ESTRUTURA FÍSICA - BLOCO, SALA, DEPARTAMENTO, SETOR E CÂMPUS/POLO

Criada por Documentação SWA, Modificado em Seg, 10 Nov na (o) 10:40 AM por Andréia Klehm

Olá, cliente JACAD, tudo bem? Apresentamos os cadastros básicos relacionados a estrutura física. Boa Leitura!


ÍNDICE




1. INTRODUÇÃO


Os cadastros referente a Estrutura Física do sistema JACAD tem como objetivo auxiliar a instituição no cadastro e na organização de seus espaços físicos e unidades administrativas. Por meio dele, é possível registrar informações sobre blocos, salas, departamentos, setores e câmpus/polo, facilitando o gerenciamento dos ambientes utilizados em aulas, eventos e processos internos.


Esses cadastros são fundamentais para o funcionamento de diversos recursos do sistema, como a definição de locais para horários de turmas, controle de capacidade das salas, vínculo de funcionários a departamentos e a integração com outros módulos, como Patrimônio e Protocolo.


Neste documento, apresentamos o passo a passo para realizar cada tipo de cadastro, com orientações detalhadas sobre os campos e funcionalidades disponíveis.


Sendo assim, te convido a conferir a documentação, vamos lá?


2. BLOCO E SALA


O cadastro de blocos e salas são usados para registro de locais disponíveis para o cadastro de horários em de turmas e editais de  Processos Seletivos. 


No menu Cadastro, acesse a opção Estrutura Física. Nessa tela, é possível realizar o cadastro e a manutenção de blocos e sala.


Figura 1


2.1. Cadastro de bloco


Para cadastrar um bloco basta clicar no botão Inserir, preencher a Descrição, em seguida clicar no botão Salvar.


Figura 2


2.2. Cadastro de sala


ATENÇÃO: É pré-requisito o cadastro de bloco.


Para cadastrar uma nova sala, siga os passos abaixo:

  1. Clique no botão Inserir.

  2. Selecione o bloco onde a sala está localizada.

  3. Preencha a descrição da sala.

  4. Informe a capacidade.

  5. Clique em Salvar para concluir o cadastro.


O campo Status permite definir se a sala estará ativa para uso em aulas e/ou eventos. Caso o status seja alterado para Inativo, a sala deixará de aparecer nas opções de seleção em horários e processos seletivos.


DICA: A informação de Capacidade é utilizada em fluxos de matrícula de alunos nas disciplinas ministradas na sala em questão, e também valida lotação da sala conforme o ensalamento no recurso de Inscrição do processo seletivo.


Figura 3


3. DEPARTAMENTO


Um dos cadastros base que se relaciona com o registro de funcionários e outras funcionalidades do sistema é o de Departamentos. Nele, são cadastrados os departamentos existentes na instituição, permitindo seu vínculo em diferentes processos e ferramentas do sistema.


Acesse o menu Cadastro, clique em Estrutura Física e em Departamento.


Figura 4


Para realizar o cadastro de Departamento clique no botão Inserir e preencha os dados abaixo:

  • Descrição: Campo destinado ao nome ou título do departamento (ex.: Secretaria, Financeiro, Recursos Humanos).
  • Status: Define se o departamento está Ativo ou Inativo no sistema. Departamentos inativos não poderão ser vinculados a novos cadastros.
  • Tipo: Indica a categoria do departamento, podendo variar conforme as opções definidas pela instituição (ex.: Apoio, Administrativo, Acadêmico).


Figura 5


4. SETOR


O cadastro de Setor é utilizado no Cadastro de Funcionário, no Módulo Patrimônio e também para fluxo de encaminhamentos no Módulo Protocolo.


Acesse o menu Cadastro, navegue até Estrutura Física e em Setor.


Figura 6


Para realizar o cadastro do setor clique no botão Inserir, e preencha os dados abaixo:

  • Descrição: Nome do setor que está sendo cadastrado (ex.: Biblioteca, Secretaria Acadêmica, Financeiro).

  • Tipo: Classificação do setor conforme as categorias disponiveis (Nenhum, Desenvolvimento, Implantação, Suporte, Administrativo, Comercial e Diretoria). Caso não se aplique uma classificação específica, pode ser selecionada a opção Nenhum.

  • Email: Endereço eletrônico de contato do setor.

  • Func. Responsável: Campo destinado à vinculação de um funcionário responsável pelo setor.

  • Status: Define se o setor está Ativo ou Inativo no sistema.


Para finalizar clique no botão Salvar.


Figura 7


5. CÂMPUS/POLO


O câmpus/polo representa uma unidade vinculada à Instituição, destinada à realização de atividades acadêmicas, administrativas ou operacionais, podendo abrigar cursos, setores de gestão e demais estruturas de apoio institucional. 


