GESTÃO DE ACORDO FINANCEIRO

Criada por Ana Paula Rosin, Modificado em Seg, 7 Abr na (o) 5:24 PM por Mayke Daniel Caun

Documentação realizada para Cliente JACAD


Olá, cliente JACAD. Este artigo tem como objetivo mantê-los informados sobre todas as atualizações relacionadas às novas funcionalidades do Acordo Financeiro. Aproveitem a leitura!


ÍNDICE


1.INTRODUÇÃO


Foram adicionadas melhorias no Acordo Financeiro, tanto pelo JACAD quanto na forma online. A principal modificação foi no momento da rematrícula, tento como opção o parâmetro para a rematrícula os alunos que realizarem o acordo financeiro realizar o pagamento, pelo menos da primeira parcela do mesmo. Além disso, foram realizadas outras alterações que serão explicadas nesta documentação.






2.CONFIGURAÇÕES DO FINANCEIRO GERAIS

Foram adicionadas novas configurações na tela Preferências→ Configurações → Financeiras → Financeiro Geral. 

As configurações são:

 * Qtd dias após o vcto da 1ª parcela para cancelamento do acordo: Esta opção tem como objetivo, definir a partir de quantos dias após o vencimento da primeira parcela do acordo, ele deve ser cancelado automaticamente.

 * Habilitar cancelamento automático de acordos criados pelo desktop: Por esta flag, é possível habilitar ou não o cancelamento automático do acordo online realizado pelo desktop. 


Junto, foi acrescido avisos por e-mail de acordo financeiro Criado, Cancelado e Vencendo (1 dia antes do vencimento), ambos estão na mesma tela, igual imagem a baixo:


Ainda nesta tela, na aba "Rotinas" houve a adição de uma nova funcionalidade "Usuário de Processamento", que tem como objetivo liberar esse usuário de realizar o cancelamento e envio de e-mails por acordos realizados pelo JACAD


3. CONFIGURAÇÕES DE ACORDO ONLINE PADRÃO


Foram realizadas alterações e criações na tela tela ‘Configurações – Acordo Financeiro Online Padrão’, na opção ‘Opções Gerais’ realizada a criação da flag ‘Habilitar cancelamento automático dos acordos criados pelo Portal do Aluno’ que tem como função habilitar ou não o cancelamento automático os acordos criados pelo Portal. (Para isso, deve estar configurado o número de dias do vencimento na config. do financeiro geral).



Agora, na tela "Configurações - Acordo Financeiro Online Padrão", foi adicionada a aba "Configs por cursos". Essas configurações, originalmente integradas ao Acordo de Rematrícula por período letivo, foram transferidas para o Acordo Online Padrão. Com essa migração, não há mais separação por período letivo; em vez disso, as configurações estão organizadas por curso. Essa configuração pré-existente gerencia os percentuais de entrada e o número de parcelas para boletos específicos por curso, substituindo a configuração padrão.



Agora, foi adicionada a aba "Alunos Bloqueados". A configuração de bloqueio de alunos, que anteriormente fazia parte do acordo de rematrícula, foi transferida para o acordo online padrão. Com essa mudança, os alunos incluídos nessa configuração não terão acordos financeiros disponibilizados através do portal.



4NOVOS CAMPOS E REGRAS NO ACORDO FINANCEIRO 


Um novo status, "PENDENTE", foi introduzido para os acordos financeiros. Anteriormente, ao serem criados, os acordos eram automaticamente marcados como "ATIVO". Agora, ao serem criados, são inicialmente designados como "PENDENTE". Além disso, foi incluído um campo "Origem" com os valores "DESKTOP" e "PORTAL", indicando onde o acordo financeiro foi criado.


Os acordos financeiros permanecem no status "PENDENTE" até que pelo menos uma parcela seja paga ou baixada. Após esse evento, o status é atualizado para "ATIVO".


Os demais acordos que já haviam sido criados e não tiveram nenhuma parcela baixada ou paga também foram migrados para o status "PENDENTE"


Um novo campo foi adicionado ao acordo para impedir que a tarefa agendada da configuração financeira cancele acordos antigos (anteriores a esta atualização), mesmo que estejam pendentes. Ou seja, apenas os novos acordos criados serão cancelados pela tarefa automática, garantindo que os acordos já existentes nos clientes não sejam afetados.


REGRAS COM O ACORDO RFINACEIRO


Ao realizar o pagamento ou baixa de uma parcela do acordo financeiro ‘PENDENTE’, o mesmo fica ‘ATIVO’.

Caso o aluno possuir um acordo ‘PENDENTE’ (acordo que foi criado, mas não teve parcela paga/baixada), não é mais disponibilizado a criação de novos acordos, até que o antigo fique ‘ATIVO’ ou ‘CANCELADO’.




5. TELAS DE CONSULTA DESKTOP


Novos filtros foram incorporados em diversas telas. Para acessar, basta seguir o caminho: "Financeiro" -> "Cobrança" -> "Acordo Financeiro" -> "Gestão de Acordos Financeiros Realizados".

Na tela ‘Controle de Transações de Acordos’ clicar no botão ‘Filtro’ e na tela ‘Pesquisa de Transações’ inserido a opção ‘Pendente’ no filtro ‘Situação Acordo’:





Acessar o menu ‘Financeiro’ à ‘Cobrança’ à ‘Acordo Financeiro’ à ‘Controle de Transações de Acordos’:

Na tela ‘Controle de Transações de Acordos’ clicar no botão ‘Filtro’ e na tela ‘Pesquisa de Transações’ inserido a opção ‘Pendente’ no filtro ‘Situação Acordo’:



6.PORTAL DO ALUNO 

Foi criada uma nova opção no portal do aluno chamada "Apresentar parcelas do acordo financeiro separadamente", proporcionando uma melhor visualização das parcelas no momento do pagamento. Para acessar essa opção, vá para o menu "Preferências" -> "Configurações" -> "Portais" -> "Portal do Aluno", e na tela "Configurações do Portal do Aluno", selecione a aba "Configurações Financeiras".

