Olá, cliente JACAD, tudo bem? Este guia traz todas as instruções necessárias para geração de parcelas. Boa leitura!
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
O recurso de Geração de Parcelas do sistema JACAD tem como objetivo facilitar o processo de criação manual e configuração das parcelas financeiras vinculadas às matrículas ativas dos alunos, conforme as condições de pagamento estabelecidas nos contratos acadêmicos.
Por meio dessa funcionalidade, é possível selecionar as matrículas, aplicar encargos e descontos, definir formas e prazos de pagamento, além de especificar valores e responsáveis financeiros de maneira centralizada e integrada.
A ferramenta também permite o gerenciamento detalhado de informações complementares, como convênios, responsáveis financeiros e serviços associados, garantindo que todas as cobranças sejam geradas de forma precisa, alinhadas às políticas financeiras da instituição.
2. GERAÇÃO DE PARCELAS
Acesse o menu Financeiro e clique em Geração de Parcelas.
Figura 1
A tela de Geração de Parcelas, responsável por criar e configurar as parcelas financeiras relacionadas às matrículas ativas dos alunos, de acordo com as condições de pagamento definidas nos contratos acadêmicos.

Figura 2
2.1. Seção Responsáveis

Figura 3
- Nesta área é possível visualizar e selecionar as matrículas que terão parcelas geradas.
As colunas principais incluem:- RA / Nome: Registro acadêmico e nome do aluno.
Período Letivo / Turma: informações acadêmicas do aluno.
Método Recebimento: forma padrão de cobrança (ex.: boleto, cartão, etc.).
Situação: indica o status da matrícula (ex.: ATIVA).
Câmpus/Polo: local de oferta do curso.
- Os seguintes botões:
- Adicionar
A tela de Consulta de Matrículas, utilizada para localizar e gerenciar informações cadastrais de alunos dentro do sistema acadêmico.Na parte superior, há campos de filtro de busca que permitem refinar os resultados, como:
Busca: campo livre para digitar o nome, número de matrícula ou outro dado do aluno.
Período Letivo, Matriz, Turma e Câmpus/Polo: permitem restringir a consulta conforme critérios acadêmicos específicos.
Status da Matrícula: define se a busca será feita por alunos ativos, trancados, cancelados, entre outros.
Abaixo, o sistema exibe uma tabela com os resultados da busca, listando informações como:
Nº e RA do aluno;
Nome completo;
Status da matrícula (como "Ativa");
Período Letivo (ex: 2022/1);
Matriz curricular vinculada;
Turma correspondente.
As linhas destacadas em verde facilitam a identificação de matrículas ativas.
Na parte inferior, há dois botões principais:Selecionar: confirma a escolha da matrícula desejada para visualização ou ações adicionais.
Voltar: retorna à tela anterior sem efetuar alterações.

Figura 4
- Remover.
- Finan. Individual: Permite acessar informações financeiras do aluno (Financeiro Individual).
- Acessar Matrícula: Exibe informações detalhadas sobre o contrato atual (Matrícula).
- Emitir Contratos.
- Adicionar
2.2. Seção Encargos e Descontos
Exibe encargos e descontos aplicáveis sobre as parcelas, podendo incluir:
Encargos: lista acréscimos financeiros, como:
Multa 2% (Percentual) – aplicada em caso de atraso.
Mora 1% (Percentual) – juros por dia de atraso.
Descontos: permite aplicar reduções sobre o valor, como bolsas, pontualidade.
Botões disponíveis:
Adicionar: insere um novo encargo ou desconto.
Remover: exclui o item selecionado.
Esses ajustes financeiros garantem que os valores cobrados reflitam fielmente a política da instituição.

Figura 5
2.3. Seção Configuração da Forma de Pagamento
Define como as parcelas serão geradas:
Número de Parcelas: total de lançamentos financeiros.
Data de Vencimento: dia inicial para cálculo dos vencimentos.
Dia: indica se o vencimento será fixo ou variável.

Figura 6
2.4. Seção Valor
Permite determinar o valor a ser parcelado:
Somar valor das disciplinas: Esta opção soma os valores configurados nas disciplinas onde o aluno está matriculado para criar o valor total do parcelamento. Este formato depende da configuração de valor nas disciplinas das turma, e gera valores diferentes para as matriculas da lista de acordo com as disciplinas que estão inseridas em cada matrícula de aluno.
Produto/Serviço: Opção onde escolhe-se o serviço. Utilizado na cobrança de valor independente da quantidade de disciplinas matriculadas no aluno. Trata de um valor fixo .
Valor: valor total das parcelas.
Há opções adicionais como:Gerar boletos destas transações
Adicionar Serviço Mensal
Desconsiderar convênios do aluno
Verificar se já existem parcelas geradas: Esta opção verifique se existem parcelas com vencimento no mesmo mês e não gera a parcela daquele mês. Exemplo: Se já houver parcela gerada para o aluno/responsável no mês 09 de 2015 a tela geraria as parcelas do mês 10, 11 e 12 de 2015, mas não geraria a do mês 09, Mas com isso o valor das parcelas geradas não mudaria, ou seja ao invés de gerar 4 parcelas de R$ 250,00, neste caso seriam geradas apenas 3 parcelas de R$ 250,00.
O botão Gerar Parcelas finaliza o processo, criando as parcelas para o aluno.

Figura 7
2.5. Seção Dados da Matrícula
Exibe informações complementares dos responsáveis financeiros e convênios associados à matrícula, além de permitir a exclusão de vínculos financeiros caso necessário.
Localizada na parte inferior da tela, exibe informações complementares sobre a matrícula e os responsáveis financeiros.
Abas disponíveis:
Responsáveis Financeiros: mostra quem é o titular e responsável pelo pagamento.
Convênios: exibe vínculos de convênios ou bolsas ativas.
Opção adicional:
Desconsiderar responsáveis financeiros sobre as parcelas: permite gerar cobranças diretamente para o aluno, sem vincular ao responsável.

Figura 8
3. CONCLUSÃO
Chegamos ao final deste guia sobre a Geração de Parcela. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.
Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.
Até breve! ❤
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo