EXPORTAÇÃO DE ARQUIVOS EDUCACENSO

Criada por Documentação SWA, Modificado em Sex, 29 Ago na (o) 8:35 AM por Leonardo Borges

Olá, cliente JACAD! Tudo bem? Este guia foi preparado para orientar você em todas as etapas da exportação do arquivo do Educacenso (censo básico). Boa leitura! 


ÍNDICE




1. INTRODUÇÃO


O Censo da Educação Básica é o principal levantamento estatístico da educação no Brasil, realizado anualmente pelo INEP. Seu objetivo é reunir informações detalhadas sobre alunos, turmas, professores e escolas, servindo de base para a formulação de políticas públicas e para o acompanhamento do desenvolvimento da educação no país.


A coleta de dados é realizada em duas etapas:

  • Primeira etapa: reúne informações sobre o estabelecimento de ensino, professores, turmas e alunos;
  • Segunda etapa: registra os dados referentes ao movimento e ao rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.


Para apoiar esse processo, o sistema SWA.JACAD disponibiliza recursos que permitem o preenchimento das informações necessárias e, em seguida, a exportação do arquivo no formato exigido pelo INEP, pronto para envio.


O acesso ao sistema do Censo da Educação Básica com as orientações pode ser realizado por meio do seguinte link oficial: Censo da Educação Básica - INEP


Sendo assim, te convido para conferir a documentação, vamos lá? 



2. PERMISSÕES


Para habilitar o acesso a tela exportação do Educacenso aos usuários do sistema SWA.JACAD, é necessário liberar a permissão de acesso.

                                        

Dessa forma, siga o passo a passo abaixo para mais informações sobre como realizar esse processo.



PASSO 1: Acesse o Menu Preferências, navegue até Usuários e Permissões e clique no submenu Permissões.


  

Figura 1 


PASSO 2:  Na tela Controle de Permissões de Acesso, selecione um grupo de usuário. Na sequência na tabela Grupo de Permissões, selecione o item Acadêmico. A partir daí, será possível definir, de forma personalizada, quais funcionalidades estarão disponíveis para esse grupo de usuário.
Sendo elas:

CENSO - Configurações da Disciplina para Educacenso;
CENSO - Configurações da Turma para Educacenso;
CENSO - Configurações do Educacenso;
CENSO - Exportação da situação dos alunos do ensino básico;
CENSO - Exportação de Dados Ensino Básico;
CENSO - Informações do professor para Educacenso;
CENSO - Validação do Educacenso.


Figura 2



3. CONFIGURAÇÕES


Neste passo veremos sobre as configurações necessárias para realizar o educacenso.


3.1. Educacenso - configurações


Acesse o menu Acadêmico, navegue até INEP (CENSO/ENADE), clique em CENSO e em Educacenso - Configurações.


Figura 3



Na tela Educacenso – Dados da Organização, devem ser preenchidas as informações referentes à instituição de ensino, sendo disponibilizadas nas seguintes abas:

Dados da Organização;
Dados Gerais;
Dados da Parceria;
Água/Energia/Esgoto;
Dependências da Escola;
Equipamentos;
Dados da IES;
Config. Turmas.



Figura 4


3.1.1. Educacenso - configurações das turmas


Na tela de Educacenso - Dados da Organização, clique na aba Config. Turmas, selecione a turma e clique no botão Configurar Turmas.


Figura 5


Na tela Educacenso – Configuração da Turma, preencha todos os campos necessários.
Esse procedimento deve ser repetido para as demais turmas.


Figura 6


3.2. Grau de graduação


Acesse o menu Acadêmico, navegue até Estrutura Curricular e clique em Grau de Graduação.


Figura 7


É necessário preencher o campo Tipo com o grau correspondente.


Figura 8


3.3. Matriz curricular


Acesse o menu Acadêmico, navegue até Estrutura Curricular, e clique em Matriz Curricular. 

Em seguida, realize a consulta da matriz, certificando-se de que o grau de graduação correspondente esteja informado.


Figura 9


Na Matriz Curricular, selecione o Período e clique no botão Editar. Dessa forma, será necessário realizar o preenchimento do Código Etapa Agregada e o Código da Etapa de Ensino.

Esse procedimento deve ser realizado nos períodos do curso matriz, atribuindo a etapa de ensino correspondente a cada período.


Figura 10


Na Matriz Curricular na aba Mais Configs. serão informados o Código do Curso e o Código do Curso Técnico, caso houver.


