Olá, cliente JACAD, tudo bem? Este guia traz todas as instruções necessárias para a utilização de Plugins do Moodle e Webhook. Boa leitura!
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
Este documento tem como objetivo orientar os usuários no processo de download, instalação e configuração dos plugins do Moodle necessários para a integração com o sistema JACAD. A integração permite a troca automatizada de dados entre as plataformas, garantindo maior eficiência na gestão acadêmica e no controle de usuários, notas e turmas.
Serão descritos os passos necessários para acessar os menus apropriados no ambiente Moodle, efetuar o download dos plugins WSJACAD e Webhook, realizar suas instalações e efetuar as configurações essenciais para o correto funcionamento. Este guia destina-se a administradores do Moodle que desejam habilitar a comunicação entre os sistemas de forma segura e eficiente.
2. FLUXO DE DOWNLOAD NO JACAD
Para acessar Configurações Integração Moodle.
Acessando o menu Módulos vamos até AVA percorrendo até Moodle e clique em Configurações.
Figura 1
Na tela Configurações Integração Moodle vamos ativar o Plugin.
Acesse o menu Download onde temos os plugins para download.
Figura 2
4. INSTALAÇÃO DOS PLUGINS NO MOODLE
4.1. Instalação do plugin WSJACAD
Acessando o ambiente do Moodle como administrador vamos no Menu Administração do site e vamos em Instalar Plugins.
Figura 3
Clicado em Escolha um arquivo.
Figura 4
Clique no botão Escolher arquivo, selecionado o arquivo do plugin JACAD (wsjacad.zip) e clique em Enviar este arquivo.
Figura 5
Clicando em Instalar plugin do arquivo ZIP.
Figura 6
Clique em Continuar.
Figura 7
Acessando o menu Servidor e clique em Serviços externos.
Figura 8
No menu Serviços personalizados e clique em Adicionar.
Figura 9
Informado os campos cadastrais e ativado a Flag Ativado
Figura 10
Clique em Adicionar funções.
Figura 11
Nota: Necessário para que não haja nenhum erro relacionado ao plugin que seja adicionada todas as funções disponíveis.
Figura 12
Antes de clicar no botão Adicionar funções verificar que a função Sem seleção não esteja selecionada, pode ocorrer um erro ao salvar caso esteja.
Figura 13
Após adicionar clicar no botão Adicionar funções.
O plugin estará pronto para uso.
Depois de criado o serviço e adicionado as funções, ainda em Administração do Site, Servidor, selecione a opção Gerenciar Tokens e depois Criar Token. Na nova tela, no campo de Serviço, selecione o serviço criado anteriormente. Após preencher as informações, selecione Salvar Mudanças (Token gerado, será disponibilizado no jacad Segundo Documento INTEGRAÇÃO MOODLE - Processo Seletivo Capitulo 2.2).
Depois de salvar as mudanças, será redirecionado para a tela de listagem de tokens onde será informado o token criado. Copie o token, ele será utilizado posteriormente no Jacad.
OBSERVAÇÃO: Recomendado que salve o token, após ser gerado.
4.2. Instalação do plugin do Webhook
Acessando o ambiente do Moodle como administrador vá em Menu Administração do site e clique em Instalar plugins.
Figura 14
Clicado em Escolha um arquivo.
Figura 15
Clique no botão Escolher arquivo e selecione o arquivo do plugin JACAD (webhook.zip) e clique em Enviar este arquivo.
Figura 16
Clicado em Instalar plugin do arquivo ZIP
Figura 17
Clicado em Continuar
Figura 18
Acessando o menu Plugins clique em Visão geral dos Plugins.
Figura 19
Conferindo o campo Plugins locais
O plugin do Webhooks está instalado pronto para uso
Figura 20
5. CONCLUSÃO
Chegamos ao final deste guia sobre o Plugins do Moodle e Webhook no sistema JACAD! Esperamos que este material tenha sido útil para auxiliá-lo na configuração dessa funcionalidade. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, fique à vontade para consultar nossa base de conhecimento ou entrar em contato com nossa equipe de suporte técnico.
Agradecemos por confiar no JACAD e desejamos muito sucesso na gestão da sua instituição.
Até breve!
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