5.1. Aba dados gerais


  • Nome: Nome oficial do câmpus/polo.

  • Sigla: Abreviação usada para identificar o câmpus/polo.

  • Nome para Impressão: Nome que será exibido em documentos.

  • CNPJ: Número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica vinculado ao câmpus/polo, se houver.

  • Cód. INEP: Código de identificação do câmpus/polo junto ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

  • E-mail: Endereço eletrônico de contato do câmpus/polo.

  • Cidade: Município e estado onde o câmpus/polo está localizado.

  • Logradouro: Nome da rua, avenida ou rodovia do endereço do câmpus/polo.

  • Número: Número do imóvel onde o câmpus/polo está situado.

  • Bairro: Bairro do endereço do câmpus/polo.

  • Complemento: Informações adicionais do endereço (ex.: sala, bloco, conjunto).

  • CEP: Código de Endereçamento Postal correspondente ao endereço informado.

  • Fones: Telefones de contato do câmpus/polo.

  • Link maps: Campo opcional para inserir o link de localização do câmpus/polo no Google Maps.

  • Status: Indica se o câmpus/polo está ativo ou inativo no sistema.

  • Data Ativação: Data em que o câmpus/polo foi ativado.

  • Data Inativação: Data de inativação, quando aplicável.

  • Tipo Unidade: Classificação do câmpus/polo conforme a estrutura da instituição (ex.: polo, campus ou não informado).

  • Tipo de Contrato: Define o tipo de vínculo contratual, quando aplicável.

  • Gestor: Usuário responsável pela gestão geral do câmpus/polo.

  • Gestor Faturamento: Usuário responsável pelos aspectos financeiros e de faturamento do câmpus/polo.

  • Supervisor: Usuário responsável pela supervisão administrativa ou acadêmica do câmpus/polo.

  • Data Contrato Início: Data de início do contrato de parceria, se houver.

  • Data Contrato Término: Data final de vigência do contrato.

  • Não apresentar no formulário de atendimento: Quando marcado, o câmpus/polo não será exibido nos formulários de atendimento do sistema.


Figura 8


5.2. Aba horários de atendimento


Com o câmpus/polo selecionado, clique na aba Horários de Atendimento, e clique no botão Adicionar.


Figura 9


Na tela de Dias da Semana/Horários, preencha os seguintes dados:


  1. Selecione os dias da semana;
  2. Informe o horário de início e fim;
  3. Clique no botão Adicionar;
  4. Para finalizar clique em Confirmar.


Figura 10


Assim, serão adicionados os horários ao câmpus/polo.

Os horários serão apresentados no Portal do Aluno nos Dados do Polo.


Figura 11


5.3. Aba gestores e supervisores


Com o câmpus/polo selecionado, clique na aba Gestores ou Supervisores, em que, dispomos das seguintes opções:


  • Adicionar: Adiciona um a nova conta de repasse;
  • Editar: Realiza a edição do cadastro de rateio conta de repasse;
  • Remover: Remove a conta do sistema;
  • Nova Conta: Opção para realizar o cadastro da conta de repasse;
  • Percentuais: são disponibilizadas três opções, sendo:
    • Por organização: Percentual de Repasse por Organização. 
    • Por Curso Base: Percentual de Repasse por Curso Base. 
    • Por Parceiro de Captação: Percentual de Repasse por Parceiro de Captação. 


Gestores:


Figura 12


Supervisores:


Figura 13


5.4. Aba repasse aos polos


Na aba de Repasse aos Polos, é possível informar o dia preferencial ou o período de repasse.


Figura 14


5.5. Aba documentos


Para maiores informações sobre o cadastro de documentos acesse nossa documentação de Cadastro e Entrega de Documentos.


Figura 15


5.6. Aba informações acadêmicas


Na aba Informações Acadêmicas, realize o preenchimento do código E-mec do câmpus/polo.


Figura 16



Na aba links, é possível cadastrar links que o aluno terá acesso no Portal do Aluno nos Dados do Polo.


Figura 17


6. PORTAL DO ALUNO


No Portal do Aluno, clique no menu Dados do Polo, em que, é possível que o aluno visualize os dados relacionados ao câmpus/polo.


Figura 18


7. PESQUISA DE CÂMPUS/POLO


Acesse o menu Cadastro, navegue até Estrutura Física, clique em Câmpus/Polo e em Pesquisa de Câmpus/Polo. 


Figura 19


Na tela de Pesquisa de Câmpus/Polo, é possível visualizar todos os câmpus/polos cadastrados, facilitando a consulta e o acesso às informações de cada um.


Figura 20


8. CONCLUSÃO


Chegamos ao final deste guia sobre os cadastros relacionados a estrutura física. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.


Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.


Até breve!  

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