Figura 11


Na Matriz Curricular, selecione a disciplina e clique no botão Editar. Em seguida, na aba Dados da Disciplina, preencha o Código INEP, a Complementariedade e a Área de Conhecimento correspondente.
Esse procedimento deve ser repetido para todas as disciplinas.


Figura 12


Ainda na tela de Cadastro de Disciplina, acesse a aba Educacenso, onde estão disponíveis as configurações relacionadas ao itinerário.


Figura 13


3.4. Necessidade especial (PcD), atendimento especializado, transtornos de aprendizagem do aluno 


Neste passo, veremos o local de cadastro da necessidade especial. No caso da opção “Múltipla”, há configurações adicionais que serão apresentadas a seguir, e veremos sobre o cadastro do atendimento especializado e transtornos de aprendizagem.


Quando o aluno possuir a necessidade especial “Múltipla”, acesse a tela de Cadastro de Perfil e preencha o campo PcD.



Figura 14


Na tela de Cadastro de Perfil na aba Outros, deve ser informada as necessidades múltiplas.


Figura 15


Na tela de Cadastro de Aluno, selecione o aluno desejado e clique na aba Outros, em que, será informado o Atendimento Especializado e os Transtornos de Aprendizagem, caso houver.


Figura 16


3.5. Cor/raça


Acesse o menu Cadastro, clique em Informações Básicas e em Cor/Raça.


Figura 17


Na tela de Cadastro de Cor/Raça, ao selecionar a opção Indígena, é obrigatório informar também o código do povo indígena correspondente, conforme a 'Tabela de Povos Indígenas, (disponibilizada no site do educacenso)'.


Figura 18


3.6. Nacionalidade


Acesse o menu Cadastro, navegue até Informações Básicas, e clique em Nacionalidade.


Figura 19


No Cadastro de Nacionalidade, é necessário informar o Código País INEP, que deve ser preenchido conforme a 'Tabela de Países (disponibilizado no site do educacenso)'.


Figura 20


4. EXPORTAÇÃO DE ALUNOS - 1ª ETAPA


Acesse o menu Acadêmico, navegue até INEP (CENSO/ENADE), clique em CENSO e em Educacenso - Exportação de Alunos.


Figura 21



Na tela de Exportação para o Censo Ensino Básico, informe a Data Base e clique no botão Carregar.

Na tela dispomos das abas de Turmas, Professores e Alunos para que possa conferir os dados.


ATENÇÃO: As informações prestadas ao Censo Escolar devem refletir a realidade da escola na data de referência – última quarta-feira do mês de maio.



Figura 22


Para gerar o arquivo, clique no botão Exportar Alunos, escolha um local no seu computador para salvá-lo e, em seguida, realize o envio no site do Educacenso.


Figura 23



5. IMPORTAÇÃO DO CÓDIGO INEP - ALUNOS



Acesse o menu Acadêmico, navegue até INEP (CENSO/ENADE), clique em CENSO e em Importação do Código INEP Alunos.


Figura 24



Na tela de Importação do Código INEP de Alunos, selecione o arquivo exportado do site do Educacenso, marque a opção Educacenso e clique no botão Carregar.
Após o carregamento dos dados, clique no botão Importar Código.


Figura 25


Dessa forma, o ID INEP do aluno será preenchido na tela de Cadastro do Aluno.


Figura 26


Na tela de Cadastro de Matrícula, selecione a matricula e clique na aba Info. Educacenso, em que, será apresentado o código da matrícula INEP.


Figura 27


O código da Turma INEP exibido na tela de Matrícula é cadastrado por meio da tela de Cadastro de Turma, na aba Informações Complementares, no campo ID INEP.


Figura 28


6. EXPORTAÇÃO 2ª ETAPA


Acesse o menu Acadêmico, navegue até INEP (CENSO/ENADE), clique em CENSO e em Educacenso - Exportação 2ª etapa.


Figura 29


Na tela de Exportação para o Censo Básico - 2ª etapa, informe a Data Base e clique no botão Carregar, realize a conferência dos dados e clique no botão Exportar Alunos.


Figura 30


Ao exportar, será exibida uma tela para que você salve o arquivo em seu computador. Em seguida, será possível enviá-lo para o site do Educacenso.


Figura 31


7. CONCLUSÃO


Chegamos ao final deste guia sobre a exportação dos dados para o educacenso. Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.


Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.


Até breve!  

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