Caso haja alguma dúvida sobre o recurso, possui um botão informativo, ao lado da flag descrevendo a função da mesma.



7. CONFIGURAÇÕES DE BOLETO, CARTÃO E PIX


Na tela "Configurações - Acordo Financeiro Online Padrão", foi feito um ajuste para permitir a disponibilização de várias formas de pagamento. Agora, o aluno terá a opção de escolher entre as formas de pagamento disponíveis ao finalizar o acordo.


Visão do aluno:




Lembrando que para o pagamento via boleto, as configurações de número máximo de parcelas e percentual de entrada:



Caso haja configurações de "percentual de entrada p/ boleto" e "Nr de parcelas p/boletos" nas "CONFIGS POR CURSO", será prevalente os dados da tela de "CONFGS POR CUSRO"



8. CONFIGURAÇÕES FINANCEIRAS PORTAL DO ALUNO 

Foi realizada a criação de uma nova aba ‘Configs. Financeiras’ nas configurações do Portal do Aluno:




O painel "Situação Financeira", antes localizado na aba "Portal do Aluno", foi transferido para esta nova aba. Da mesma forma, os painéis "Configurações financeiras", "Contratos" e "Restrição apresentação contratos", originalmente na aba "Configs. Diversas", agora estão nesta nova aba.


Além disso, o painel "Cartão de Crédito", que anteriormente estava na aba "Recorrência e Configurações" da tela "Cartões – Configuração" no módulo SWA-PAY, foi movido para esta nova aba nas configurações do Portal do Aluno.



Anteriormente, existia uma opção chamada 'Permitir pagamento apenas para transação com tipo de referência Matrícula'. Essa opção permitia o pagamento com cartão de crédito no portal do aluno somente para transações com tipo de referência 'MATRÍCULA'. Agora, essa configuração foi excluída e substituída por um menu suspenso (combo box), onde é possível selecionar as origens de transação que devem bloquear o pagamento por cartão.



No portal do aluno, quando ele acessar o menu ‘Financeiro’ suas parcelas vão estar bloqueadas para realizar o pagamento via cartão de crédito:



Após remover a marcação da flag "Mensalidade", o pagamento por cartão de crédito é disponibilizado para o aluno.




Para os clientes que tinham a configuração de permitir apenas o pagamento por cartão para transações com referência 'MATRÍCULA', a nova configuração será ajustada de modo que as origens "Atendimento", "Inscrição em Evento" e "Inscrição Vestibular" venham bloqueadas por padrão.


9. MATRÍCULA E REMATRICULA 

O sistema mantém as validações de pendências de documentos, financeiras, entre outras, como já fazia anteriormente. Uma nova validação foi adicionada para verificar se o aluno possui um acordo financeiro com status 'PENDENTE'. Isso bloqueia a possibilidade de realizar a rematrícula pelo Portal (tanto a rematrícula regular quanto a modular). No Desktop, também ocorre o bloqueio, mas os usuários têm permissão(será descrito posteriormente) para criar a matrícula mesmo com essa pendência do aluno.


9.1 MATRÍCULA E REMATRICULA PELO JACAD

Ao acessar o menu "Matrícula" e entrar na tela "Cadastro de Matrícula" com um aluno que tenha um acordo com status "Pendente", ao clicar no botão "Adicionar Matrícula" ou "Nova Matrícula", será exibida a seguinte mensagem, impedindo o usuário de prosseguir com a matrícula ou rematrícula do aluno:


9.2 USUÁRIOS E PERMISSÕES:

Ao acessar o menu ‘Preferencias’ à ‘Usuário e Permissões’ à ‘Permissões’ à na tela ‘Controle de Permissões de Acesso’ no grupo de permissão ‘Matrícula’ existe uma permissão que permite o grupo de usuário selecionado consiga realizar a matrícula mesmo o aluno não tendo pago ainda a primeira parcela do acordo e o status ainda esteja como ‘Pendente’: 


O usuário que possui essa permissão poderá realizar a matrícula de um aluno com um acordo financeiro com o status "PENDENTE"



9.3 REMATRÍCULA PELO PORTAL DO ALUNO

Ao acessar o Portal do Aluno e selecionar o menu "Secretaria" e em seguida "Rematrícula", ao clicar no botão "Prosseguir", agora é exibido um card informando que o aluno possui um Acordo Pendente que está impedindo sua rematrícula. Nesse card, há um botão que permite ao aluno acessar as parcelas (redirecionando para a área financeira), onde ele pode efetuar o pagamento de uma parcela para ativar o acordo, removendo assim o bloqueio da rematrícula devido ao acordo pendente. 



10. VALOR DE PROTESTO


Foi realizado a criação de uma nova cola ‘Acordo Fin. Valor Protesto’ na tela ‘Controle de Transações de Acordos’:


A mesma foi inserida na tela 'Gestão de Acordos Financeiros Realizados' 




Para visualizar o valor de protesto na tela de 'central de repasse aos polos' basta selecionar o aluno, clicar com o botão direito e acessar o botão 'Sobre esse registro'



Encerramos! Se surgirem dúvidas, não hesite em buscar orientação com suporte. Estamos aqui para ajudar!  


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