ser selecionada a opção Nenhum.
Email: Endereço eletrônico de contato do setor.
Func. Responsável: Campo destinado à vinculação de um funcionário responsável pelo setor.
Status: Define se o setor está Ativo ou Inativo no sistema.
Para finalizar clique no botão Salvar.

Figura 7
5. CÂMPUS/POLO
O câmpus/polo representa uma unidade vinculada à Instituição, destinada à realização de atividades acadêmicas, administrativas ou operacionais, podendo abrigar cursos, setores de gestão e demais estruturas de apoio institucional.
5.1. Aba dados gerais
Nome: Nome oficial do câmpus/polo.
Sigla: Abreviação usada para identificar o câmpus/polo.
Nome para Impressão: Nome que será exibido em documentos.
CNPJ: Número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica vinculado ao câmpus/polo, se houver.
Cód. INEP: Código de identificação do câmpus/polo junto ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
E-mail: Endereço eletrônico de contato do câmpus/polo.
Cidade: Município e estado onde o câmpus/polo está localizado.
Logradouro: Nome da rua, avenida ou rodovia do endereço do câmpus/polo.
Número: Número do imóvel onde o câmpus/polo está situado.
Bairro: Bairro do endereço do câmpus/polo.
Complemento: Informações adicionais do endereço (ex.: sala, bloco, conjunto).
CEP: Código de Endereçamento Postal correspondente ao endereço informado.
Fones: Telefones de contato do câmpus/polo.
Link maps: Campo opcional para inserir o link de localização do câmpus/polo no Google Maps.
Status: Indica se o câmpus/polo está ativo ou inativo no sistema.
Data Ativação: Data em que o câmpus/polo foi ativado.
Data Inativação: Data de inativação, quando aplicável.
Tipo Unidade: Classificação do câmpus/polo conforme a estrutura da instituição (ex.: polo, campus ou não informado).
Tipo de Contrato: Define o tipo de vínculo contratual, quando aplicável.
Gestor: Usuário responsável pela gestão geral do câmpus/polo.
Gestor Faturamento: Usuário responsável pelos aspectos financeiros e de faturamento do câmpus/polo.
Supervisor: Usuário responsável pela supervisão administrativa ou acadêmica do câmpus/polo.
Data Contrato Início: Data de início do contrato de parceria, se houver.
Data Contrato Término: Data final de vigência do contrato.
Não apresentar no formulário de atendimento: Quando marcado, o câmpus/polo não será exibido nos formulários de atendimento do sistema.

Figura 8
5.2. Aba horários de atendimento
Com o câmpus/polo selecionado, clique na aba Horários de Atendimento, e clique no botão Adicionar.
Figura 9
Na tela de Dias da Semana/Horários, preencha os seguintes dados:- Selecione os dias da semana;
- Informe o horário de início e fim;
- Clique no botão Adicionar;
- Para finalizar clique em Confirmar.

Figura 10
Assim, serão adicionados os horários ao câmpus/polo.
Os horários serão apresentados no Portal do Aluno nos Dados do Polo.

Figura 11
5.3. Aba gestores e supervisores
Com o câmpus/polo selecionado, clique na aba Gestores ou Supervisores, em que, dispomos das seguintes opções:- Adicionar: Adiciona um a nova conta de repasse;
- Editar: Realiza a edição do cadastro de rateio conta de repasse;
- Remover: Remove a conta do sistema;
- Nova Conta: Opção para realizar o cadastro da conta de repasse;
- Percentuais: são disponibilizadas três opções, sendo:
- Por organização: Percentual de Repasse por Organização.
- Por Curso Base: Percentual de Repasse por Curso Base.
- Por Parceiro de Captação: Percentual de Repasse por Parceiro de Captação.
Gestores:

Figura 12
Supervisores:

Figura 13
5.4. Aba repasse aos polos
Na aba de Repasse aos Polos, é possível informar o dia preferencial ou o período de repasse.

Figura 14
5.5. Aba documentos
Para maiores informações sobre o cadastro de documentos acesse nossa documentação de Cadastro e Entrega de Documentos.

Figura 15
5.6. Aba informações acadêmicas
Na aba Informações Acadêmicas, realize o preenchimento do código E-mec do câmpus/polo.

Figura 16
5.7. Aba links
Na aba links, é possível cadastrar links que o aluno terá acesso no Portal do Aluno nos Dados do Polo.

Figura 17
6. PORTAL DO ALUNO
No Portal do Aluno, clique no menu Dados do Polo, em que, é possível que o aluno visualize os dados relacionados ao câmpus/polo.

Figura 18
7. PESQUISA DE CÂMPUS/POLO
Acesse o menu Cadastro, navegue até Estrutura Física, clique em Câmpus/Polo e em Pesquisa de Câmpus/Polo. 
Figura 19
Na tela de Pesquisa de Câmpus/Polo, é possível visualizar todos os câmpus/polos cadastrados, facilitando a consulta e o acesso às informações de cada um.
Figura 20
8. CONCLUSÃO
Chegamos ao final deste guia sobre os cadastros relacionados a estrutura física. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.
Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.
Até breve! ❤
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